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Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Conexão Estágio
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
03/09/2024
Previsão de Fim:
27/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
127
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Estágio
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Folheto
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Luis Andre Aragao Frota
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Régis Pereira do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 03/09/2024 23/12/2024
Joao Mendes de Carvalho Filho IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 6 03/09/2024 27/12/2024
Luis Andre Aragao Frota IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 03/09/2024 23/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto “Conexão Estágio”, promovido pelo Setor de Acompanhamento de Estágio e Avaliação de Egressos (SAEAE-UBA) do IFCE campus de Ubajara, integra os Editais nº 01/2024 PROEXT/REITORIA-IFCE e nº 09/2024 DG-UBA/UBAJARA-IFCE. Este projeto visa ampliar e consolidar a oferta de vagas de estágio supervisionado para os estudantes do campus, com atividades a serem realizadas entre 03/09 e 27/12/2024. As ações serão conduzidas de forma presencial e remota, tanto nas dependências do campus quanto em locais externos. O projeto será atualizado semestralmente para fortalecer o planejamento contínuo das atividades do SAEAE-UBA, independentemente da participação de bolsistas.
Justificativa
O estágio é um desafio tanto para o IFCE quanto para os estudantes e instituições concedentes de vagas (ICVE). O órgão de Estágio do campus deve alinhar os interesses de todas as partes envolvidas, promovendo o estágio como uma ferramenta de ensino e inserção profissional. Entrevistas realizadas pelo SAEAE-UBA com instituições de Ubajara revelaram um conhecimento limitado sobre a Lei do Estágio e o regulamento do IFCE, mas também indicaram um relevante interesse em ofertar vagas de estágio obrigatório e estabelecer convênios com o campus. Diante disso, é evidente a necessidade de estreitar a relação com as ICVE’s, promover estágios que resultem em soluções práticas para problemas identificados nas empresas, e, com isso, melhorar a qualificação dos estudantes para futuras contratações. Além disso, a apresentação de regulamentações e documentos relacionados ao estágio revelou uma demanda por simplificação das informações. Uma cartilha virtual será desenvolvida para facilitar a compreensão de todos os envolvidos. Dados recentes do sistema Q-Acadêmico mostram que há uma significativa demanda reprimida por estágios obrigatórios e não obrigatórios. A colaboração de um bolsista será essencial para que o projeto alcance seus objetivos, ajudando o IFCE campus de Ubajara a cumprir sua missão institucional de maneira planejada e eficaz.
Público Alvo
Cerca de 30 (trinta) ICVE's, que poderão contar com estudantes aptos ao estágio.
Objetivo Geral
Consolidar uma rede de informações e oferta de vagas de estágio obrigatório e não obrigatório para os estudantes do IFCE campus de Ubajara, com a colaboração de um bolsista.
Objetivo Específico
Planejar estratégias e definir táticas a serem realizadas pelo bolsista entre setembro e dezembro de 2024. Articular relações com setores público e privado de Ubajara e municípios vizinhos. Realizar entrevistas com ICVE’s para iniciar e/ou consolidar parcerias. Divulgar regulamentos de estágio do IFCE. Criar a Cartilha do Estágio do IFCE campus de Ubajara. Aumentar a captação de vagas de estágio para os estudantes nos períodos próximos períodos letivos. Contribuir com a redução dos índices de retenção de estudantes do campus. Coletar e sistematizar dados das entrevistas realizadas. Fortalecer a Capacitação de Estudantes e ICVE's, através da promoção de workshops e seminários sobre a Lei do Estágio, o regulamento do IFCE, e as boas práticas de estágio supervisionado, tanto para estudantes quanto para as instituições concedentes de estágio. Implementar um Sistema de Feedback Continuado: Criar um sistema de avaliação e feedback com os estudantes e ICVE's após o término dos estágios, com o objetivo de melhorar continuamente a qualidade das experiências de estágio oferecidas. Desenvolver uma Plataforma Digital de Oportunidades: Implementar uma plataforma online para divulgação de vagas de estágio, onde os estudantes possam acessar oportunidades e as ICVE's possam cadastrar suas ofertas, facilitando a interação entre todos os envolvidos. Expandir a Rede de Parcerias para além da Região, por meio de novas parcerias e convênios com instituições fora da região da Ibiapaba, visando ampliar o leque de oportunidades de estágio para os estudantes do IFCE campus de Ubajara. Promover a Integração dos Estágios com Projetos de Extensão e Pesquisa: Estimular a vinculação dos estágios a projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos no campus, potencializando o impacto das atividades práticas no aprendizado dos estudantes.
Metodologia
Definição do projeto com a gestão da Extensão. Formação da equipe de trabalho, incluindo o bolsista. Elaboração de um plano de ações com estratégias, táticas e operações. Desenvolvimento de material impresso e digital do projeto. Monitoramento e controle semanal das atividades. Ajustes e redefinições de estratégias conforme necessário. Registro de planos e relatórios no SEI. Divulgação dos resultados em ambiente institucional, preferencialmente no Encontro Pedagógico de 2025.1.