Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Protagonismo Indígena e Negro de estudantes da Escola Municipal Rachel de Queiroz, Maracanaú, Ceará: embates das questões raciais no cotidiano escolar.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
06/09/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maracanaú
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Debate
Formas de Divulgação:
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Adriana Goncalves de Sales Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriana Goncalves de Sales Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/09/2024 31/12/2024
Keyla de Souza Lima Cruz IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 06/09/2024 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Racismo estrutural é uma problemática intrínseca à sociedade brasileira, sendo imprescindível a promoção de ações que busquem desconstruir toda e qualquer forma de discriminação. Para tanto, a escola torna-se o espaço ideal para propiciar condições para instigar o protagonismo de jovens, independente da raça, cor, religião, classe social, entre outros. Desde o processo de Colonização, negros e indígenas foram utilizados como moeda de troca, visando ao enriquecimento dos colonizadores. Durante o fim da escravidão, indígenas e afrodescendentes ficarama mercê de trabalhos degradantes, sem acesso à escola, saúde, moradia. Diante disso, consideramos que negros e indígenas, durante muitos séculos, não tiveram condições sociais, políticas e econômicas na promoção de seu protagonismo. Para que possamos refletir tais questões, o projeto intitulado: Protagonismo Indígena e Negro de estudantes da Escola Municipal Rachel de Queiroz, Maracanaú, Ceará: embates das questões raciais no cotidiano escolar, visa conhecer a trajetória escolar de estudantes indígenas e afrodescendentes desta Instituição, a fim de realizar discussões acerca das questões raciais no cotidiano escolar.
Justificativa
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI, campus Maracanaú visa promover ações referentes ao respeito à diversidade étnico-racial e à proteção de direitos de pessoas e grupos étnicos atingidos por atos discriminatórios, a exemplo do racismo, através do assessoramento ao ensino, à pesquisa e à extensão. Para o alcance desses objetivos, o NEABI vem realizando grupos de estudos sobre a temática etnico-racial, resultando na elaboração do presente projeto, que contará com a participação dos estudantes do IFCE campus Maracanaú, como bolsistas na execução do mesmo. É importante frisar que a parceria com a Instituição escolar promoverá condições para uma formação integral dos estudantes do IFCE, uma vez que estes podem vir a se tornarem sujeitos protagonistas de discussões e reflexões no âmbito do campus ( sala de aulas, seminários, debates). Portanto, essa troca de experiências entre estudantes do IFCE e os da Escola Municipal Rachel de Queiroz, durante a execução do projeto em tela, será relevante, para que o processo de conhecimento não se restrinja a natureza técnica e sim na formação cidadã e crítica.
Público Alvo
Estudantes do ensino médio da Escola Municipal Rachel de Queiroz; Estudantes indígenas e negros regularmente matriculados
Objetivo Geral
Analisar a trajetória escolar dos estudantes indígenas e afrodescendentes na escola municipal Rachel de Queiroz, situada em Maracanaú, Ceará.
Objetivo Específico
Realizar discussões acerca das questões raciais no cotidiano escolar dos estudantes indígenas e afrodescendentes da escola Municipal; Verificar quais ações antirracistas são realizadas pela escola Rachel de Queiroz prevista em seu projeto político pedagógico;
Metodologia
1. Planejamento Inicial: 1.1 Reuniões de planejamento da ação inicial 1.1 Inicialmente será apresentado o projeto para a comunidade escolar através de reunião ( ões); 1.2 Será realizado o planejamento das ações a serem executadas no período de vigência do projeto; 1.3 definição de metas e prazos para execução das atividades durante o planejamento inicial. 2. Mapeamento/ Inscrição: 2.1 Realização de mapeamento de estudantes indígenas e negros da escola participante pelo bolsista; 2.2 Traçar o perfil dos estudantes mapeados; 2.3 Inscrição dos estudantes mapeados nas atividades previstas no projeto 3. Execução das Atividades: 3.1 Realização de grupo Focal; 3.2 Definição das temáticas que serão abordadas no grupo focal 3.3 Reuniões sistemáticas entre o coordenador, participantes do projeto e o bolsista 4. Análise dos Dados 4.1 Análise qualitativa dos dados coletados; 4.2 Elaboração de relatório 5. Apresentação dos Resultados 5.1 Reunião com a comunidade escolar para apresentação dos resultados 6. Acompanhamento e Avaliação do público alvo: 6.1 Implementação de mecanismos de acompanhamento contínuo do progresso dos participantes, por meio de feedbacks do bolsista; 6.2 Realização de avaliação final para verificar o alcance dos objetivos estabelecidos e a eficácia das atividades desenvolvidas;