Exibir Ação

Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Experimentação Inclusiva como possibilidade metodológica na formação em Ciências Naturais
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
03/09/2024
Previsão de Fim:
23/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Ubajara
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Lucas Fonseca Bezerra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Eduardo Goncalves Maia IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/09/2024 23/12/2024
Emanoela Terceiro Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/09/2024 23/12/2024
Joana D'Arc da Silva Soares IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 03/09/2024 23/12/2024
Kacio de Lima Evangelista IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/09/2024 23/12/2024
Lucas Fonseca Bezerra IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/09/2024 23/12/2024
Naldia Paula Costa dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/09/2024 23/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Napne (Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas), criado no IFCE (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) campus Ubajara, em março do presente ano, é um núcleo que objetiva garantir aos alunos o acesso, a permanência e o êxito na instituição, tendo como alguns princípios: a universalização do acesso à educação, respeito aos Direitos Humanos, educação de qualidade para todos, parceria com a comunidade escolar e com a sociedade civil, diversidade e convivência humana, valores da autonomia e acessibilidade. Baseado nesses aspectos, o núcleo apresenta o Projeto Experimentação Inclusiva como possibilidade metodológica na formação em Ciências Naturais. O projeto trata da experimentação inclusiva em sala de aula como possibilidade metodológica para professores e alunos de cursos de licenciatura. Essa proposta surge da necessidade de promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas, especialmente nas aulas de ciências da natureza, que demandam um esforço particular do professor para ensinar conceitos científicos teóricos, matemáticos e muitas vezes abstratos. Assim, com a participação dos membros do núcleo e do futuro bolsista, pretendemos reavivar a parceria já existente com as escolas desde o projeto anterior Napne Nas Escolas, cuja realização levou formação continuada na área de educação inclusiva para os professores da Rede Estadual do Município de Ubajara. Uma das propostas do Projeto está ligada à atividade de escuta dos docentes dessas escolas, para entender os desafios enfrentados em sua prática docente no que tange a inclusão.
Justificativa
É dever do Estado garantir educação de qualidade a todas as pessoas com necessidades específicas, bem como mantê-las a salvo de toda e qualquer violência, discriminação e negligência (BRASIL, 2015). A LBI — Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 — traz orientações que devem ser seguidas pelas escolas e por seus gestores para tornar as instituições educacionais um lugar onde essa pessoa se sinta plenamente acolhida. Ainda conforme a Lei mencionada, devem ser ofertados cursos de formação inicial e continuada para professores, materiais que possibilitem a plena aprendizagem do aluno, a participação do aluno e da família, nas atividades pedagógicas desenvolvidas pela escola, assim também como a oferta de profissionais de apoio, tais como tradutor-intérprete de Libras. O Napne tem como papel disseminar a cultura da inclusão através de projetos, assessorias e ações educacionais; estimular o espírito de inclusão na comunidade tanto interna como externa de modo que o aluno adquira conhecimentos técnicos e também valores sociais que o levem a atuar na sociedade de forma consistente e comprometida. Com base nisso, o Projeto surge do propósito de conhecer a realidade e as necessidades dos professores da Rede Pública da cidade de Ubajara e dialogar com eles sobre possibilidades metodológicas envolvendo aulas experimentais adaptadas. As atividades aqui propostas se baseiam na educação inclusiva tendo em vista as grandes dificuldades que as escolas da cidade enfrentam ao receber alunos com alguma necessidade específica, uma vez que na maioria delas não há profissionais capacitados para atender as demandas desses alunos. Através da troca de experiências com as escolas, almejamos a produção de conhecimento e o fortalecimento da formação docente, seja no espectro dos professores atuantes nas escolas do município, seja para o bolsista, docente em formação.
Público Alvo
Docentes das escolas estaduais da Sede de Ubajara
Objetivo Geral
Promover a inclusão educacional nas escolas estaduais de Ubajara, por meio da identificação de desafios enfrentados pelos professores, da proposição de metodologias experimentais adaptadas e da formação docente, culminando na produção de conhecimento acadêmico e na disseminação de práticas inclusivas.
Objetivo Específico
1. Avaliar, através de uma pesquisa com professores das escolas estaduais de Ubajara, os principais desafios na promoção da inclusão educacional em sala de aula 2. Desenvolver adaptações metodológicas inclusivas para atividades experimentais em Ciências da Natureza, capacitando tanto os bolsistas quanto os professores para sua aplicação em sala de aula. 3. Disseminar os resultados da pesquisa e as práticas inclusivas desenvolvidas por meio da produção de artigos acadêmicos e da realização de eventos formativos, envolvendo a comunidade acadêmica e escolar
Metodologia
Este projeto tem como proposta metodológica a consolidação de ações diversificadas focadas na pesquisa, estudo e elaboração de material sobre acessibilidade e inclusão se valendo da perspectiva dos professores que atuam nas escolas estaduais da região e das propostas aqui apresentadas para o Ensino de Ciências Naturais através da experimentação inclusiva. A equipe executora do projeto, em que se inclui os membros do Napne e o discente bolsista, atuarão como pesquisadores, mediadores e extensionistas em cada uma das ações planejadas para o projeto, tendo como fim a cooperação entre a comunidade escolar interna e externa. Portanto, as ações se desenvolverão conforme cada ação descrita a seguir: AÇÃO 1 - Pesquisa sobre os desafios para promoção da inclusão escolar na sede de Ubajara A pesquisa será realizada com os professores às escolas acontecerão no segundo semestre de 2024 na cidade de Ubajara. As instituições a serem visitadas serão: Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Flávio Ribeiro Lima, Escola Profissionalizante Governador Waldemar de Alcântara e Escola de Ensino Médio Grijalva Costa. Os membros do núcleo (coordenador, vice-coordenador, secretário e membros) visitarão as escolas, em horários pré-determinados pelos gestores, no dia e hora marcada, com o intuito de conversar com eles para saber mais sobre as escolas e qual a realidade quanto ao desenvolvimento e oferta da educação inclusiva, quais as principais dificuldades e saber se os professores têm algum tipo de formação na área. Atividade 1 – Elaboração do protocolo de pesquisa Nesta etapa, serão planejados junto ao bolsista e demais membros do Napne os detalhes de cada etapa da pesquisa, incluindo a construção do instrumental e os documentos necessários para sua submissão no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal do Ceará (CEP-IFCE). Dentre os documentos que serão elaborados, inclui-se: Questionário da pesquisa, Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), Termo de compromisso de utilização de dados e outros. Atividade 2 – Submissão do protocolo de pesquisa ao CEP-IFCE Para submissão do protocolo de pesquisa à análise ética do sistema CEP-Conep, o coordenador do projeto irá realizar o cadastro na Plataforma Brasil, a fim de criar um login e uma senha de acesso pessoal. A partir disso, enviará toda a documentação necessária por meio da plataforma para a apreciação ética pelos comitês em suas reuniões de colegiado. Atividade 3 – Visita às escolas e coleta de dados Os membros da Equipe executora do projeto irão visitar as escolas para reativar os vínculos criados através das atividades do projeto anterior e apresentar de forma sucinta os objetivos do novo projeto. A fim de não interferir no andamento do expediente dos docentes, o preenchimento dos formulários poderá ser realizado em momento posterior, se assim conveniente, uma vez que as instruções e o link do formulário on-line tenham sido disponibilizados. Atividade 4 – Análise de dados e produção acadêmica Os resultados obtidos através da aplicação dos formulários serão analisados e discutidos, tendo-se como base: os devidos documentos norteadores da educação básica, tais como o Plano Nacional de Educação (PNE - Lei nº 13.005/2014) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como a literatura acadêmica a cerca do tema inclusão escolar, dando ênfase nas peculiaridades relacionada ao Ensino de Ciências da Natureza. Os produtos gerados dessa pesquisa poderão ser publicizados mediante a submissão de artigos em periódicos da área de Educação ou pela submissão de resumos em congressos da área. Atividade 5 – Avaliação e registro da ação O processo avaliativo do desenvolvimento do Projeto, estará interligado ao acompanhamento contínuo das atividades propostas pelo bolsista, bem como os aspectos qualitativos do desempenho dos envolvidos, dentre eles: os docentes das escolas, bolsista e membros do NAPNE. Cada atividade desenvolvida, será registrada em relatórios que em resultado amplo, irão compor a produção científica. AÇÃO 2 – Oficina de Experimentação Inclusiva no Ensino de Ciências O Projeto se propõe a realizar uma oficina sobre a temática de Inclusão no Ensino de Ciências através de adaptações metodológicas para execução de experimentos didáticos. Almejamos que este momento seja focado em uma contribuição integrativa por parte dos participantes (alunos do Curso de Licenciatura em Química do IFCE e Professores da área de Ciências da Natureza das escolas de nível médio da sede de Ubajara.) Atividade 1 – Preparação da Oficina A equipe executora irá planejar um roteiro para esta atividade através de um estudo prévio sobre estratégias de inclusão no Ensino de Ciências. Tais estratégias serão apresentadas afim de motivar as discussões e o compartilhamento das distintas visões sobre inclusão, tendo como protagonistas desse processo professores e futuros professores que se debruçarão sobre a temática afim de se fomentar novas concepções. Atividade 2 – Convite e divulgação da oficina Em visita às escolas contempladas para o desenvolvimento das ações do Projeto, os membros do NAPNE, bem como o bolsista, estarão apresentando a proposta em reuniões nas escolas, com a participação dos docentes de Ciências Naturais. Dessa forma, o convite será lançado, para a participação e envolvimento com o presente Projeto, como uma proposta formativa e de contínua troca de experiências, por considerarmos que todos os que compõem a Educação, seja na condição de licenciandos, docentes e demais envolvidos, precisam sempre da troca de saberes, Atividade 3 – Execução da atividade As atividades serão executadas mediante planejamento prévio, conforme as necessidades reconhecidas em cada escola, bem como as aplicações científicas de práticas laboratoriais preparadas pelo bolsista e adaptadas às diferentes realidades, para fins da promoção de uma educação inclusiva no contexto do ensino de Ciências Naturais na Educação Básica. Atividade 4 – Avaliação e registro da ação A avaliação da oficina será configurada conforme a participação e desempenho dos envolvidos. Estaremos apresentando fichas para preenchimento das etapas das atividades desenvolvidas no decorrer da oficina, assim como elaboração de relatório de atividades no âmbito geral. Serão considerados aprovados qualitativamente nesta ação, todos os participantes que apresentarem desempenho favorável nas atividades propostas enquanto experimentação inclusiva nos diferentes temas em estudo. AÇÃO 3 - Proposição e execução de adaptações metodológicas para uso em aulas experimentais de ciência da Natureza Essa ação visa elaborar um documento que servirá de guia para que o bolsista planeje e implemente uma atividade em uma das escolas participantes. Essa ação visa tanto à formação docente do bolsista quanto à produção de conhecimento relevante sobre o tema da inclusão educacional. Atividade 1 – Elaboração do documento sobre adaptações metodológicas Com base nas discussões geradas durante a oficina de experimentação inclusiva, será elaborado um pequeno relatório contendo estratégias de adaptação metodológica, de onde o Bolsista, juntamente com o coordenador projeto planejarão uma atividade para ser executada em sala de aula, havendo ainda a possibilidade de adequação desse documento para publicação científica em periódicos da área de educação. Atividade 2 – Execução da atividade pelo Bolsista A atividade será executada em uma das escolas participantes do projeto em data e hora previamente combinados com a direção da escola e um dos professores que aceitar ceder parte do seu tempo de aula para execução da atividade. O momento ocorrerá com a supervisão de um dos membros do Napne e ao final da atividade poderá ser solicitado um feedback dos alunos. Atividade 3 – Avaliação e registro da ação Ao bolsista envolvido no projeto, será solicitado um relatório descrevendo todas as etapas de execução, desde o planejamento, engajamento nas diferentes escolas e desenvolvimento das atividades propostas pelos participantes. AÇÃO 4 – Culminância do Projeto Experimentação Inclusiva como possibilidade metodológica na formação em Ciências Naturais Neste evento, que será realizado no auditório do IFCE - Campus Ubajara, serão apresentados brevemente os feitos do projeto a todos os convidados (Professores das escolas e comunidade acadêmica do IFCE) e em seguida haverá uma palestra relacionada a um tema pertinente às dificuldades elencadas durante a pesquisa sobre os desafios para inclusão escolar, a qual os docentes das escolas responderam anteriormente. Atividade 1 - Convite e divulgação da culminância A ação será planejada e cadastrada no Sigproext como evento de extensão e ocorrerá com a participação de alunos e professores do IFCE, bem como os professores das escolas participantes do projeto, que serão convidados pessoalmente por membros da equipe. A divulgação e convite para a comunidade acadêmica do IFCE ocorrerá mediante postagens nas redes sociais do campus e em seu site institucional. Atividade 2 – Execução da ação Mediante planejamento das atividades desenvolvidas no Projeto, a culminância ocorrerá em conformidade com os participantes, em que estará sendo realizada nas dependências do IFCE/Campus Ubajara, contando com a colaboração dos membros do NAPNE, Coordenação de Curso e Direção de Ensino. Além do envolvimento da comunidade educativa das escolas da Rede Estadual de Ubajara. Atividade 3 – Avaliação e registro da ação Diante do fechamento das ações do Projeto, a Culminância se configura como uma etapa de apresentação de resultados. Aos participantes, será apresentado um questionário com situações avaliativas no tocante a aprendizagem inclusiva, desenvolvimento profissional docente e sugestões de propostas metodológicas exequíveis no âmbito escolar. Os questionários deverão ser devolvidos aos membros do NAPNE, para análise qualitativa da participação dos envolvidos. AÇÃO 5 - Avaliação do Projeto O Projeto Experimentação Inclusiva como possibilidade metodológica na formação em Ciências Naturais será acompanhado e avaliado em seus aspectos qualitativos, objetivando ampliar possibilidades de participação dos professores das escolas de Educação Básica, no sentido de apropriarem-se de condições educativas na inclusão. Esperamos afetar positivamente os docentes e os alunos envolvidos durante todo o processo. Nesse propósito, sistematizaremos os instrumentos e formas de avaliação previstas em cada atividade, tal como já descrito em cada ação específica.