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Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Conecta Estágio
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
16/09/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Estágio
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itapipoca
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
George de Almeida Pessoa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
George de Almeida Pessoa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 16/09/2024 31/12/2024
Jose Joel Monteiro Pinto IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 16/09/2024 31/12/2024
Levi Reorison Madeira Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/11/2024 31/12/2024
Lia Raquel Monteiro Santos Venturieri IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/09/2024 31/12/2024
Maria Sabrina Evangelista de Aguiar IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 16/09/2024 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Conecta Estágio está relacionado à atuação do Programa de Estágio do IFCE campus Itapipoca, com fomento (bolsa discente) contemplada pelo Edital 01/2024 – ASS-PROEXT/PROEXT/REITORIA-IFCE. O projeto tem como principal ação a promoção do diálogo entre o IFCE campus Itapipoca e a comunidade econômica local, visando o levantamento e divulgação de oportunidades no mercado de trabalho, a partir de ações que envolvem a prospecção de tais oportunidades, favorecendo a economia local e discentes do IFCE campus Itapipoca. Desta forma, é a partir de ações que visem identificar demandas e estreitar parcerias de estágio aos diversos cursos do campus de Itapipoca, com o compartilhamento de tais experiências, que este projeto está apoiado.
Justificativa
Conforme artigo 1º da Lei 11788/2008, o estágio está definido como um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”. A Resolução CONSUP/IFCE 108/2023 define quatro objetivos que orienta o estágio supervisionado, buscando orientar seu lugar nos cursos do IFCE. São eles: I - o aprendizado de competências próprias da atividade profissional; II - a contextualização curricular; III - a preparação para o trabalho produtivo; e IV - desenvolvimento do educando para o trabalho e a vida cidadã. Desta forma, atribui-se importância fundamental do estágio no processo de formação pessoal e profissional do discente para atuação no mercado de trabalho. Contudo, na mesma resolução, é definido duas formas de estágio supervisionado: obrigatório e não obrigatório. No Art. 5º, considera-se como estágio obrigatório “aquele definido no projeto pedagógico do curso como tal, e a realização de carga horária mínima, prevista na matriz curricular, é requisito indispensável para aprovação e obtenção de diploma.” No Art. 6º, considera-se como estágio supervisionado não obrigatório “aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso. Desta forma, poderá existir cursos regidos pela resolução dos quais o estágio não configura-se como disciplina obrigatória na matriz curricular, apesar de já exposto sua importância para a formação e desenvolvimento profissional do discente. Assim, tal projeto terá como um dos focos identificar esses PPCs nos cursos inseridos no campus de Itapipoca, e realizar o levantamento das opções de estágio para tais cursos, expandindo possibilidades para atuação discente no mercado de trabalho. Ainda, identificando a necessidade de ampliação de parcerias do IFCE com as diversas organizações, sejam elas públicas ou privadas, para ampliação de oportunidades e inserção discente no mundo de trabalho, tal projeto pretende-se alinhar tanto a missão do IFCE (Tema Estratégico 13 e 16) como aos objetivos pretendidos (Objetivo Estratégico 2 e 4) do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFCE 2024-2028. Portanto, através de ações de tal projeto pretende promover o diálogo com diferentes instituições do contexto local, objetivando a ampliação de oportunidades aos discentes dos diferentes cursos do IFCE campus Itapipoca, contribuindo assim para a formação profissional e cidadã dos discentes, assim como também do desenvolvimento da região.
Público Alvo
Diferentes instituições interessadas em parceria com o IFCE para concessão de estágio;
Objetivo Geral
Ampliar oportunidades de aprendizado e atuação no mercado profissional através de parcerias entre instituições públicas ou privadas e o IFCE campus Itapipoca.
Objetivo Específico
Identificar demandas de estágio para os discentes dos diferentes cursos do IFCE campus Itapipoca; Pesquisar e identificar instituições que atendam aos requisitos de concessão de estágio para realização de parcerias; Divulgar às instituições as demandas de estágio do IFCE campus Itapipoca e suas informações pertinentes; Localizar e divulgar oportunidades de estágio nas empresas identificadas; Estabelecer parcerias para a realização de estágios; Contribuir para a promoção do estágio supervisionado através do compartilhamento de informações e saberes pertinentes. Proporcionar a ampliação da formação, pessoal e profissional, aos discentes do campus.
Metodologia
A gestão de projetos e o design thinking darão suporte enquanto métodos para desenvolvimento deste projeto. O primeiro consiste na “aplicação de conhecimento, de habilidades, de ferramentas e técnicas a uma ampla gama de atividades para atender aos requisitos de um determinado projeto.” (PMI citado por Cândido [et al.], p. 12, 2012). O segundo consiste em “uma abordagem focada no ser humano que vê na multidisciplinaridade, colaboração e tangibilização de pensamentos e processos, caminhos que levam a soluções inovadoras para negócios.” (Vianna [et al]., 2012) Durante todo o desenvolvimento do projeto serão realizados encontros semanais de planejamento, para alinhamento, avaliação e revisão das etapas desenvolvidas. Tais encontros terão finalidade de monitoramento visando o desenvolvimento e incremento das ações de cada etapa de forma ágil, podendo serem desenvolvidas de forma sobrepostas, ou seja, não compartimentadas. Cada etapa não deverá exceder mais que 4 semanas, com intuito de cumprir o prazo estabelecido para o desenvolvimento do presente projeto. Sendo assim, o projeto será desenvolvido em diferentes etapas, dos quais: 1) Prospecção das demandas de estágio nos cursos do IFCE campus Itapipoca. Inicialmente, identificação do estágio supervisionado nas matrizes curriculares nos diferentes cursos do IFCE campus Itapipoca, para após esse levantamento inicial, identificação das demandas de estágio que não estão inseridas nas matrizes curriculares dos cursos. Para esse segundo momento, será agendado individualmente com cada coordenador de curso, entrevista para levantamento de informações sobre o perfil de estágio nos referidos cursos. Através de entrevista semi-estruturada, deverá ser levantado informações referentes à carga horária do estágio (obrigatória ou não) prevista na matriz, estágio não previsto na matriz mas que seja pertinente à atuação profissional do discente, semestre para exercício do estágio e número de estagiários por semestre, separados anualmente, dentro de um prazo até 3 anos. Outras informações deverão ser coletadas durante a entrevista, que sejam relevantes ao estágio. Entrega da etapa: banco de dados de demanda de estágio nos cursos do IFCE campus Itapipoca regidos pela Resolução 108/2023. 2) Prospecção e parceria de oportunidades de estágio. Primeiramente será realizado um levantamento das instituições que ofertam, ou já ofertaram, parcerias de estágio para o IFCE campus Itapipoca, através da colaboração dos coordenadores de curso, orientadores de estágio e do setor específico e posterior levantamento das instituições que atendam aos requisitos de concessão de estágio para realização de parcerias. Em seguida, será realizado contato com tais instituições identificadas como potenciais parceiras para concessão de estágio. Daquelas que manifestarem interesse em parceria de estágio, serão agendadas visitas presenciais para formalização dos documentos. Entrega da etapa: catálogo de concedentes e oportunidades de estágio de abrangência anual (anuário). 3) Cartilha de estágio. Elaboração de documento com informações relevantes contidas em Lei 11788/2008 e Resolução CONSUP/IFCE 108/2023 que norteiam o estágio, a fim de tornar suas informações mais acessíveis. Além disso, tal documento conterá as oportunidades levantadas nas etapas anteriores, além de outras informações relevantes no processo de estágio, gerais e específicas para cada curso. Entrega da etapa: Distribuição de Cartilha Virtual do estágio IFCE campus Itapipoca, podendo ser destinado cópias impressas à cada coordenação 4) Como etapa final, deverá ser apresentado em encontro pedagógico do campus, o compartilhamento das experiências (exitosas, desafios e perspectivas) e resultados acerca desse projeto de estágio no IFCE, campus Itapipoca.