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Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Desmistificando o TDAH
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
06/09/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Luciana Barbosa da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Benedito Pereira da Nobrega Silva Júnior IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 06/09/2024 31/12/2024
Julia Jensen Didonet IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/09/2024 31/12/2024
Luciana Barbosa da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/09/2024 31/12/2024
Tatiane de Moura Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 06/09/2024 31/12/2024
Thais Oliveira Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 06/09/2024 06/09/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Nas últimas décadas a temática inclusão tem sido bastante difundida, promovendo discussões, estudos, criação de legislações e de políticas públicas. Contudo, percebe-se ainda a necessidade de difusão de conhecimentos e de ações para que a inclusão possa efetivamente acontecer. No âmbito escolar, o número de estudantes com necessidades específicas vem aumentando e entre esses estão os que apresentam o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção - ABDA “é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade” (ABDA, 2024). A Lei Nº 14.254, de 30 de novembro de 2021, em seu artigo 2º dispõe que as escolas da educação básica independente da rede (pública ou privada), juntamente com o apoio da família e dos serviços de saúde, devem garantir o cuidado e a proteção ao educando com TDAH com vistas ao seu pleno desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, com auxílio das redes de proteção social existentes no território, de natureza governamental ou não governamental. Desse modo as ações desse projeto visam contribuir para que conhecimentos sobre TDAH sejam disseminados para estudantes, seus familiares e docentes, bem como ferramentas que possam auxiliar em suas rotinas diárias.
Justificativa
Dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção - ABDA, revelam que o número de casos de TDAH variam entre 5% e 8% a nível mundial, o que é um número bastante significativo. O NAPNE estabelece entre suas finalidades contribuir para o acesso, a permanência e o êxito educacional de alunos com necessidades educacionais específicas, assim com este projeto o NAPNE Campus Jaguaribe busca o desenvolvimento de ações e difusão de conhecimentos que colaborem para uma efetiva inclusão de estudantes com TDAH.
Público Alvo
Estudantes da rede municipal com e sem TDAH, familiares e docentes
Objetivo Geral
Promover o diálogo sobre o TDAH com estudantes, docentes e familiares e discutir o uso de ferramentas que facilitem o aprendizado e inclusão dos estudantes com TDAH
Objetivo Específico
1- Fortalecer a atuação Napne Campus Jaguaribe em relação a tríade: ensino, pesquisa e extensão, com vistas à educação inclusiva; 2- Estabelecer vínculos com entidades e instituições educacionais do município de Jaguaribe; 3- Colaborar com a formação dos estudantes envolvidos no projeto de extensão, considerando a importância da compreensão dos processos inclusivos; 4- Apresentar aspectos do TDAH para os diferentes públicos envolvidos no projeto visando aumentar o conhecimento sobre o transtorno; 5- Divulgar ferramentas para estudantes e docentes que facilitem a adaptação de sujeitos com TDAH; 6- Contribuir para a ampliação da compreensão das famílias sobre o transtorno.
Metodologia
A metodologia do projeto será composta das seguintes fases: definição do campo de atuação, planejamento, execução, acompanhamento e avaliação. Na fase de definição do campo de atuação serão visitadas de duas a quatro escolas de Jaguaribe do Ensino Fundamental e Médio com o intuito de estabelecer parcerias e avaliar o interesse das escolas na temática. A fase de planejamento será concomitante à fase um, na qual serão discutidas as abordagens metodológicas aplicadas nas palestras e os recursos didáticos necessários por meio de reuniões semanais com o estudante extensionista. O planejamento é baseado em duas abordagens distintas: palestras para apresentar os aspectos do TDAH com o objetivo de aumentar o conhecimento acerca do tema. Cada grupo contemplado no projeto será trabalho separadamente, possibilitando a adaptação da linguagem e das estratégias didáticas utilizadas. A segunda abordagem visa apresentar ferramentas voltadas para estudantes e docentes que possibilitem melhor adaptação dos sujeitos com TDAH na sociedade. Na fase de execução serão feitas palestras e rodas de discussão pautadas em metodologias ativas, reconhecendo o protagonismo desses sujeitos na elaboração do conhecimento alvo, por isso a necessidade de se trabalharem os grupos separadamente. Serão propostos diálogos e rodas de conversa sobre características, dificuldades, experiências de vida e superações vividas pelos sujeitos, vivências alinhadas às práticas escolares, estudos de caso, discussões a partir de vídeos curtos, entre outros. A fase de acompanhamento visa auxiliar o extensionista na execução do projeto com constante diálogo com a coordenadora. Também serão produzidos relatórios quinzenais e um portfólio. A fase de avaliação será feita de forma contínua por meio dos diálogos e relatórios quinzenais assim como por questionários que serão aplicados ao público-alvo ao final do projeto.