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Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
: Letramento Racial nas escolas municipais de Crato.
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
03/09/2024
Previsão de Fim:
02/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
180
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crato
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Gauberto Barros dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cleonice Almeida da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 03/09/2024 02/12/2024
Cleopatra do Nascimento Saraiva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 02/12/2024
Francisco Gauberto Barros dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/09/2024 02/12/2024
Joquebede Alencar Torres IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 02/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação- Lei nº 9.394/96, em seu Art. 1º preconiza que “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Neste sentido, o ambiente escolar é entendido como o meio em que os estudantes constroem e aperfeiçoam os objetivos direcionados à vida escolar, social e profissional. [...]que as práticas de letramentos nas escolas são fundamentais para o desenvolvimento do sujeito, atuando, assim, nas esferas sociais e nas infinitas práticas apresentadas por elas (SOUZA et al., 2022, p.1). Entende-se, assim, que a escola deve desenvolver um trabalho que aperfeiçoe o letramento do(a) aluno(a) contribuindo para a elevação de seu nível de conhecimento, a fim de que sua aprendizagem ultrapasse os muros escolares e tenha um cunho de ação transformadora na sociedade. Nessa perspectiva, acrescente-se a Lei 10.639/2003 como um marco fundamental para a educação no Brasil, especialmente no que se refere à promoção da diversidade e da inclusão. Essa lei alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para tornar obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todas as escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas. A importância dessa legislação pode ser analisada sob diferentes aspectos, por exemplo, na valorização da História e Cultura Afro-Brasileira, no combate ao racismo e no reforço da Identidade dos estudantes negros e negras. É dessa forma, que este projeto pretende desenvolver ações que revelem as práticas sociais de letramento inclusivo dos estudantes de três escolas rurais e uma urbana do município do Crato, contribuindo para uma educação antirracista.
Justificativa
As práticas de letramento consistem em processos de interação social através da escrita, definidos por regras socioculturais. Para se ter uma visão das práticas, em determinado contexto social, é fundamental conhecer as relações sociais existentes, os modos como as pessoas interagem em situações mais ou menos formais, as relações de poder associadas aos atos comunicativos, quem produz e quem consome a escrita circulante, ou seja, como a escrita é culturalmente utilizada (BARTON,HAMILTON e IVANIC, 2000 apud BATISTA JUNIOR, 2013 p-21). Imbuídos deste conceito, este projeto se justifica pelas seguintes razões: as práticas de letramento racial estão vinculadas ao comportamento e aos significados relacionados ao estudo de conhecimentos étnico-raciais; a escola é uma das principais instituições responsáveis para auxiliar no nível de letramento racial que os indivíduos desenvolvem; o avanço das Leis direcionadas à promoção da igualdade racial, a relevância em conhecer o uso de expressões e termos considerados racistas; oportunizar o letramento racial além do currículo obrigatório é uma excelente maneira de enriquecer o conhecimento dos estudantes de qualquer faixa etária, bem como contribuir com a transformação da comunidade. Nesse sentido, este projeto contribuirá na formação e reflexão de todos os integrantes, comunidade interna e externa. Sendo assim, os projetos de extensão formam uma ponte entre a comunidade e as instituições de ensino, incentivando as pessoas a buscarem informação e capacitação.
Público Alvo
Discentes de três escolas públicas municipais de Crato. (Uma escola de Ponta da Serra, uma de Santa Fé, e outra da Vila Alta)
Objetivo Geral
Promover práticas de letramento racial dos estudantes de quatro instituições de ensino regular de Crato, com vistas à mudança de seus comportamentos, raciocínios e conhecimentos em relação às pessoas com deficiência.
Objetivo Específico
• Realizar “Roda de Conversa” para provocar reflexões acerca do letramento racial em diferentes espaços da sociedade. • Construir uma cartilha contendo algumas dicas sobre a legislação, termos e expressões e grafias que contribuam para o letramento racial.
Metodologia
Serão enviados emails para as instituições de ensino dos locais citados anteriormente, explicando o projeto e solicitando a visita in loco para selecionar as turmas que participarão do mesmo. Ao realizar a visita, será solicitada a Direção da instituição uma lista com os nomes dos alunos das turmas selecionadas e que estes respondam a uma pesquisa de autodeclaração racial. Identificando como os estudantes se autodeclaram, os integrantes do projeto darão início a confecção de materiais didáticos relacionados à temática eétnico-racial. Como exemplo de materiais, poderão ser trabalhados vídeos, poemas,etc. Nessa mesma reunião será elaborado o calendário para realização das atividades a serem desenvolvidas. A equipe que conduzirá o projeto escolherá os materiais com as temáticas a serem abordadas durante a aplicação do projeto para estudo e desenvolverá oficinas para confecção do material a ser utilizado nas escolas, com o auxílio da comunidade interna do campus. Esses materiais serão utilizados em cada encontro com os estudantes, como geradores de conhecimento, assim como fontes para instigar nos discentes, a reflexão sobre a temática e a criatividade para construção de novos materiais. As falas dos estudantes nos momentos das discussões sobre Letramento Racial, bem como suas proposições acerca das temáticas serão registrados em relatórios.