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Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
“SOMOS TODOS NEABI”: IFCE CAMPUS UBAJARA COMO ARTICULADOR E MEDIADOR DAS REDES DE ENSINO DE UBAJARA
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
03/09/2024
Previsão de Fim:
23/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Ubajara
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Mariano George Sousa Vieira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Avelar Macedo Neri IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 23/12/2024
Mariano George Sousa Vieira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/09/2024 23/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto visa fortalecer o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFCE Campus Ubajara, articulando suas ações com as redes de ensino estadual, municipal e federal. Pretendemos mapear e envolver os principais protagonistas dessas redes, construir uma agenda coletiva com ampla divulgação e culminar as atividades em um local público para aumentar a visibilidade do NEABI.
Justificativa
A ampliação do NEABI é fundamental para aumentar sua visibilidade e efetividade nas políticas afirmativas no município de Ubajara. A articulação em rede permitirá um impacto mais significativo, promovendo a inclusão social e o respeito à diversidade. Dados locais indicam a necessidade de maior integração entre as instituições de ensino para melhor atender às demandas das comunidades afro-brasileira e indígena. Além disso a aquisição de bolsa renumerada é um pré-requisito importantíssimo para colaborar com a permanência do estudante, pesquisador. Sendo destinado todo o recurso da bolsa de (R$ 700 x 4 = R$ 2.800) para o estudante selecionado no edital.
Público Alvo
Na comunidade externa beneficiada constam: a coordenação estadual da CREDE 05, a SEDUC municipal e todos aqueles que se envolverem nas atividades propostas. Estima-se atender diretamente cerca de 200 pessoas, entre eles, membros das redes de ensino, além de um público indireto que será impactado pelas ações de divulgação.
Objetivo Geral
O objetivo geral é fortalecer o NEABI do IFCE Campus Ubajara através da articulação de mediações entre as redes de ensino estadual, municipal e federal, promovendo maior visibilidade e engajamento nas políticas afirmativas.
Objetivo Específico
- Divulgar o NEABI-Ubajara através de visitas, palestras, mesas-redondas no próprio campus IFCE-Ubajara e em instituições de ensino nos âmbitos estadual e municipal; - Promover diálogo com grupos institucionais de relacionados com políticas alternativas, como o NAPNE-Ubajara e o NEABI-IFCE; - Planejar e realizar ações em colaboração com outros núcleos institucionais; - Planejar e realizar ações em colaboração em conjunto com as redes de ensino estadual e municipal para a disseminação de uma educação antirracista.
Metodologia
1. Elaboração de um plano estratégico para divulgação do NEABI e suas ações; 2. Realização de ações no campus Ubajara para a valorização da cultura Afro. 2. Construção de materiais de divulgação do núcleo; 3. Elaboração de palestras através da leitura de autores renomados; 4. Construção de agenda com as instituições de ensino estaduais e municipais para as visitas; 5. Construção de agenda em comum junto aos demais núcleos institucionais para planejamento de ações.