Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Acompanhamento de egressos
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Gestão Institucional
Data de Início:
05/09/2024
Previsão de Fim:
20/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acopiara
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joao Paulo Martins de Almeida
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Joao Paulo Martins de Almeida IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 05/09/2024 20/12/2024
Keydna Maria Vieira Batista IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 05/09/2024 20/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O IFCE - campus Acopiara, com vistas a compreender o seu universo de alunos egressos para também ajustar a oferta de seus cursos com a realidade destes, pretende implementar o Projeto de Acompanhamento de Egressos tendo em vista a inserção de seus ex-alunos no mercado de trabalho, em especial se estes profissionais se encontram ocupados na área de formação dos cursos ofertados pelo campus. Desta maneira, este projeto busca conceber um projeto global de acompanhamento dos estudantes que a Instituição alcança de múltiplas formas, com foco em seus egressos. A relevância do projeto em questão remete à necessidade de auto-avaliação da Instituição em relação à qualidade da formação técnica e tecnológica oferecida, assim como à necessidade de verificação continuada da adequação das matrizes curriculares às demandas sociais e econômicas da região em que se localiza o campus Acopiara, verificando o impacto da formação de seu aluno pela captação do mercado de trabalho local e estadual. Assim, buscar-se-á, por meio dessa pesquisa, identificar o perfil socioeconômico de quem efetivamente teve acesso à instituição, priorizando identificar a atual ocupação profissional dos egressos e, se inseridos no mercado laboral, se tal profissão se articula com a formação recebida. Deste modo, bucar-se-á identificar as expectativas dos alunos para com a matriz curricular ao longo do curso, delineando o perfil do profissional formado pelo IFCE Campus Acopiara, em especial as habilidades e competências fomentadas pela Instituição, tendo como diretriz principal o compilado de dados a partir do acompanhamento de egressos e sua inserção no mundo do trabalho.
Justificativa
1. Colaborar com a formação integral do/a estudante envolvido/a na ação. 2. Proporcionar a ampliação da participação e do envolvimento de estudantes que sejam prioritariamente negros/as, indígenas, mulheres e/ou pessoas com deficiência, filhos/as de agricultores/as, artesãos/ãs e pescadores/as nos processos de seleção de bolsista extensionista. 3. Propiciar o alcance de indicadores dispostos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em relação ao índice de participação de servidores/as na extensão, índice de participação de discentes na extensão e taxa de alcance das ações de extensão.
Público Alvo
O público-alvo será o dos egressos do IFCE - campus Acopiara.
Objetivo Geral
Acompanhar os estudantes egressos do IFCE - campus Acopiara - e sua inserção no mundo do trabalho, mormente se atuam na área em que se formarão, para produzir dados estatísticos que se reflitam na matriz curricular ofertada pelo campus, avaliando, assim, as adequações entre a oferta e a qualidade dos Cursos Superiores e dos Cursos Técnicos oferecidos pelo IFCE-ACO e a demanda quantitativa e qualitativa gerada pela sociedade e pelo mercado de trabalho.
Objetivo Específico
Organizar questionários e acompanhamento de egressos para planejar novas políticas educacionais no campus Acopiara.
Metodologia
A metodologia do projeto ora apresentado se dará com o seguimento das etapas descritas: 1 - Seleção de bolsista para auxiliar a execução do projeto (22/08/2024); 2 - Reunião preliminar com a equipe de execução do projeto (05/09/2024); 3 - Instrumentos de Coleta de Dados: os dados serão coletados por meio de questionários aplicados junto aos egressos dos cursos superiores e técnicos. Os questionários socioeconômicos e os dos discentes serão questionários concebidos de forma fechada, isto é, na forma de questões objetivas formuladas por meio de alternativas, mas também de forma mista, com alternância de questões objetivas com alternativas e questões subjetivas com descrições ou opiniões dos respondentes. Se possível, tentar-se-á utilizar a plataforma Google Forms como forma de otimizar a produção destes formulários, de mais fácil e prático manejo, também sendo utilizado o correio eletrônico como forma de contato com esse alunado (meses de setembro e outubro de 2024); 4 - A análise das expectativas e realidades dos Egressos deverá ser realizada após um (1) ano a um ano e meio(1e ½) após sua graduação, por meio de aplicação de questionários enviados por correio eletrônico. Na hipótese do não retorno do questionário respondido por parte do Egresso, a Instituição entrará em contato por meio de cartas e telefone. Quando estas iniciativas falharem e a amostragem cair para menos de 30% do universo do egresso formados entre um ano (1) e um ano e meio (1 e ½), serão selecionados novos egressos (meses de outubro e novembro de 2024); 5 - Ao final, com os dados compilados a partir do retorno dos egressos, construir um relatório a ser socializado institucionalmente como forma de nortear as ações educacionais da instituição, mormente quanto ao campus Acopiara (dezembro de 2024).