Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Clube de leitura - Sementes Carolinas - Edição I
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
14/10/2024
Previsão de Fim:
18/10/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Valeria Correia Lourenco
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda Kelle da Silva Ambrozio IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 03/03/2025 18/10/2025
Edulene Vitória Pinheiro de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/10/2024 03/03/2025
Francisco Deusimar Maia Otaviano de Brito IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 03/03/2025 18/10/2025
Jairo Linhares do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/06/2025 18/10/2025
Luisa Eduarda de Oliveira Teles IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/10/2024 18/10/2025
Rennys Rodrigues Pereira Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Presidente Eurico Gaspar Dutra Integrante Sem vínculo Não 4 03/03/2025 18/10/2025
Roberta Samid da Silva Furtado Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Presidente Eurico Gaspar Dutra Integrante Sem vínculo Não 4 14/10/2024 03/03/2025
Valeria Correia Lourenco IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/10/2024 18/10/2025
Zannone Gomes Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/10/2024 18/10/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto trata-se de um clube de leitura que terá como objetivo principal incentivar os (as) estudantes do Ensino Médio a se aproximarem dos textos literários. A EETMI Eurico Gaspar Dutra está localizada no mesmo bairro do IFCE campus Crateús e tem entre seus docentes alguns de nossos (as) ex-alunos(as). Entretanto, a escola mantém níveis muito baixos de acordo com dados do qedu.org, o último resultado disponível na plataforma, o resultado do ENEM 2019, a nota média da escola ficou em 438,00. Ou seja, compreendemos que a literatura, a leitura podem colaborar tanto com a formação humana dos(as) estudantes, mas também com uma melhora em seus rendimentos em sala de aula.
Justificativa
Uma das constantes reclamações dos (as) professores (as) de todos os níveis de ensino têm sido a pouca quantidade de leitura formal por parte de estudantes ou até mesmo o desinteresse por esta atividade. No entanto, sabemos que jovens leem e escrevem durante todo o dia em seus aparelhos de celulares. Como professora de Literatura do ensino médio, e em constante diálogo com os estudantes, compreendo que o desejo pela leitura está interligado com a forma como os textos são apresentados para os(as) estudantes. Ou seja, uma apresentação que não faça uma conexão daqueles textos com a realidade do aluno(a) dificilmente irá atraí-lo para a leitura. Neste sentido, o Clube de Leitura Sementes Carolinas terá como principal foco democratizar o acesso à leitura aos estudates da escola, mas também contribuir para a desconstrução de um imaginário que paira sobre o senso comum, de que a literatura pertnece somente a um grupo seleto da sociedade. Neste sentido, a escolha do nome do projeto "Sementes Carolinas", além d e uma homenagem, é uma forma de reconhecer a escrita literária de Carolina Maria de Jesus, uma das nossas maiores escritoras, mulhers negra, semianalfabeta, mãe solo de três filhos, catadora de papel, que viu na literatura a chave para mudar de vida e ter acesso a itens básicos como uma casa, água encanada e comida para si e seus três filhos. A escolha da palavra semente remete ao que iremos "plantar" em cada uma das escolas que passarmos com esse projeto. A intenção será de despertar o gosto pela leitura e, após o encerrramento das atividades do projeto, que os(as) estudantes possam seguir os passos reproduzindo os textos e os debates com outros(as) grupos de estudantes da escola.
Público Alvo
A atividade se destina aos (às) estudantes de Ensino Médio da EEMTI Presidente Eurico Gaspar Dutra. No entanto, de forma indireta sabemos que os debates poderão ampliar o conhecimento desses (as) estudantes também em sala de aula.
Objetivo Geral
Democratizar o acesso de estudantes das escolas da região a diversos textos literários em diálogo com debates contemporâneos.
Objetivo Específico
Realizar a leitura dos textos selecionados; Promover debates acerca dos textos e dos temas que aparecerem como destaque; Formar discentes que sejam multiplicadores (as) do Clube de Leitura.
Metodologia
Esta é a primeira etapa de um projeto maior que se estenderá por mais edições. Neste sentido, a escolha das escolas se dará do seguinte modo: 1) serão selecionadas apenas escolas de ensino médio; 2) escolas no bairro em que o IFCE está localizado, em seguida, mais afastadas do IFCE, mas tendo a localização como rpioridade para que os (as) graduandos(as) de Letras, parte da equipe, não precisem se deslocar para tão longe do seu local de estudo; Sobre a metodologia do Clube de Leitura: 1) Semanalmente, haverá reuniões entre a professora e a equipe do projeto para que possamos selecionar os textos, lê-los e discutí-los em conjunto antes de levá-los para o Clube de Leitura; as reuniões terão como objetivo pensarmos estratégias para apresentar os textos e seus respectivos autores; também avaliaremos semanalmente como os textos selecionados foram recebidos pelos (as) estudantes do Clube e se precisaremos ir repensando estratégias semanais. 2) Os encontros do Clube de leitura na EEMTI Eurico Gaspar Dutra serão semanais, com duração de 1 (uma) hora cada encontro, no turno a ser definido posteriormente juntamente com a equipe da escola; 3) Na EEMTI Eurico Gaspar Dutra, a professora selecionada será responsável por realizar a inscrição dos (as) estudantes de quaisquer séries do ensino fundamental interessados (as) em participar do Clube de Leitura (30 no máximo); 4) A divulgação do Clube e sua inscrição será realizada através de cartazes que serão elaborados pela equipe do projeto e espalhados em pontos estratégicos da escola; Caso haja interesse, o(a) estudante, deverá retirar uma ficha de inscrição com a professora responsável na escola, preencher e entregar antes do início do primeiro encontro. Na ficha deverão constar algumas informações básicas como nome, idade, e-mail, número de celular, data de nascimento, endereço, CPF, RG, nome do pai e da mãe, série; algumas perguntas abertas também serão parte da ficha: Você gosta de ler? Por que se interessou pela Clube de Leitura? O que espera aprender ao longo dos encontros? 5) Caso haja mais inscritos do que a quantidade de vagas disponíveis, um cadastro de reservas será criado e, diante de alguma falta ou desistência de algum(a) estudante que tenha conseguido a vaga, chamaremos os (as) próximos (as) da lista para o encontro; bimestralmente, caso não haja mais inscritos, abriremos vagas remanescentes para novas inscrições; 6) A professora selecionada para compor a equipe do projeto na EEMTI Eurico Gaspar Dutra foi selecionada devido ao interesse da própria docente em estabelecer uma relação entre o IFCE e a escola em que ela leciona; além disso, a docente foi nossa aluna no curso de licenciatura em Geografia, tendo se formado em nossa instituição e nos trouxe uma demanda sobre como o IFCE poderia estar mais próximo da escola e de seus alunos(as) adina, somos uma referência em ensnio, pesquisa e extensão na região de Crateús. A professora da escola se encarregará de realizar a inscrição dos (as) estudantes interessados(as), além de auxiliar na divulgação dos cartazes e da ficha de inscrição dos(as) estudantes; será também esta professora a responsãvel por realizar a lista de frequência dos(as) participantes. Para nosso encontro, a sala sempre deverá estar com as carteiras em formato de uma grande roda; Em seguida, distribuiremos os textos selecionados impressos para cada um(a) estudante; realizaremos a leitura silenciosa dos textos, depois uma leitura em conjunto; Os (as) estudantes serão convidados(as) a compartilhar o que mais chamou a atenção deles durante a leitura e iniciaremos uma roda de debate; Caberá à equipe do Clube realizar uma apresentação do(a) autor(a) do texto, do livro em que o texto está inserido e trazer provocações acerca das problemáticas que forem levantadas durante a leitura. No último mês do projeto, organizaremos uma roda de apresentação dos textos lidos e dos temas debatidos. Os(as) estudantes participarão de uma oficina em que criarão um jornal mural com a biografia dos(as) autors lidos e trechos dos textos lidos durante o semestre. Também haverá a criação de um podcast em que os(as) estudantes poderão falar acerca das leituras da semana. Ainda ao final do projeto, caberá uma avaliação por parte dos(as) estudantes beneficiados (as) e da equipe integrante do projeto. Esse material ficará como acervo para a escola. Como registro institucional, a equipe do projeto será convidada a escrever artigos, ensaios e relatos de experiência sobre os projeto. Além disso, vídeos, áudios, fotos, uma página do projeto no Instagram serão criadas para divulgarmos os encontros e como forma de memória das atividades e encontros. Todos(as) os(as) estudantes deverão levar para casa no primeiro dia do projeto um termo de cessão dos direitos de imagens para que seus responsáveis assinem e para que possamos usar suas fotos, caso haja necessidade.