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Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Necessidades educacionais específicas e inclusão: Promovendo Educação e Conscientização em Tabuleiro do Norte
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
04/09/2024
Previsão de Fim:
20/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
120
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Questionário
Reunião
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Áudio
E-mail
Articulações institucionais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Persia Regilda Maia Reboucas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Graca Talia Martins Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 04/09/2024 20/12/2024
Leiliana Reboucas Freire IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/09/2024 20/12/2024
Maria Esmeralda Fernandes de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 04/09/2024 20/12/2024
Milena Freitas Mauricio IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 8 04/09/2024 20/12/2024
Neomisia Maria Leal da Rocha IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 8 04/09/2024 20/12/2024
Persia Regilda Maia Reboucas IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 8 04/09/2024 20/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto intitulado: Ensino Inclusivo no IFCE Tabuleiro do Norte: necessidades educacionais específicas e inclusão, projeto extensionista e integrador, surge a partir das ações do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades educacionais Específicas, este criado pela Resolução 050, de 14 de dezembro de 2015. O projeto ora apresentado, se realizará a partir de intervenções pedagógicas voltadas para à temática da inclusão, com práticas educacionais e metodológicas voltadas para o acompanhamento deste público educacional específico, dando visibilidade às ações do NAPNE, repensando práticas e metodologias educacionais. Voltado para a produção e articulação da extensão com o conhecimento científico, ensino e pesquisa, interagindo e transformando a realidade social a partir de um contexto local.
Justificativa
No atual contexto educacional e social brasileiro, têm-se ampliado as discussões e demandas por um Ensino inclusivo, considerando-se as reformas educacionais ocorridas no Brasil desde a década de 1990 e as demandas dos Movimentos Sociais em prol dos direitos das Pessoas com Deficiência. Reafirmando o compromisso do Estado com a inclusão social e o pleno exercício da cidadania. A Educação é um direito social, como apresentado na Constituição Federal Brasileira de 1988, neste sentido é imperativo a adequação teoria e prática no cotidiano escolar frentes às necessidades educacionais, de um público escolar, cada vez mais heterogêneo, advindos de diversos grupos sociais. Entre eles destacando-se o das Pessoas com Deficiências (PCDs), que cursam, ou cursaram a Educação Básica em Tabuleiro do Norte e possuem necessidades educacionais específicas. Refletindo sobre estas experiências educacionais para este grupo social, no contexto local, analisando estes processos educativos e experiências exitosas na educação básica da região. Fortalecendo os estudos sobre esta temática, ouvindo os diversos atores e estratégias que têm sido desenvolvidas neste contexto educacional.
Público Alvo
O público externo beneficiado será estudantes externos de escolas públicas do município de Tabuleiro do Norte, escolas estaduais e professores da rede pública local.
Objetivo Geral
Analisar as experiências educacionais de Pessoas com Deficiência na educação básica do Município de Tabuleiro do Norte, ouvindo diversos atores envolvidos neste processo educacional, com suas experiências no contexto educacional local.
Objetivo Específico
1. Fomentar discussões acerca de uma Educação Inclusiva. 2. Realizar o levantamento de discentes com deficiência da educação básica do município de Tabuleiro do Norte através da aplicação de questionário.. 3. Refletir sobre os processos educativos de Pessoas com Deficiência em Tabuleiro do Norte.
Metodologia
Para execução do presente projeto serão realizados, oficinas, grupos de estudos e palestras, como descrevemos abaixo. O acompanhamento se dará por meio de reuniões de planejamento e para avaliar a etapa. A mobilização dos participantes externos se dará por meio de divulgação nas escolas. 1. Realização de Oficinas sobre Diversidade e Educação Objetivo:Promover discussões e reflexões sobre a importância da diversidade no ambiente educacional, abordando práticas pedagógicas inclusivas e estratégias para atender às necessidades educacionais específicas dos alunos. Caracterização: As oficinas de capacitação serão realizadas por profissionais da área, com objetivo de tratar de temas como TDHA, Autismo, adaptações de materiais em sala de aula para pessoas com deficiência, entre outros. O público alvo é professores do município de Tabuleiro do Norte que atuam na educação do município. A avaliação será realizada por meio de frequência e participação. Cronograma: As oficinas serão realizadas quinzenalmente ao longo do projeto, com uma duração de 2 horas por sessão. 2. Realização de Cine-Debate do NAPNE Objetivo: Utilizar filmes e documentários para estimular o debate e a conscientização sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas. Caracterização/Etapas Seleção de Filmes/Documentários: Escolha de obras audiovisuais que abordam temas relacionados à deficiência, inclusão social e educação inclusiva. Sessões de Exibição: Exibição dos filmes/documentários em sessões abertas ao público, seguidas por debates moderados por membros do NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas). Debate e Reflexão: Após cada exibição, haverá uma roda de conversa onde os participantes poderão discutir suas percepções, tirar dúvidas e refletir sobre as questões levantadas pelo filme. Atividades Complementares: Em alguns casos, poderão ser realizadas dinâmicas ou oficinas complementares que se conectem com os temas abordados nos filmes. O público alvo seriam estudantes das escolas municipais e estaduais de Tabuleiro do Norte. Cronograma: O cine-debate ocorrerá mensalmente, com eventos programados para o final de cada mês. 3. Realização da Semana de Conscientização da Luta da Pessoa com Deficiência (20 e 21 de Setembro) Objetivo: Promover a conscientização sobre os direitos e desafios enfrentados por pessoas com deficiência, e destacar a importância da inclusão no ambiente educacional e na sociedade. Atividades: Palestras: Durante os dois dias, serão realizadas palestras com especialistas, ativistas e pessoas com deficiência, abordando temas como acessibilidade, legislação, e histórias de superação. Atividades Práticas: Sessões de sensibilização onde os participantes poderão vivenciar desafios enfrentados por pessoas com deficiência, como percursos com vendas nos olhos ou simulações de dificuldades motoras. O público alvo dessas ações é toda a comunidade de Tabuleiro do Norte e região. Cronograma: As atividades serão distribuídas ao longo dos dias 20 e 21 de setembro, com programação detalhada previamente divulgada. 4. Produção de Artigo/Relatório Final Objetivo: Realizar pesquisa para saber quantidade de estudantes com TDHA e Autismo nas escolas da região e saber como é feito o acompanhamento do mesmo. Além disso, documentar as atividades realizadas durante o projeto, refletindo sobre os avanços e desafios na construção de um ensino inclusivo no IFCE, Campus de Tabuleiro do Norte. Nesta etapa, também será realizado uma avaliação geral do projeto. Cronograma: A produção do artigo/relatório será realizada na fase final do projeto, com conclusão prevista um mês após a Semana de Conscientização.