Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Parceiros no Campus - Egressos
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Emprego e Renda
Data de Início:
23/10/2024
Previsão de Fim:
23/10/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
25
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Guaraciaba do Norte
São Benedito
Tianguá
Ubajara
Viçosa do Ceará
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Encontro
Apresentação
Nome do Responsável:
Sabrina Kelly Nogueira Falcao Soares
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Benedito Gomes Rodrigues IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 23/10/2024 23/10/2024
Daniel Aguiar e Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/10/2024 23/10/2024
Sabrina Kelly Nogueira Falcao Soares IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 23/10/2024 23/10/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Agência LIDER IBIAPABA de Desenvolvimento Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O evento PARCEIROS NO CAMPUS - EGRESSOS está vinculado ao Projeto de EGRESSO (ID 6077) submetido ao Edital de Bolsas da Proext 2024, cuja ação contempla as empresas parceiras que terão a oportunidade de conhecer as instalações do IFCE e de interagir com seus dirigentes. O evento apresenta-se como uma tentativa de conhecer as demandas das empresas, órgãos públicos, a partir dos perfis que estão exigindo para ingresso dos profissionais no mundo do trabalho, uma forma de disponibilizar novas oportunidades de trabalho e de fortalecer aquelas já existentes, de maneira que o IFCE através de uma ferramenta de mídia, a saber de um espaço no Portal do IFCE/campus Tianguá, com a aba egressos venha disponibilizar as oportunidades de trabalho, emprego e concursos públicos para seus egressos e ao mesmo tempo venha mediar aqueles egressos junto à empresa ou órgão público. A ação integra o projeto mais amplo com o objetivo de atender a RESOLUÇÃO Nº 106, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2018 que regulamenta as ações da Comissão Permanente de Acompanhamento ao Egresso (CPAE) e que visa sistematizar e executar as ações planejadas voltadas para os egressos do IFCE/campus Tianguá.
Justificativa
A proposta do evento justifica-se como forma de receber potenciais parceiros e para que venham divulgar seus perfis profissionais, além de articular um grupo de parceiros criativos internos e externos, atentando para a importância da troca de conhecimento e experiência e da ampliação de parcerias em prol do desenvolvimento profissional dos egressos.
Público Alvo
Parceiros, a saber, órgãos públicos, iniciativa privada e terceiro setor dos cinco municípios envolvidos Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, São Benedito e Guaraciaba do Norte.
Objetivo Geral
Intensificar a articulação do campus Tianguá com as empresas locais no intuito de identificar e direcionar as novas oportunidades de trabalho e empregabilidade aos egressos do campus, além de fortalecer aquelas já existentes.
Objetivo Específico
- Promover o planejamento da ação, através do estabelecimento de contatos com a Agência LIDER Ibiapaba; - Verificar parceiros internos como coordenadorias de cursos para participação no evento; - Mobilizar os parceiros através da mediação com a Agência LIDER de Desenvolvimento. - Organizar a roda de conversa com os parceiros como programação no evento; - Alimentar o espaço de Egressos no Portal do IFCE/campus Tianguá, disponibilizando as oportunidades de trabalho, emprego e concursos públicos para e ao mesmo tempo mediar aqueles egressos junto à empresa ou órgão público. - Avaliar a execução da ação.
Metodologia
O evento irá contemplar o seguinte itinerário metodológico, de forma a contribuir para o alcance do objetivo proposto de Intensificar a articulação do campus Tianguá com as empresas locais, criando novas oportunidades de trabalho e fortalecendo as já existentes: - Planejamento e Organização - a equipe executora será formada por um grupo de servidores e dois discentes para articulação junto aos parceiros, estabelecendo contatos por mediação da Agência LIDER IBIAPABA de Desenvolvimento. A programação do evento será construída utilizando a ferramenta do folder que será utilizado na divulgação e convite junto aos parceiros. Na etapa de planejamento o espaço midiático para egressos no Portal IFCE/campus Tianguá será atualizado para inserir as oportunidades de trabalho, emprego e concursos públicos. - Mobilização - Serão realizadas visitas 'corpo a corpo' e/ou contatos convidando aquelas empresas e agentes públicos que tem o potencial de diálogo com os cursos do eixo tecnológico do campus. Nesse processo será explicitado a manifestação de interesse do IFCE/campus Tianguá na parceria. Outra ação paralela será de identificação de oportunidades de trabalho e emprego, a partir de perfis exigidos pela empresa. Essa coleta será feita in locus junto ao parceiro e também durante a roda de conversa, que está incluída na programação do evento. Esta logística somente será possível com o apoio do próprio campus na disponibilização de transporte para deslocamento. - Execução e Avaliação - Será destinado um dia (período matutino ou vespertino) para que a equipe gestora do IFCE realize a ação através de uma programação que irá ser incluída com um café recepcional, apresentação institucional seguida de uma roda de conversa com os parceiros. Nesse momento, cada empresa e órgão público vão expor suas demandas e desafios junto ao profissional que se é exigido. Teremos um membro da equipe realizando a sistematização da roda de conversa para registro de falas e em seguida direcionar os parceiros participantes para um tour pelo campus para que os parceiros convidados conheçam e se interajam com a equipe gestora e instalações do campus. Durante todo o evento terá uma pessoa direcionada para sistematização de forma a realizar os registros e encaminhamentos. A avaliação será feita oralmente ao término do evento, pontuando os pontos favoráveis e falhos da ação.