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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Laboratório de Ensino de Matemática Itinerante
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
09/09/2024
Previsão de Fim:
09/08/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Relatório
Frequência
Seminário
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Folder
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ana Claudia Mendonca Pinheiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alessandra Senes Marins Universidade Estadual Vale do Acaraú Integrante Sem vínculo Não 2 09/09/2024 09/08/2025
Ana Caroline Nascimento Gonçalves Universidade Estadual Vale do Acaraú Integrante Sem vínculo Não 5 09/09/2024 09/08/2025
Ana Claudia Mendonca Pinheiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 09/09/2024 09/08/2025
Ana Gizele da Conceição Souza Universidade Estadual Vale do Acaraú Integrante Sem vínculo Não 5 09/09/2024 09/08/2025
Antonia Rayra Magalhaes de Paiva IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 09/09/2024 09/08/2025
Benedito Vitor de Moraes Mouta IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 09/09/2024 09/08/2025
Carla Beatriz Lima Gonçalves Universidade Estadual Vale do Acaraú Integrante Sem vínculo Não 5 09/09/2024 09/08/2025
Eva Soraia Moura Rodrigues Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA Integrante Sem vínculo Não 5 13/09/2024 09/08/2025
Eyshila Alves de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 09/09/2024 09/08/2025
Francisca Cláudia Fernandes Fontenele Universidade Estadual Vale do Acaraú Integrante Sem vínculo Não 3 09/09/2024 09/08/2025
Jose Alex Sousa de Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 09/09/2024 09/08/2025
Karla Érika Sousa Oliveira Universidade Estadual Vale do Acaraú Integrante Sem vínculo Não 5 09/09/2024 09/08/2025
Maria Eduarda Rodrigues da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 09/09/2024 09/08/2025
Marilia Duarte Guimaraes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/09/2024 09/08/2025
Roberto da Silva Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/09/2024 09/08/2025
Vitória da Silva Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú Integrante Sem vínculo Não 5 09/09/2024 09/08/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Universidade Estadual Vale do Acaraú Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada lançado pelo MEC em 2023, apresenta como resultado que 80% das crianças cearenses alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Inep para o 2° ano do ensino fundamental, calculado a partir do alinhamento nacional dos dados consolidados pelas avaliações aplicadas nos estados para o referido ano. Com esse resultado, o Ceará tornou-se o único estado brasileiro a ter mais de 80% das crianças alfabetizadas na idade certa, ou seja, sabendo ler e escrever ao final do 2º ano do ensino fundamental. Mas ainda é necessário estender esses resultados para a alfabetização matemática nas séries iniciais. O Projeto Laboratório de Ensino de Matemática Itinerante é uma atividade extensionista pensada em promover ações com alunos da Licenciatura em Matemática do IFCE Campus Sobral, de forma integrada com o Laboratório de Matemática e Ensino (LabMat), para oferecer oficinas pedagógicas nas escolas rurais de ensino fundamental com recurso didático manipulativo e metodologia diferenciada. O Projeto já acontece desde 2023 em parceria com o Laboratório de Matemática da Universidade Vale do Acaraú (UVA), integrando os alunos dessas licenciaturas em atividades nas escolas rurais de forma a integrar teoria e prática. Na segunda versão, pretende-se consolidar a metodologia de oficinas pedagógicas, bem como, ampliar as atividades de modo a abranger outros conteúdos e materiais.
Justificativa
Discussões sobre mudanças significativas no ensino da Matemática têm surgido desde a década de 1990 motivadas por resultados de pesquisas nacionais e internacionais como as do SAEB, SPAECE e PISA, que mostram que alunos do Ensino Fundamental e Médio apresentam um desempenho insuficiente em tarefas matemáticas. Segundo Carmen Guerreiro, em seu artigo – Experimentar é importante para o aprendizado – o experimentar como forma mais eficiente de aprendizado não é uma ideia nova, mas uma ação que nossos antepassados já realizavam e desenvolveram técnicas de sobrevivência basicamente por meio de tentativa e erro através dos séculos. Nesse estudo a autora questiona – Por que então a educação formal se afastou tanto da experimentação, deixando essa forma de aprendizado como coadjuvante ou opcional, no processo de ensino-aprendizagem? A percepção da relação do uso do material didático manipulativo com as habilidades orientadas na BNCC para o ensino de conteúdos matemáticos no ensino fundamental é vista ao nível do uso do recurso sem destaque para uma concepção de laboratório de matemática. O processo didático da inserção do material didático no momento da aula não se constitui numa proposta organizada para uma mudança de postura do trabalho docente. Reconhecendo a importância do Laboratório de Ensino de Matemática Itinerante, como um processo que envolve aplicação de metodologia, desenvolvimento de material manipulativo, aprofundamento teórico, produção de escrita acadêmica, reconhecemos sua potencialidade para a formação inicial do professor de matemática e o desenvolvimento das habilidades propostas na BNCC.
Público Alvo
Alunos de escolas públicas, outras IES, etc.
Objetivo Geral
Explorar possibilidades de disseminação do aspecto lúdico da matemática junto à comunidade escolar, ensejando o estímulo ao desenvolvimento da curiosidade e do raciocínio matemático de estudantes da Educação Básica.
Objetivo Específico
(1) Identificar recursos didáticos disponíveis no Laboratório de Ensino de Matemática (LabMat) do IFCE Sobral evidenciando suas possibilidades de produção a baixo custo e uso na educação básica; (2) Conhecer metodologias que integrem o uso de material didático manipulativo para favorecer a manifestação do raciocínio matemático pelo estudante; (3) Confeccionar material didático manipulativo com recurso a baixo custo para utilização nas atividades na escola; (4) Descrever as ações extensionistas na escola com o uso de recurso didático manipulativo e metodologia diferenciadas.
Metodologia
Ante a necessidade de conhecer recursos didáticos e/ou digitais para desenvolver materiais e oficinas pedagógicas para trabalhar conteúdos matemáticos do ensino fundamental com potencialidades de aplicação de atividades experimentais com o laboratório de matemática de forma itinerante e para desenvolver as competências e habilidades orientadas na BNCC, visando o desenvolvimento do objetivo desse trabalho, tomamos alguns elementos fundamentais para a definição da metodologia. A proposta metodológica para esse trabalho será desenvolvida fundamentada na Metodologia das Oficinas Pedagógicas, na Pesquisa Bibliográfica e na Pesquisa Participante. Para a formação do licenciando e dos professores envolvidos no estudo de materiais e metodologias de ensino serão realizados estudos sistemáticos de forma presencial e remoto com as temáticas elegidas em avaliação diagnóstica pela equipe de professores envolvida nesse projeto IFCE-UVA. Os conteúdos programáticos serão abordados nos encontros sistemáticos presenciais e remotos com leituras dinâmicas e/ou aulas expositivo-dialogadas, por meio da tendência metodológica de resolução de problemas no ambiente do Laboratório de Ensino de Matemática (LabMat) e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) denominado Google Classroom (disponível em: https://classroom.google.com) com auxílio das ferramentas síncronas e assíncronas no qual servirá de auxílio na comunicação e interação entre professores e alunos. A organização dos ambientes terá como orientação o Plano de Trabalho deste Curso com disponibilidade de material digital, vídeos aulas, apresentações em slides e chats online. Adicionalmente, serão realizados pesquisa bibliográfica acerca de materiais e metodologias de ensino para subsidiar os planejamentos das oficinas pedagógicas pelos participantes com acompanhamento dos professores do IFCE-UVA e dos professores parceiros das Escolas. As oficinas serão realizadas nas Escolas participantes com acompanhamento do professor da Escola e da equipe desse projeto com a metodologia das Oficinas Pedagógicas. A quantidade de oficinas vai depender da disponibilidade da Escola, mas nunca inferior a uma oficina por mês. O material será de produção própria dos licenciandos e/ou de disponibilidade da Escola. Os licenciandos envolvidos serão acompanhados pelo professor da Escola durante a realização da oficina. Para realizar esse estudo, tomamos como base a pesquisa qualitativa de cunho exploratório. As pesquisas Exploratórias objetivam o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições, com o planejamento flexível, de modo que possibilita a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado (GIL, 2002). Considerando essas características, optamos pela realização de um levantamento bibliográfico nos livros didáticos sinalizados na primeira etapa. O bolsista deverá dedicar 05 (cinco) horas semanais para a realização deste projeto, carga-horária distribuída entre encontro sistemático de estudos mensais, cumprimento das ações previstas no cronograma, com vistas a atender a proposta apresentada de oficinas na Escola e um período semanal de encontro com os professores orientadores IFCE-UVA, totalizando 20 (vinte) horas mensais. Esse projeto conta com a participação de 5 (cinco) bolsistas voluntários, licenciandos do Curso de Matemática, 3 (três) professores de Dedicação Exclusiva do IFCE, e 5 (cinco) bolsistas voluntários, licenciandos do Curso de Matemática, 2 (dois) professores de Dedicação Exclusiva da UVA. Serão atendidas 10 Escolas da região de Sobral em zonas rurais de forma voluntária e parceira. A quantidade de alunos beneficiados serão aproximadamente 120 pessoas. Serão realizadas avaliações das oficinas, registros sistemáticos das ações, levantamentos e produções acadêmicas com base nas observações participantes dos sujeitos envolvidos diretamente, e publicados nos encontros acadêmicos do IFCE-UVA.