Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
NAPNE educação e inclusão parceira que dá certo
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
03/09/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaruana
Limoeiro do Norte
Morada Nova
Russas
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Relatório
Frequência
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Redes sociais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ana Raquel de Oliveira Mano
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Raquel de Oliveira Mano IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 16/09/2024 31/12/2024
Stefany Guimaraes Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 03/09/2024 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE LIMOEIRO DO NORTE Não
IFCE TABULEIRO NAPNE Não
IFCE MORADA NOVA NAPNE Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A inclusão dos alunos com necessidades específicas nos institutos federais ainda é um tema de certa forma pouco resolvido, temos em processo algumas normativas sendo postas em execução, mas ao mesmo tempo discutidas para que possam ser realmente concretizadas. A execução das estratégias de inclusão partem de demandas, ou seja, na recepção de alunos com necessidades específicas, e a partir disso, a escola deve se adaptar para tentar atender a esses alunos. O que observamos é que a entrada de alunos com necessidades específicas nos institutos vem aumentando e com isso as exigências para que o corpo docente e pedagógico consiga atender com metodologias de ensino adequadas essa clientela nova. Diante disso, existe a necessidade de identificação desses alunos, e diagnóstico inicial das necessidades de cada um para em discussão com os setores responsáveis (NAPNE e Coordenação pedagógica), as estratégias sejam planejadas. Assim, a necessidade de um trabalho de levantamento das necessidades e escuta dessa comunidade se faz urgente e justifica a necessidade de execução de um projeto de extensão, pois serão buscadas parcerias externas na Secretaria de educação do município de Limoeiro do Norte para conhecer como são tratadas as demandas dos alunos com alguma necessidade educacional específica, como por exemplo o funcionamento das salas de AEE, da existência dos grupos de estudos, para que os membros do NAPNE, de acordo com a disponibilidade, possam participar das capacitações nessa área e trocar experiências. Vale ressaltar também que tentar-se-á um contato mais abrangente com os NAPNES mais próximos em nossa região para promovermos eventos e integração entre as comunidades internas. O NAPNE também se proporá a planejar eventos que promovam a integração com a comunidade externa, sejam associações, pais de alunos e profissionais da educação que tenham contato direto ou não com a educação especial.
Justificativa
Se justifica esse projeto do NAPNE pela necessidade de desenvolvimento das atividades de diagnóstico, planejamento e acompanhamento das estratégias de ensino desenvolvidas pelos docentes e setor pedagógico no atendimento aos alunos com necessidades específicas. Além disso, existe a necessidade de promover a integração com outras instituições e parceiras que trabalhem pela educação especial. A partir disso, pretende-se ir em busca de informações sobre como funcionam os atendimentos e ensino dos alunos com necessidades especificas (nas salas de AEE, quem são os monitores/professores e como trabalham), da existência de capacitações e grupos de estudos periódicos. Bem como, tentar integrar a comunidade externa por meio de eventos e oficinas que abordem questões sobre a educação especial, e como essa deve ser entendida, para que se tenha uma colaboração e apoio a esses alunos, no favorecimento da inserção social e econômica dessas pessoas.
Público Alvo
A família dos alunos com necessidades específicas de ensino aprendizado do IFCE campus Limoeiro do Norte, e a comunidade externa envolvida nesse processo de fortalecimento da inclusão escolar e social, como profissionais da educação, membros das associações, etc.
Objetivo Geral
Identificar os alunos com necessidades específicas de aprendizagem que ingressaram em 2024.1 no IFCE campus Limoeiro do Norte, para traçar e acompanhar as estratégias possíveis de aprendizagem para esses ao longo de seis meses. Buscar informações sobre como a educação especial é trabalha nas escolas municipais para se estabelecer parceiras.
Objetivo Específico
Realizar o levantamento do número de ingressantes em 2024.1 com alguma necessidades específicas de aprendizagem; Diagnosticar via questionário a condição física e cognitiva de aprendizagem dos alunos com alguma necessidades específicas de aprendizagem; Realizar reuniões de planejamento para definição de estratégias de ensino para os alunos com necessidades específicas de aprendizagem; Acompanhar a execução das estratégias de aprendizagem definidas; Buscar informações na secretaria de educação com relação as demandas e desenvolvimento do ensino das crianças com necessidades específicas de aprendizagem, sobre capacitações que possam ser acompanhadas pelos membros do NAPNE nessa área, ou mesmo grupos de estudo, compartilhamento de experiências. Planejar eventos com a comunidade externa para abordar questões da educação especial, identificação, aceitação e apoio familiar são decisivos para uma boa reposta do indivíduo durante o atendimento especializado.; Avaliação das ações execução para continuidade ou aperfeiçoamento.
Metodologia
Acesso aos questionários de diagnóstico do NAPNE para identificação das deficiências dos alunos com alguma necessidades específicas de aprendizagem; Reuniões periódicas com o NAPNE e CTP para aplicação de outros questionários ou conversas que especifiquem mais as deficiências de aprendizagem desses alunos; Aplicação de questionários ou conversas com os alunos com necessidades específicas de aprendizagem; Análise dos dados coletados para elaboração dos Planos de Ação com estratégias de ensino adaptadas para os alunos com necessidades específicas de aprendizagem; Execução e acompanhamento desses Planos de ação; Retorno para o NAPNE e CTP sobre a execução e resultados dos Planos de ação; Reunir informações sobre como se trabalha a educação especial no município de Limoeiro do Norte com a secretaria de educação, para troca de experiências, participação em capacitações e planejamento de atividades de integração das instituições. Realizar eventos para a comunidade externa, pais, membros de associações e profissionais da educação com o objetivo de capacitar e/ou possibilitar a integração das partes no desenvolvimento das atividade ligadas a educação especial.