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Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Horta Comunitária: uma tecnologia social integradora
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
04/09/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital de extensão - fomento para Incubadoras - Inativado
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Cruz
Itarema
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Elidiane Ferreira Serpa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Elidiane Ferreira Serpa IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 6 04/09/2024 31/12/2024
Gardenia Forte Irineu IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 04/09/2024 31/12/2024
Larissa Caroline Saraiva Ferreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/09/2024 31/12/2024
Maria Elisangela de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/09/2024 31/12/2024
Maria Natália Silveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 09/09/2024 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 700.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O IFCE Campus de Acaraú, está localizado na região do Baixo Vale do Acaraú. A região é formada pelos municípios de Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca, Marco e Morrinhos. Na maioria destes municípios, boa parte da renda das famílias vem da agricultura familiar, por meio do cultivo de plantações como mandioca, macaxeira, feijão, coco, entre outras. O canteiro já fez parte de muitos quintais, entretanto com o tempo ele foi sendo substituído pela praticidade de comprar direto no supermercado, interferindo diretamente nos hábitos da população, na renda e na necessidade de repensar a qualidade de vida das pessoas a partir da alimentação. O presente projeto pretende criar uma horta comunitária como instrumento para difusão de tecnologia social, sem fins lucrativos, a partir do compartilhamento do trabalho, conhecimento e habilidades necessárias para o cuidado da plantação orgânica sustentável, de forma integrada com o público do campus e da comunidade externa. O Projeto visa promover uma cultura de conexão sustentável com o meio ambiente, ressaltando a importância do trabalho coletivo para a integração de uma comunidade e desenvolvimento do sentimento de pertença a partir do empreendedorismo social. Para Santos, Lima e Zaluski, (2022) o “empreendedorismo social está relacionado a qualquer ideia que envolva relações comerciais e tenha como foco o benefício da sociedade incluindo modelos com e sem fins lucrativos” onde inclui-se o voluntariado. Para os autores Santos, Lima e Zaluski, (2022) o propósito do projeto deve ser maior que os lucros obtidos e o impacto chegue diretamente na sociedade. No contexto em questão, embora a sociedade envolva todos, o grande desafio é motivar os alunos a se verem pertencentes e engajados nas ações da instituição junto com os servidores e conseguirmos trazer para dentro da instituição a comunidade externa que hoje encontra-se afastada da instituição.
Justificativa
A ideia do projeto “Horta Comunitária: uma tecnologia social integradora”é uma ação com viés de empreendedorismo social sem fins lucrativos que parte da identificação de potencialidades no campus que se alinham a missão do IFCE de “Produzir, disseminar e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na busca de participar integralmente da formação do cidadão, tornando-a mais completa, visando a sua total inserção social, política, cultural e ética” A proposta de trabalhar uma horta como parte das ações pedagógicas da instituição numa visão empreendedora em que se trabalhe de modo integral, podemos inserir e aproximar servidores, alunos da instituição e a comunidade externa por meio do desenvolvimento de práticas sustentáveis a partir dos recursos e espaços disponíveis na instituição.
Público Alvo
Moradores de Acaraú e dos demais municípios do entorno que queiram conhecer a iniciativa.
Objetivo Geral
Criar uma horta como um instrumento de difusão de tecnologia social para integração entre alunos, servidores e comunidade externa, com base em práticas sustentáveis, coletivas, cooperativas e integradas à missão educacional da Instituição.
Objetivo Específico
Buscar engajar estudantes matriculados nos cursos do campus, (um, através de seleção para fomento de extensão, e os demais, de forma voluntária), nas atividades necessárias para a criação e manutenção da horta; Buscar parcerias com docentes do campus com formação afim para realização de atividades inter relacionadas ao desenvolvimento da horta e conteúdos de disciplinas dos cursos; Reativar e cuidar da composteira do campus, utilizando restos de alimentos da merenda escolar e outros resíduos orgânicos disponíveis. Incentivar hábitos alimentares saudáveis; Estimular o convívio comunitário, fomentando a cooperação e o trabalho em equipe; Contribuir com a aquisição de novos conhecimentos técnicos de plantio e manejo; Beneficiar, inicialmente, 10 famílias residentes no entorno do campus, com a colheita da horta. Promover atividades socioeducativas sobre os benefícios e possibilidades de uma horta para a comunidade interna e externa do campus. Estimular os participantes ao cultivo da horta em suas residências no processo de reprodução de práticas sustentáveis.
Metodologia
A horta comunitária será desenvolvida em etapas, algumas concomitantes a outras, que são: Etapa 1: -Engajamento do estudante bolsista selecionado ao espaço da horta, com orientações e estudos necessários para realização das atividades do Projeto. -Chamada simples para engajamento de estudantes voluntários, através de inscrição pelo google forms, previamente divulgada nas redes sociais e canais oficiais de comunicação do campus. -Buscar parceria com técnicos da Ematerce do Município para oferta de oficinas de manejo para os membros do Projeto. -Buscar parceria com a Prefeitura Municipal para a escolha das 10 famílias beneficiárias da colheita da horta, que moram no entorno do campus e apresentam condição de vulnerabilidade social. Solicitar, também, como contrapartida, a doação de sementes e adubo orgânico via Secretaria de Agricultura. -Convite aos docentes do campus para atividades conjuntas que integrem conteúdos de disciplinas afins à horta. -Alimentação de página no instagram para divulgação das atividades realizadas. -Planejamento dos mutirões de manejo do solo, plantação e colheita. Etapa 2: -Planejamento do que será plantado, de acordo com os insumos disponíveis e as possibilidades mais rápidas para colheita. -Organização e divisão do trabalho de manejo entre a equipe de forma revezada e contínua. -Organização dos mutirões, abertos à participação da comunidade interna e externa, mediante inscrição prévia. -Realização das atividades integradas às disciplinas de professores engajados no Projeto. -Produção de materiais socioeducativos relacionados às atividades da horta para divulgação interna e nas redes sociais. Etapa 3: -Colheita de hortaliças ou legumes da horta, e doação às famílias beneficiárias escolhidas. -Apresentação dos resultados do Projeto no campus. -Abertura do espaço da horta para visitação de estudantes de escolas do Município, mediante articulação prévia da equipe.