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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto EmbarcaTech
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologia da Informação
Data de Início:
12/09/2024
Previsão de Fim:
31/03/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
2000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Testes Objetivos
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Mala direta
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Antonio de Barros Serra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio de Barros Serra IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 12/09/2024 30/01/2026
Jorge Luiz Wattes Oliveira Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/09/2024 07/03/2026
Otavio Alcantara de Lima Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/09/2024 07/03/2026
Pedro Klecius Farias Cardoso IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/09/2024 07/03/2026
Tiago dos Santos Facanha IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/09/2024 07/03/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O desenvolvimento tecnológico tem se mostrado essencial para o crescimento econômico e social em diversas regiões do mundo, incluindo o Brasil. Os sistemas embarcados destacam-se como uma força motriz para a inovação em setores estratégicos, como as indústrias automobilística, aeroespacial, de telecomunicações e de dispositivos médicos. Integrados em dispositivos que realizam funções específicas, esses sistemas oferecem alto desempenho e eficiência energética, sendo fundamentais para a evolução da Indústria 4.0 (Tanenbaum e Austin, 2012). O ensino a distância (EAD) tem se consolidado como uma modalidade essencial para a disseminação do conhecimento técnico em larga escala. No Brasil, a adoção do EAD é uma estratégia chave para superar barreiras geográficas e econômicas, ampliando o acesso a cursos especializados em áreas de alta demanda, como sistemas embarcados (Moran, 2015). Ao preparar profissionais capacitados para atuar em setores estratégicos, o Projeto EmbarcaTech não apenas contribui para o desenvolvimento econômico sustentável, mas também para a competitividade da indústria brasileira no cenário global (Schwab, 2016). Como um Programas e Projetos Prioritários de Interesse Nacional (PPI), o EmbarcaTech se posiciona como uma iniciativa estratégica para fortalecer a infraestrutura tecnológica do país, respondendo à crescente necessidade de profissionais qualificados.
Justificativa
Os sistemas embarcados são fundamentais para a competitividade na era da Indústria 4.0, atuando como o "cérebro" dos dispositivos inteligentes e viabilizando automação avançada, coleta de dados em tempo real e comunicação eficiente entre sistemas. Esses elementos são essenciais para o desenvolvimento de produtos inovadores, especialmente em setores como eletrônica automotiva, gerenciamento de energia e infraestrutura de veículos elétricos, onde a demanda por soluções embarcadas cresce rapidamente (Lee e Seshia, 2017; GRAND VIEW RESEARCH, 2023). Apesar do alto custo de fabricação e da complexidade dos sistemas embarcados, a demanda por esses profissionais continua a superar a oferta, criando desafios significativos para a inovação e o desenvolvimento tecnológico (Yellin, 2023). A crescente necessidade de especialistas qualificados em hardware, software e engenharia elétrica é agravada pela escassez desses profissionais no mercado. Neste contexto, a criação de um projeto de capacitação em sistemas embarcados, especialmente no formato de ensino a distância (EAD), torna-se essencial. O EAD oferece acessibilidade, flexibilidade e a possibilidade de atualização constante dos alunos em relação às últimas tecnologias, superando barreiras geográficas e permitindo especializações em áreas emergentes, como IoT, Indústria 4.0, e cidades inteligentes (De Micco, Vargas e Fierens, 2020). Surgindo como uma resposta crucial à crescente demanda por profissionais qualificados, fortalecendo a infraestrutura tecnológica do Ceará e do Brasil. Ao formar especialistas em sistemas embarcados, essa iniciativa não só promove a inovação e a competitividade no cenário global, mas também impulsiona o crescimento econômico sustentável, garantindo que a infraestrutura tecnológica acompanhe as demandas do mercado.
Público Alvo
O Projeto Embarcatec é direcionado a um público diversificado do Ceará, composto por estudantes de escolas de ensino médio técnico, institutos e universidades, incluindo aqueles matriculados no ensino técnico, graduandos e pós-graduandos. A estimativa é de que o projeto envolva mil participantes, com idades entre 15 e 45 anos, abrangendo desde jovens em formação acadêmica até profissionais que já concluíram seus estudos e estão em busca de requalificação.
Objetivo Geral
Desenvolver a capacidade dos participantes para compreender, projetar e implementar sistemas embarcados, integrando de forma holística os aspectos teóricos e práticos de hardware e software, capacitando-os a criar soluções que atendam às exigências específicas desses sistemas em diferentes contextos, incluindo aplicações em IoT e FPGA, e facilitando sua inserção qualificada no mercado de trabalho tecnológico.
Objetivo Específico
- Desenvolver uma compreensão sólida dos requisitos, limitações e implementações de sistemas embarcados, integrando funções de hardware e software para solucionar problemas específicos. - Monitorar e analisar a interação entre os diversos componentes de um sistema computacional embarcado, aplicando conceitos da arquitetura de aplicações IoT em projetos práticos. - Capacitar os participantes para dominar arquiteturas avançadas de microcontroladores voltadas para IoT, projetar e implementar redes de sensores e atuadores, aplicar protocolos de comunicação específicos para IoT e desenvolver medidas de segurança em aplicações IoT. - Desenvolver habilidades avançadas em SystemVerilog para o projeto digital utilizando FPGA e aplicar conceitos de projeto digital com FPGA em estudos de caso, promovendo a inovação tecnológica. - Preparar os participantes para a inserção qualificada no mercado de trabalho, fornecendo competências práticas e expertise em tecnologias emergentes, atendendo às demandas da indústria de sistemas embarcados.
Metodologia
1) Planejamento, Divulgação, Mobilização, Inscrições e Critérios de Escolha dos Participantes: a) Divulgação: A divulgação do Projeto EmbarcaTech será estratégica, visando alcançar o público-alvo. A campanha de divulgação será dividida em três b) fases: - Fase 1: Teaser e Pré-lançamento a) A campanha de "teaser" tem como objetivo despertar o interesse no público-alvo. Esta fase incluirá publicações em redes sociais, referenciando o site do projeto. b) E-mails serão enviados as listas de contatos de estudantes e ex-alunos do IFCE, além de instituições parceiras, com foco em apresentar os benefícios de participar do projeto e a importância de se capacitar em sistemas embarcados. - Fase 2: Lançamento a) A segunda fase consiste no lançamento oficial da chamada simplificada e inscrições, com anúncios detalhados sobre o curso, suas etapas, e os benefícios da participação. Serão realizados webinários de apresentação, onde a equipe do projeto explicará os objetivos do curso, os conteúdos abordados, e as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. b) Postagens em redes sociais serão intensificadas com chamadas para ação (CTAs) claras, incentivando os interessados a se inscreverem rapidamente, já que as vagas serão limitadas. c) Inscrições: As inscrições serão feitas exclusivamente online, através de um formulário disponível no edital e na plataforma do IFCE. O formulário coletará informações como dados pessoais, nível de escolaridade, área de atuação, e conhecimento prévio em Tecnologia da Informação. O candidato deverá anexar junto ao formulário os seguintes documentos comprobatórios: foto da RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade ou declaração de matrícula.. d) Critérios de Escolha dos Participantes: A seleção dos participantes será baseada em critérios que alinhem o perfil dos inscritos com os objetivos do projeto. Os critérios serão: e) Relevância do Perfil: Prioridade será dada a estudantes e profissionais com formação ou experiência em áreas correlatas à Tecnologia da Informação e sistemas embarcados. f) Diversidade de Público: Será buscado um equilíbrio na seleção de participantes de diferentes níveis de formação (técnico, graduação, pós-graduação) e diferentes fases da carreira (estudantes, profissionais em requalificação). g) Ordem de inscrição: Será considerada a ordem de inscrição dos candidatos, como as vagas são limitadas, essa abordagem visa incentivar uma resposta rápida dos candidatos. Além disso, a ordem de inscrição servirá como um critério de desempate em casos onde a relevância do perfil esteja equilibrada. 2) Execução: O curso possui uma carga horária total de 160 horas, configurando-se como um Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC). Ele será ministrado online, utilizando a plataforma Moodle para a execução das aulas e atividades. O conteúdo será dividido em módulos, cada um abordando diferentes aspectos dos sistemas embarcados, incluindo teoria, prática, e aplicação em projetos reais. O curso contará com aulas síncronas e assíncronas. Ademais, serão realizados dois workshops e uma mesa redonda complementares, que abordarão: - O panorama do mercado de trabalho em sistemas embarcados no Brasil e no mundo. - Soft skills essenciais para profissionais da área de sistemas embarcados. - Uma mesa redonda com especialistas, discutindo exemplos práticos de aplicação e inovação em sistemas embarcados. Estes eventos extensionistas possuem o objetivo de ampliar a visão dos participantes sobre as oportunidades e desafios do mercado, bem como prepará-los para as exigências profissionais atuais. 3) Acompanhamento e Avaliação a) Acompanhamento: O acompanhamento dos participantes será uma etapa contínua e estratégica ao longo de todo o curso, visando garantir o engajamento e o sucesso no processo de aprendizagem. Essa etapa será dividida em três componentes principais: b) Tutoria e Suporte Personalizado: - Cada turma será designada a um tutor, que será responsável por acompanhar seu progresso, oferecer suporte técnico e pedagógico, e responder a dúvidas relacionadas ao conteúdo. As tutorias serão realizadas através de fóruns no Moodle, mensagens diretas e reuniões virtuais semanais, dependendo da necessidade de cada aluno. - O tutor também monitorará a participação nos módulos, identificando possíveis dificuldades de aprendizagem e propondo soluções, como materiais de reforço ou sessões de mentoria adicionais. c) Feedback: - Feedback será fornecido aos participantes após a conclusão de cada módulo. Esse feedback será tanto qualitativo, comentando sobre o desempenho nas atividades, quanto quantitativo, com notas e observações específicas sobre pontos fortes e áreas de melhoria. - Ferramentas de análise de dados da plataforma Moodle serão utilizadas para acompanhar a evolução dos participantes em tempo real, permitindo a intervenção precoce em casos de baixo desempenho ou falta de engajamento. d) Comunicação Proativa: - Haverá uma comunicação constante com os participantes via e-mails, notificações no Moodle e grupos de WhatsApp, para mantê-los informados sobre prazos, novos conteúdos, e oportunidades de networking. - A equipe executora também promoverá encontros virtuais de integração, onde os participantes poderão compartilhar suas experiências, discutir desafios enfrentados durante o curso e trocar ideias sobre possíveis aplicações dos conhecimentos adquiridos. e) Avaliação: A avaliação dos participantes no Projeto EmbarcaTech será baseada em um modelo formativo e somativo, dividido em três componentes principais: - Avaliações Formativas: a) Serão aplicadas avaliações ao final de cada módulo do curso, com o objetivo de verificar a compreensão e a aplicação dos conceitos abordados. Essas avaliações incluirão quizzes, estudos de caso, e exercícios práticos. b) Os resultados das avaliações formativas não terão um peso significativo na nota final, mas servirão como indicativo para a equipe e os próprios participantes sobre o nível de domínio do conteúdo, permitindo ajustes no processo de aprendizagem quando necessário. - Projeto Final: a) O componente principal da avaliação será um projeto final, no qual os participantes deverão desenvolver uma solução para um problema real utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Este projeto será dividido em etapas, que serão avaliadas progressivamente. b) O projeto final incluirá uma apresentação oral assíncrona através do envio de um vídeo no Fórum Final do Curso. - Avaliação pelos Participantes: a) Ao final do curso, será aplicada uma pesquisa de experiência para todos os participantes, onde poderão avaliar diferentes aspectos do curso, como a qualidade do conteúdo, a didática dos tutores, a usabilidade das plataformas e a relevância dos workshops. b) A pesquisa incluirá perguntas abertas e fechadas, permitindo a coleta de feedback detalhado que será utilizado para melhorar futuras edições do projeto. Além disso, essa avaliação servirá como um indicador de sucesso do curso, proporcionando dados que poderão ser utilizados em relatórios e futuras propostas de projetos. 4) Residência em Software Embarcado e FPGA: No contexto do Projeto EmbarcaTech, será realizada uma seleção interna de um subgrupo de 600 alunos que se destacarem durante a etapa de capacitação, onde 506 serão designados para a o contexto do Software Embarcado e 94 na tecnologia FPGA. Esses alunos serão selecionados com base em seu desempenho, aferido por meio de uma prova aplicada ao final do curso. Os selecionados serão alocados para atuar em demandas reais de empresas parceiras do programa, com o objetivo de criar um modelo de parceria sustentável que possa ser expandido no futuro. Este grupo passará por um aprofundamento da capacitação recebida, que incluirá duas trilhas de conhecimento de nível avançado, totalizando 240 horas ao longo de 6 meses, como parte da Residência. Embora as demandas tecnológicas sejam baseadas em necessidades reais das empresas parceiras, a responsabilidade pela capacitação, gestão e mensuração dos resultados permanecerá com as instituição executora do projeto. Haverá um acompanhamento rigoroso para avaliar o impacto do processo de aprendizado no desempenho profissional dos alunos, e os resultados dessa avaliação serão integrados aos relatórios do projeto, contribuindo para o aprimoramento contínuo do programa e para a validação do modelo de parceria proposto.