Exibir Ação

Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Inclusão na educação: NAPNE em foco
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
04/09/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Entrega presencial de convites
Folder
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Celia Maria Freitas Guedes Amorim
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia Liduina Barbosa de Lima EEMTI Adauto Bezerra Integrante Sem vínculo Não 3 04/09/2024 31/12/2024
Celia Maria Freitas Guedes Amorim IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/09/2024 31/12/2024
Diego de Sousa Pontes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/09/2024 31/12/2024
Francisca Teixeira Rodrigues Filgueiras EEF Filgueiras Lima Integrante Sem vínculo Não 3 04/09/2024 31/12/2024
Jose Ricardo Mota IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 04/09/2024 31/12/2024
Luan Cabral da Silva Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 04/09/2024 31/12/2024
Maria do Socorro Bezerra de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 04/09/2024 31/12/2024
Silvia DMF Galvão EEMTI Adauto Bezerra Integrante Sem vínculo Não 3 04/09/2024 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Liceu de Iguatu Dr. José Gondim Não
EETI Adauto Bezerra Não
EEMTI Filgueiras Lima Não
EEMTI DAUREA LOPES Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto será realizado pelo Núcleo de Atendimento ás Pessoas com necessidades Educacionais Específicas(NAPNE), através de atividades que favoreçam suporte educacional ás pessoas com necessidades específicas, favorecendo o acesso ao conhecimento e a interação social e ao desenvolvimento integral e integrado das pessoas envolvidas no projeto, através da formação do estudante integrado ao projeto.
Justificativa
Justifica-se esse projeto pela necessidade de se discutir e envolver a comunidade externa em ações inclusivas, que zelem pelo acesso, permanência e êxito dos estudantes com deficiências, e a integração dos estudantes do ensino médio de Iguatu- Ceará, matriculados nas escolas públicas envolvidas no projeto. E colaborar com a formação integral do estudante bolsista.
Público Alvo
O Público alvo direto será os estudantes PCD matriculados nas escolas que estão envolvidas nesse projeto. O Público indireto serão professores, estudantes e gestores das escolas cadastradas no projeto.
Objetivo Geral
Construir espaço e atividades inclusivas que fortaleça a interação entre os jovens com deficiência matriculadas nas escolas públicas estaduais e federal.
Objetivo Específico
Promover estudos sobre capacitismos ; Realizar atividades lúdicas nas datas alusivas a inclusão; Produzir materiais didáticos para fortalecer o atendimento das pessoas com deficiência; Integrar os estudantes PCDs das escolas envolvidos no projeto;
Metodologia
A metodologia utilizada no projeto de extensão foi sistematizado em 3 eixos: visita as instituições e diagnóstico dos tipos de deficiência estudantes PCDs nas escolas envolvidas no projeto, planejamentos de ações estratégicas em cada escola e a realização das ações estratégicas do projeto. 1- Inicialmente serão trabalhados através de rodas de conversa o tema capacitismo; 2-Realização de momento coletivo nas escolas com foco na divulgação e no planejamento das ações; 3- Realização de workshop, oficinas sobre metodologias ativas com os professores envolvidos no projeto; 4-Estimular os jogos paralímpicos através de um campeonato escolar com os PCDs; 5- Realização de encontros com as famílias sobre inclusão de PCDs; 6- Realização de oficinas de LIBRAS, Braile e audiodescrição;