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Campus:
CAMPUS UMIRIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Programa Estágio/ Jovem Aprendiz
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Apoio à Gestão de Redes de Educação Públicas
Data de Início:
04/09/2024
Previsão de Fim:
03/03/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Programa Jovem Aprendiz
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Umirim
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Emanuelle Sales Cavalcante
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Emanuelle Sales Cavalcante IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/09/2024 03/03/2025
Emiliano da Silva Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 09/09/2024 30/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto visa integrar alunos e jovens em formação superior ao Estágio/ Programa Jovem Aprendiz, permitindo aplicar conhecimentos acadêmicos e adquirir novas competências.
Justificativa
O IFCE reconhece que a aprendizagem é um processo contínuo, especialmente quando o aluno tem a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em um contexto prático. O estágio e as atividades relacionadas ao Programa Jovem Aprendiz oferecem ao discente um espaço para desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho, como a tomada de decisão, a resolução de problemas e a adaptação à rotina acadêmica da instituição. Para o discente, o projeto é uma oportunidade de consolidar sua formação acadêmica, integrando teoria e prática. Ao atuar diretamente nas atividades de planejamento de ações relacionadas ao estágio, tornando-se um profissional mais qualificado e preparado para o mercado. Para a instituição, ao inserir os discentes nas atividades práticas de estágio, reafirma seu compromisso com a educação técnica e tecnológica e com o desenvolvimento de profissionais preparados para contribuir de maneira significativa na sociedade.
Público Alvo
Discentes de outras instituições
Objetivo Geral
Complementar a formação superior através das práticas relacionadas ao estágio obrigatório e não-obrigatório no campus.
Objetivo Específico
a) Auxiliar as demandas do estágio obrigatório e não-obrigatório; b) Identificar o perfil sócio-econômico do estagiário para políticas posteriores; c) Realizar palestras sobre o mundo do trabalho a partir dos estágios; d) Organizar eventos relacionados ao estágio;
Metodologia
O projeto será dividido em três etapas: 1. Planejamentos das ações que serão executadas durante o período de estágio; 2. Realizar questionários sócio-econômicos e palestras sobre o estágio; 3. Avaliação das ações desenvolvidas através da coleta de feedback dos envolvidos nas atividades (estagiários e discentes, prioritariamente), identificando pontos fortes e áreas de melhoria; documentar as atividades realizadas e preparar um relatório final detalhando o impacto do projeto na formação e qualidade dos serviços oferecidos.