Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE MARACANAÚ
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
06/09/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maracanaú
Formas de Avaliação:
Participação
Seminário
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Redes sociais
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Lucelia Fernandes de Almeida Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Alexandre Castro Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 06/09/2024 31/12/2024
Lucelia Fernandes de Almeida Lima IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Sim 12 16/09/2024 31/12/2024
Rafaely Alcantara da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 06/09/2024 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A inclusão é fundamental para promover a equidade e o desenvolvimento da sociedade. É essencial que os educadores sejam informados sobre as necessidades educacionais e específicas das pessoas com deficiência, para oferecer suporte adequado aos estudantes durante as situações diárias na sala de aula. Isso requer que todos os professores sejam devidamente capacitados e adquiram conhecimentos e habilidades necessárias.
Justificativa
A partir da Lei de acessibilidade, nº 13.146 “É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação”, qualquer forma de discriminação, preconceito e falta de acessibilidade em espaços públicos e privados é inconstitucional pessoas com deficiência são a assegurados por lei o direito de se sentir confortável, acolhida e bem vindas onde queiram frequentar, logo redes de ensino que são o alicerce para o crescimento de um cidadão, além de educar conteúdos didáticos, a base da ética o respeito, a empatia para os pequenos/grandes cidadãos, a falta de recepção de certos grupos nessa comunidade se torna um problema público social. Ainda no Estatuto da Pessoa com Deficiência a 13.146 de 2015 é assegurado que existam “tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”. Observa-se um alto aumento das taxas de crianças com alguma deficiência matriculadas em escolas brasileiras o aumento de acordo com o censo entre 2017 e 2018 foi de aproximadamente 10,8% de alunos matriculados, contudo é preocupante o número de evasão escolar desse grupo em 2017 com a diferença entre os matriculados nos primeiros anos da educação básica e dos últimos anos temos uma porcentagem de -34,9%, a taxa representa um grande índice de evasão escolar de PCD. De acordo com o censo feito pelo Plano CDE, Fundação Lemann, Itaú Social e Banco Interamericano de Desenvolvimento segundo a percepção dos responsáveis, os estudantes com deficiência(28%) têm mais risco de desistir da escola do que seus pares sem deficiência(19%). Os motivos para tanto são por não conseguirem acompanhar as atividades (31%) ou não se sentirem acolhidos na escola (25%). É elementar que se leve em consideração o decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, que faz a entender que “ O atendimento educacional especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família para garantir pleno acesso e participação dos estudantes, atender às necessidades específicas das pessoas público-alvo da educação especial, e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.” Outro ponto a ressaltar é que muitas vezes, salas, laboratórios, não tem a acessibilidade adequada para pessoas com deficiências, frequentemente muitas pessoas com alguma impossibilidade deixam de acompanhar práticas ou trabalhos nas áreas de análises biológicas, químicas, físicas e computacional porque esses espaços não são adequados para recebê-las, o direito do aluno com necessidades educativas especiais e de todos os cidadãos à educação é um direito constitucional. A garantia de uma educação de qualidade para todos implica, dentre outros fatores, um redimensionamento da escola no que consiste não somente na aceitação, mas também na valorização das diferenças, como cita a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no 9.394/96 “é dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”, como Rocha e Miranda (2009) lembram que a inclusão é um fator importante para a equidade e desenvolvimento da sociedade hoje, requer educadores Informados sobre as necessidades sobre os processos educacionais e necessidades específicas das pessoas com deficiência. É essencial que todos os professores, servidores a comunidade de docência sejam devidamente capacitados para adquirir conhecimentos e habilidades necessárias a fim de oferecer suporte adequado aos estudantes com deficiência durante as situações diárias na sala de aula.
Público Alvo
Rede de ensino municipal, estadual de Maracanaú, sendo destinadas ao ensino fundamental, médio e educação para jovens e adultos (EJA), das escolas EEEP Maria Carmem Vieira Moreira, EEM Liceu Prof. Francisco Oscar Rodrigues, Centro Municipal De Educação Profissional Eneida Soares Pessoa, um principal público ao é a comunidade acadêmica, mas também será ministradas para os alunos das escolas, com um conteúdo intuitivo e didático para esses dois públicos alvos, com intuito que não fique somente nas escolas que participaram do projeto, mas que seja absorvidas e executadas por as escolas de Maracanaú, com objetivo se trazer inclusão, acessibilidade, diversidade para crianças, jovens e adultos.
Objetivo Geral
Aperfeiçoar o estudo e iniciativas sobre Tecnologias Assistivas da grade docente das escolas municipais, estaduais adjacente de Maracanaú.
Objetivo Específico
Melhorar a acessibilidade para pessoas com necessidades específicas; Instrução do corpo docente para melhorar o ensino de PCDs. Proporcionar conforto e inclusão a pessoas com necessidades específicas.
Metodologia
Com o conhecimento aplicado de leitura, conversas e estudos esperamos obter uma base de como as escolas trabalham, cada uma com sua singularidade com cada tipo de deficiência, contactaremos diretores e secretarias para conseguir esses dados, a partir deles iniciaremos o projeto e executaremos, o mais singular o possível para cada escola ter um melhor desempenho nos resultados esperados. Iniciando o projeto com os levantes bibliográficos e estudos de casos específicos para cada rede de ensino onde será realizado o projeto, para que tenha um melhor aproveitamento de cada escola, profissional e alunos; esse estudo de caso se trata de levantamentos de quantos alunos estão matriculados na rede de ensino que tem alguma necessidade, se esses alunos são devidamente assistido pelos docente, se os alunos já se sentiram desassistidos pela a rede de ensino ou grupo pedagógico, e o seu posicionamento se é positivo ou negativo em relação o auxílio dos docentes. Com todo o estudo de caso, material bibliográfico começarem as palestras e minicursos para as escolas, o público alvo será os professores, no entanto almejamos também alcançar alunos, servidores, pais e a comunidade em geral, para que o conhecimento aplicado e passado não fique preso numa só escola, mas consiga alcançar demais escolas de Maracanaú e regiões próximas. Faremos uma logística para a visitação das escolas e palestras junto com a direção das mesmas para quê, não atrapalhe a grade horária e conteúdos aos alunos, priorizamos a qualidade de educação, e responsabilidade com os demais, pois professores seguem um planejamento de aulas, buscando não os atrapalhar. Faremos as palestras e apresentaremos trabalhos no turno que a escola disponibilizar, mas optaremos no contra turno da tarde. Queremos trazer as escolas também para o Campus IFCE Maracanaú para prestigiar os docentes que tiveram melhores resultados as aplicações de tecnologia assistivas ao seu método de ensino, consoante a isso os alunos das escolas participaram de eventos, palestras, mini cursos, oficinas, ofertadas pelo o IFCE Maracanaú no IFCE Inclusivo que acontece na Semana de Integração Científica (SIC), em novembro. Finalizando o projeto de extensão faremos últimas visitas para se conhecer como o projeto impactou a comunidade acadêmica, se trouxe solução e novos aprendizados e se foram colocados em prática, com os resultados apurados finalizaremos a pesquisa e concluiremos o projeto de extensão.