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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
O PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS E A REDE GEOGRÁFICA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL: UMA PROPOSTA DE MAPEAMENTO COLABORATIVO PARA O CAMPUS IGUATU
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Regional
Data de Início:
03/09/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
150
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Leandro de Castro Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cleanto Carlos Lima da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 31/12/2024
Cleiton Marinho Lima Nogueira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 31/12/2024
Fabricio Martins Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 03/09/2024 31/12/2024
Iury Allan Alves Diogenes IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 03/09/2024 31/12/2024
Leandro de Castro Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/09/2024 31/12/2024
Moiza Siberia Silva de Medeiros IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 31/12/2024
Paula Karina Santos Uchoa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 31/12/2024
Sandy Andreza de Lavor Araujo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 03/09/2024 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A avaliação institucional vem ganhando importância nos diferentes setores e atividades das Instituições de Ensino (IES), sobretudo com a implementação de Modelos de Gestão e instrumentos regulatórios direcionados a qualidade do ensino desde a constituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), em 2004. Para Andriola (2014), o aumento desses modelos de gestão e avaliação da qualidade do ensino, está relacionada com a maior demanda de cursos superiores no Brasil nas últimas décadas, o que vem gerando uma preocupação com a qualidade e oferta desses cursos, seja em instituições públicas ou privadas. Todavia, impulsionada por métricas e indicadores numéricos aplicados, o modelo de avaliação da qualidade do ensino das instituições superiores não conseguiram ultrapassar o caráter produtivista (DIAS SOBRINHO, 2005), ficando muitas vezes na contagem dos números de alunos formados. Contudo, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) o ensino superior, dentre outras finalidades, deve “formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira” (BRASIL, 1996, art. 43, inciso II), evidenciando a importância da preocupação não só com a quantidade dos Egressos, mas com a qualidade científica e social. Nesse sentido, a Avaliação de Egressos deve estar atrelada aos anseios e necessidades da sociedade, para além dos fatores quantitativos, levando em consideração a pertinência social do ensino superior (DIAS SOBRINHO, 2005), o que possibilita a instituição pensar questões estratégicas para a gestão, áreas científicas e técnicas do planejamento, o marketing institucional, o seu compromisso e a inserção do egresso no seio social, bem como o seu desenvolvimento humano. Para tanto, compreendemos que a busca pela qualidade institucional e a melhoria no ensino, no âmbito do acompanhamento dos egressos, deve obter um caráter regular e sistemático de avaliação, almejando um aprimoramento contínuo. Considerando a crescente necessidade de avaliações institucionais, bem como a demanda em sistematizar dados, ações de monitoramento e análises que fomentem uma política de ensino superior, propomos nesta segunda ação do projeto um ferramental metodológico para o tratamento e divulgação dos dados, por meio de uma cartografia digital da rede geográfica de inserção profissional no âmbito regional, coletados a partir de um mapeamento colaborativo dos profissionais que participam das ações de Acompanhamento de Egressos do IFCE – Campus Iguatu. Trata-se de um estudo exploratório em andamento, de abordagem quanti-qualitativa, intervendo entre os egressos dos cursos superiores vigentes, buscamos analisar a rede profissional dos nossos alunos egressos e os impactos sociais no mercado de trabalho, a partir de dados que perpassem pela qualidade, oferta e efetividade acadêmica e social, que nos permitam reflexões e resultados transformadores para o processo de formação e qualidade do ensino. Portanto, a análise acerca das condições profissionais nas quais se encontram os egressos do IFCE – Campus Iguatu, são determinantes para a avaliação e o desenvolvimento institucional, na medida que enfrentamos um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. Dessa forma, neste projeto buscamos ampliar a análise dos dados já coletados e sistematizados no âmbito do projeto “O Programa de Acompanhamento de Egressos como instrumento de planejamento, gestão e avaliação institucional”, da edição anterior. Com isso, os dados gerados nos gráficos, tabelas e mapas, comporá um portifólio institucional qualitativo que permitirá refletir sobre a capacidade crítica, ética e de compromisso transformador dos nossos profissionais com a sociedade do seu tempo. Ao fortalecer o Programa de Acompanhamento de Egresso do IFCE – Campus Iguatu, nesta segunda edição, fomentamos ainda os indicadores dispostos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023, com vista a empregabilidade e trabalho dos nossos alunos egressos, compreendendo similaridades e diferenças do perfil do egresso com o mercado de trabalho, bem como as ações de pesquisa, ensino e extensão institucional e o seu caráter de impacto social. Serão informações estratégicas para embasar processos avaliativos, embasar decisões de planejamento e gestão institucional, além de proporcionar, para o público egresso, a compreensão do mundo profissional atual. Dessa forma, esperamos que a política de acompanhamento de egressos, ainda em construção no IFCE como todo, se amplie e ganhe ações práticas, materializando ações que envolvam o melhor desempenho profissional, a responsabilidade ética e social da instituição, a sua visão crítica e sociopolítica no desenvolvimento das pesquisas e a atuação docente consciente, promovendo competências e habilidades vinculadas a realidade profissional dos alunos.
Justificativa
O acompanhamento de egressos, apesar das transformações do mercado de trabalho, da inserção dos sistemas de informações e a mudança no contexto social, permaneceu sem uma adesão significativa desde a década de 2000, sobretudo no âmbito das universidades públicas (QUEIROZ, 2014). A inclusão de egressos nos processos de avaliação da educação de ensino superior começou a ganhar uma importância maior a partir de 2004, com a efetivação nos instrumentos de avaliação institucionais relacionado as dimensões avaliativas contidas inicialmente na Lei n° 10.861 de 14 de abril de 2004, e, posteriormente, alterada pela Portaria n° 92 de 31 de janeiro de 2014, o qual veio a reforçar novos indicadores a serem observados nas Políticas Acadêmicas de atendimento a estudantes egressos. Tais mudanças, levaram as instituições de ensino a desenvolver ações de planejamento e gestão voltadas ao interesse da política de acompanhamento de egressos. Todavia, apesar das normativas e do esforço nas pesquisas e estudos de acompanhamento de egressos, observa-se ainda hoje, uma carência metodológica associada a esses estudos nas instituições públicas, uma ausência de dados, de mapeamento, registro, além da pouca adesão aos Portais de Egressos como instrumento de acompanhamento, publicidade e vínculo entre o egresso e a instituição formadora. Nesse sentido, o presente projeto se justifica pela necessidade de valorização da opinião dos egressos enquanto critério de qualidade educacional, orientação da expansão e oferta dos cursos, o aumento da eficácia e efetividade acadêmica e institucional da educação superior, bem como a promoção e o aprofundamento da formação profissional e responsabilidade social da instituição de ensino, estabelecido pelo SINAES (BRASIL, 2004, art. 1°). Para Teixeira e Maccari (2014), ainda são poucas as instituições que investem em ações concretas de acompanhamento, participação e envolvimento dos egressos, inclusive de forma contínua, buscando atualizar as informações periódica e sistematicamente, além de desenvolver pesquisas para a qualidade do ensino. No âmbito social, enquanto profundos conhecedores das mudanças sociais e das exigências do mercado de trabalho, os egressos podem contribuir para o desenvolvimento institucional fornecendo novas informações da realidade externa que se encontram inseridos, da trajetória profissional exigida, dos fatores que dificultam o ingresso no mercado de trabalho e das necessidades sociais no geral, possibilitando uma maior aproximação da instituição de ensino com as necessidades profissionais atuais, adequada a uma realidade concreta e ideal, fortalecendo a missão e a função social da instituição. Já no âmbito do IFCE – Campus Iguatu, a implementação do projeto de acompanhamento de egressos será uma ponte inicial para embasar os processos de planejamento, gestão e avaliação institucional, além de permitir alinhar estratégias de perfil profissional, condições de empregabilidade regional, compatibilidade do currículo acadêmico, as demandas de mercado e até ações de educação continuada, inclusive em nível de pós-graduação, permitindo a avaliação de pontos críticos de melhoria e/ou manutenção da qualidade da educação ofertada. Percebemos assim que o projeto, pela capacidade de tratamento e exposição dos dados, irá envolver diferentes frentes, contribuindo no âmbito da aprendizagem e dimensão profissional, fornecendo subsídios para ajustes do ensino e ações de extensão, adequação de currículos alinhando-os as questões sociais do mundo profissional, no direcionamento das pesquisas e nos programas de planejamento e gestão, ampliando a visão institucional sobre a formação profissional e vicissitudes relativas a atuação social, missão e compromisso do IFCE – Campus Iguatu, refinando a qualidade de suas metas no tocante ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Público Alvo
O presente projeto apresenta como público-alvo os alunos egressos diplomados dos cursos superiores do IFCE – Campus Iguatu. Serão atendidos pelas ações em torno de 350 alunos egressos diplomados, de acordo com a base de dado institucional do IFCE – Campus Iguatu, envolvendo os cursos de Licenciatura Plena em Química e Geografia e do Bacharelado em Serviço Social. Diante do tempo e dos recursos disponíveis para alcançar a todo o público, será realizado ainda um desenho amostral probabilístico envolvendo os cursos, o período de formação e a região que atuam.
Objetivo Geral
Assim sendo, este projeto objetiva desenvolver um mapeamento colaborativo, junto aos egressos dos cursos superiores do IFCE – Campus Iguatu, que evidencie o perfil e as demandas da rede geográfica de inserção profissional no contexto regional.
Objetivo Específico
- Sistematizar os dados institucionais, do IFCE – Campus Iguatu, sobre os alunos egressos a partir de uma cartografia da rede geográfica de inserção profissional; - Propor um mapeamento qualitativo e colaborativo da inserção profissional e do mercado de trabalho dos alunos egressos da instituição; - Identificar as competências exigidas pelo mercado de trabalho, bem como os fatores que facilitam e dificultam a inserção profissional dos egressos no contexto regional; - Divulgar uma cartografia digital, enquanto ferramenta metodológicas de planejamento e gestão, no IFCE – Campus Iguatu a partir dos resultados obtidos e sistematizados junto aos egressos.
Metodologia
O tratamento metodológico que será realizado no âmbito do projeto de acompanhamento dos Egressos irá considerar aspectos particulares da natureza do IFCE – Campus Iguatu, já envolvendo dimensões como: a abrangência geográfica e regional da inserção social dos egressos, a coleta de dados e o contato junto a esses alunos egressos, o período de diplomado, as características do mercado em que se encontra inserido e o perfil dos cursos oferecidos, o que faz deste um estudo descritivo, exploratório e de abordagem quantitativa e qualitativa, almejando gera resultados concretos para uma avaliação institucional. Quantidade e qualidade no projeto será pensado como unidade dialética, uma vez que, separar essas duas dimensões é uma contraposição (GRAMSCI, 1996). Dessa forma, nossa análise já contempla um desenho amostral tendo como referência um universo de 350 alunos diplomados, diante dos dados coletados no âmbito do projeto anterior, envolvendo os cursos de Licenciatura em Química e Geografia e o Bacharelado em Serviço Social, curso que já possuem egressos atuando no mercado. Vale ressaltar, que os cursos de Engenharia Agrícola e Ciência da Computação ainda não apresentam alunos diplomados por serem os cursos mais recentes, criados em 2020 e 2021, respectivamente. O recorte amostral já tem um caráter probabilístico total e estratificado por cursos, com os egressos que se graduaram entre 2019 e o final de 2022, tal escolha do período de coleta se dá pelo tempo de graduação, conforme Espartel (2009) seis meses é o intervalo mínimo necessário para coleta de dados com alunos egressos, diante do tempo para que estes se estabeleçam no mercado de trabalho, agregando uma maior confiabilidade nos dados e nas informações geradas. Toda a a coleta dos dados, a partir da definição do recorte amostral, realizou-se a partir do uso de questionário desenvolvido em formato eletrônico, usando um aplicativo do Google, abordando critérios específicos para cada curso. A adoção de um questionário eletrônico se dará pela otimização do contato e coletar das informações junto aos alunos egressos e a necessidade de tempo hábil para sistematização dos dados da pesquisa. A divulgação e busca ativa dos egressos será realizada pelo departamento de Ensino, Assistência Estudantil, coordenação de cursos e setor de comunicação do IFCE – Campus Iguatu. Todavia, a análise do roteiro da coleta de dados, a partir dos questionários aplicados e do mapeamento colaborativo, seguirá com o aprofundamento a partir de quatro categorias de análises embasada na taxonomia utilizada por Andriola (2004), que serão: - perfil sociodemográfico do egresso; - efetividade profissional; - avaliação do curso; - e relação com a instituição. Serão perguntas de modo fechado e aberto, permitindo atribuição de valores e a análise descritiva, crítica e reflexiva dos dados. De posse dos dados e informações, buscaremos constituir um material de análise que demonstre o perfil profissional do nosso egresso, bem como a dimensão educacional da nossa instituição, possibilitando, por meio de uma cartografia digital, reflexões e ações de planejamento e gestão mais alinhada com as demandas sociais e do mercado de trabalho. sobretudo de forma interventiva entre os egressos, o qual participarão e terão acesso a um diagnóstico das demandas de mercado e de trabalho no contexto regional. Tais resultados, após análise qualitativa, comporá os documentos institucionais da IFCE – Campus Iguatu e será divulgado por meio de uma plataforma digital (BI). Espera-se assim, que seja de importante uso para a avaliação institucional e a manutenção e acompanhamento periódico no tocante aos egressos, alinhando as ações a missão institucional, no qual a compreensão do perfil dos egressos proporcionará o (re)conhecimento da sua realidade, abrangência regional, impacto social e finalidade da formação ofertada pelo IFCE – Campus Iguatu.