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Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
DevUp: Desmistificando a Área de Desenvolvimento de Software
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Tecnologia da Informação
Data de Início:
24/10/2024
Previsão de Fim:
19/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
300
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Luana Dantas Chagas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Allyson Almeida Chaves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 24/10/2024 19/12/2025
Daniel Silva Chaves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 24/10/2024 19/12/2025
Ermesson Chaves de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 24/10/2024 19/12/2025
Igor Andrei Maia Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 24/10/2024 19/12/2025
João Pedro de Lima Carlos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 24/10/2024 19/12/2025
Jorge Luiz Araujo Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 24/10/2024 19/12/2025
Luana Dantas Chagas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 24/10/2024 19/12/2025
Maria Alice de Oliveira Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 24/10/2024 19/12/2025
Sabrina Raiane Franca de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 24/10/2024 19/12/2025
Victor de Oliveira Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 24/10/2024 19/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O futuro é digital e essa transformação é sentida diariamente por quase todos. Dependemos de sistemas que são disponibilizados na Internet para realizar uma compra, inscrever-se no Enem, apresentar a carteira de motorista, verificar o resultado de um exame médico, dentre muitos outros. Esse contexto gera uma demanda cada vez maior por profissionais da área de desenvolvimento de software e, portanto, cada vez mais cursos que visam formar esses profissionais são ofertados. Apesar dos esforços para formação de mão de obra qualificada, o país não consegue formar o suficiente para atender suas demandas. A cada ano, o déficit de profissionais de Tecnologia da Informação aumenta e já se espera que o país sofra o apagão de talentos, levando-o a frear seu avanço digital. Para piorar a situação, não é incomum que os alunos que ingressam em cursos de tecnologia não consigam concluí-lo ou conclua sem o conhecimento necessário para estar apto a entrar no mercado de trabalho. Uma maneira de ajudar a evitar o abandono de cursos da área de desenvolvimento de software é apresentá-lo adequadamente àqueles que pretendem ingressar nele, de modo que o estudante consiga refletir se realmente deseja atuar nessa área. É nesse contexto de informar estudantes que surge o projeto “DevUp: desmistificando o desenvolvimento de software”. A proposta do projeto é apresentar conteúdos, por meio da rede social Instagram, para que os estudantes ou futuros estudantes da área de desenvolvimento de software consigam compreender do que se trata essa área, o que é necessário estudar e como é possível atuar nela.
Justificativa
Vivemos em um mundo cada vez mais conectado onde, por meio da Internet, é possível alcançar recursos digitais nas mais diferentes localidades. A Internet trata-se de uma rede que conecta computadores e outros dispositivos espalhados ao redor do mundo. Desse modo, uma pessoa situada em uma cidade brasileira consegue acessar um conteúdo disponibilizado por um usuário em uma cidade de outro país. Os benefícios de estar na Internet, tais como ampliar o acesso a conteúdos ou facilitar a colaboração entre pessoas e/ou empresas, nos levou a ter cada vez mais recursos e serviços disponibilizados na rede. Dentre os serviços disponibilizados na Internet estão as redes sociais, que apresentam ambientes virtuais para interação social, divulgação de conteúdos, compartilhamento de informações, dentre outros. O consumo de conteúdo por meio de redes sociais já se tornou uma realidade para os mais diversos setores da sociedade. É fácil perceber isso quando verificamos em nossos dia a dia que, para buscar informações sobre supermercados, instituições de ensino, médicos, dentre outros, recorremos aos perfis destes em redes sociais. De acordo com a pesquisa “Tendências de Social Media 2023”, realizada pela empresa Comscore, o Brasil é o maior consumidor de redes sociais da América Latina e o terceiro maior do mundo. Dentre as redes sociais, destaca-se o Instagram, que permite publicar conteúdos como textos, fotos e vídeos. De acordo com o relatório “Data Report 2024 Brasil”, produzido pelas empresas Meltwater e We Are Social, o Instagram possui 134,6 milhões de usuários no país. Para além das redes sociais, à medida que mais pessoas têm acesso a Internet e mais empresas requisitam possuir uma presença online com seus serviços, a demanda pelo desenvolvimento de softwares também aumenta. De acordo com o relatório “Demanda de Talentos em TIC e Estratégia ΣTCEM”, produzido no ano de 2021, o país necessitará de 797 mil profissionais da área de Tecnologia da Informação até o ano de 2025. A necessidade por profissionais é tão grande que o país não consegue formar o suficiente para atendê-la. Ainda de acordo com o relatório, por ano, o país consegue formar 53 mil profissionais, contudo, a demanda anual é de 159 mil profissionais. Nesse contexto, cada vez mais cursos voltados para essa área são ofertados. Além disso, a mão de obra escassa faz com que empresas, ao tentarem atrair profissionais, ofereçam planos de carreira, cultura de feedback contínuo, programas de desenvolvimento profissional, dentre outros, o que estimula transições de carreira. Com esse contexto de boas oportunidades de emprego e possibilidades de altos salários, a busca por vagas em cursos que envolvem desenvolvimento de software, tem aumentado. De acordo com um levantamento do Quero Educação sobre o ranking de cursos mais procurados em janeiro de 2023, o curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas aparece em nono colocado. Contudo, muitos dos alunos que ingressam em cursos de Tecnologia da Informação (TI) não conseguem concluí-los. Segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil publicado em 2023, pelo Instituto Semesp, a taxa de evasão dos cursos de TI, na década de 2011 a 2021, foi sempre superior à média nacional. No ano de 2021, a taxa de evasão alcançou 38,5%. É possível encontrar na literatura estudos que buscam explicar os motivos da alta taxa de evasão nos cursos de TI. Dentre eles, tem-se o artigo “Potential Factors for Retention and Intent to Drop-out in Brazilian Computing Programs”, publicado em 2023 na ACM Transactions on Computing Education. No estudo, aponta-se a dificuldade em compreender os conteúdos dos cursos como um dos motivos da evasão e se faz um alerta para o fato de que os estudantes podem precisar de mais aconselhamento sobre a amplitude das carreiras na área. Além de estudos publicados, conversas entre docentes da área também são capazes de apontar o desconhecimento sobre o curso como um problema. Não é incomum que o aluno ingresse no curso sem saber o que irá estudar e, ao descobrir, acabe por abandoná-lo. Considerando a oferta do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFCE campus Tabuleiro do Norte, a necessidade de informar sobre a área de desenvolvimento para aqueles que pretendem ingressar nela e a capacidade de alcance do compartilhamento de conteúdo por meio de redes sociais, o projeto “DevUp: desmistificando o desenvolvimento de software” será realizado buscando criar e alcançar uma comunidade de estudantes do desenvolvimento de software na região do Vale do Jaguaribe. Objetiva-se informar aos estudantes conteúdos como características da área de desenvolvimento de software, tecnologias adotadas na área, rotina acadêmica, mercado local, dentre outros. Para este projeto, será utilizado como ferramenta de divulgação de conteúdos o Instagram, uma vez que ela permite conectar-se com um público e criar uma comunidade em torno de um determinado tema. A escolha da ferramenta justifica-se uma vez que o Instagram é uma das redes sociais mais usadas no Brasil. Por fim, o projeto não ignora a discrepância entre os gêneros no tocante aos profissionais da área de desenvolvimento. Segundo dados apresentados no evento “Por um Planeta 50-50: Mulheres e meninas na ciência e tecnologia”, realizado pela Serasa Experian em parceria com a ONU Mulheres, somente 17% dos profissionais da área de programação é do sexo feminino. Esse dado é bastante preocupante uma vez que a expectativa é que a área de TI se torne uma das mais empregadoras no mundo, levando a uma exclusão de profissionais mulheres. Assim, estabelece-se como um dos objetivos específicos do projeto, promover conteúdos que busquem inspirar e incentivar meninas a conhecerem e participarem da área de desenvolvimento de software, colaborando com a busca por equidade de gênero nas empresas dessa área.
Público Alvo
O projeto visa alcançar estudantes de escolas de ensino médio da região do Vale do Jaguaribe que visam ingressar em cursos da área de desenvolvimento de software e estudantes da região que ingressaram recentemente na área e ainda a desconhece. Contudo, por utilizar uma rede social, o projeto pode ir além do âmbito local, alcançando qualquer estudante brasileiro.
Objetivo Geral
Desmistificar a área de desenvolvimento de software para estudantes ingressantes na área ou que desejam estudá-la, por meio da disseminação de conteúdos no Instagram.
Objetivo Específico
-Utilizar o Instagram para comunicar-se com o público sobre temas pertinentes na área de desenvolvimento de software, criando uma comunidade virtual de estudantes e possibilitando networking entre eles; -Divulgar empresas e profissionais da área de desenvolvimento de software do Vale do Jaguaribe, proporcionando a troca de informações entre estudantes e especialistas e proporcionando o networking profissional; -Divulgar conteúdos que visem esclarecer aos futuros estudantes do que se trata a área de desenvolvimento de software, ajudando a combater situações de evasão que ocorrem devido desconhecimento do curso; -Promover conteúdos voltados a inspirar garotas a ingressarem na área de tecnologia, colaborando com o esforço de alcançar equidade de gênero na aŕea.
Metodologia
O projeto ocorre por meio da postagem de conteúdos na rede social Instagram, que objetivam esclarecer a área de desenvolvimento de software tanto para quem pretende estudá-la quanto para quem já é aluno mas ainda não tem muito domínio da área. Para produção do conteúdo a ser divulgado, a equipe do projeto será dividida em equipes menores, que produzirão conteúdos considerando quatro eixos temáticos: área técnica, rotina acadêmica, mercado de trabalho local e equidade de gênero. O intuito é que o público do projeto consiga compreender: o que é a aŕea de desenvolvimento de software, como é estudá-la e como é trabalhar nela. No eixo temático “área técnica” serão apresentados conteúdos para que os estudantes possam compreender o que é o desenvolvimento de software. Serão abordados temas como: o que é um software, como eles são criados, quais conhecimentos envolvem a criação de um software, dentre outros. A seleção do que será apresentado neste eixo temático leva em consideração o que propõe o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFCE campus Tabuleiro do Norte, mas também o que o mercado local demanda de seus profissionais. Vale salientar que, na área de desenvolvimento de software, há uma grande variedade de tecnologias e ferramentas que podem ser utilizadas. Para selecionar os conteúdos que fazem sentido para o mercado local, serão utilizados tanto os perfis de ofertas de vagas em plataformas online como LinkedIn, quanto o contato com os próprios profissionais. Tais contatos serão possíveis por já haver um grupo organizado, na rede social WhatsApp, de profissionais do Vale do Jaguaribe; como também por haver eventos locais que possibilitam networking como a Semana de Engenharia de Software e Ciência da Computação promovida anualmente pela Universidade Federal do Ceará campus Russas. No eixo “rotina acadêmica” serão apresentados conteúdos para que os estudantes compreendam como ocorre um curso na área de desenvolvimento de software e como é a rotina de quem ingressa nele. Serão abordados temas como tipos de cursos possíveis, projetos pedagógicos de curso, estágios, dentre outros. Além disso, por meio dos próprios alunos que participam do projeto e outros alunos que se voluntariarem, serão produzidos conteúdos em vídeo para que eles possam manifestar suas opiniões, dificuldades, conquistas, dentre outros, como alunos da área de desenvolvimento de software. No eixo “mercado de trabalho” serão apresentados conteúdos para que os alunos compreendam como é a atuação no mercado após a formação ser alcançada. Serão abordados temas como cargos, níveis de carreiras, quais as empresas que temos no Vale do Jaguaribe, dentre outros. Dentre as ações para alcançar este tipo de conteúdo, serão realizadas entrevistas tanto com empresas quanto com profissionais. Estas poderão ser em vídeo ou em texto, a depender de como o entrevistado se sinta mais à vontade. O intuito das entrevistas com os profissionais é que eles relatem um pouco de sua trajetória como aluno e profissional, além de apresentar como é sua rotina de trabalho. Assim, poderemos não somente explicar ao público do projeto como é trabalhar em uma determinada carreira, mas também inspirá-los. O intuito das entrevistas com as empresas é que elas possam se apresentar para o público, contar um pouco de sua história e da sua visão do mercado de trabalho local. Assim, é possível tanto inspirar os alunos que querem empreender, contribuindo para o desenvolvimento regional, quanto é possível que o aluno se prepare melhor para o local em que deseja atuar como profissional. Por fim, no eixo “equidade de gênero”, são apresentados conteúdos que visam inspirar meninas a ingressarem na área de tecnologia e ajudá-las a se manter nela. Serão abordados temas como contribuições das mulheres na história da computação, programas de capacitação voltados para meninas, profissionais com trajetórias de sucesso, dentre outros. Além disso, serão buscados outros grupos locais que atuam na mesma temática, como é o caso do Meninas Digitais do Vale, para que possamos articular outras ações em conjunto, fortalecendo ainda mais a atuação no tema. Cada um dos eixos temáticos terá uma postagem semanal, compreendendo quatro postagens por semana na conta do projeto no Instagram. Para definição dos conteúdos das postagens, será realizada mensalmente uma reunião de pauta. Para além das reuniões de pauta, na primeira semana do projeto, será criada a identidade visual e a divisão dos membros da equipe por eixo temático. No decorrer do projeto serão proporcionadas ações para interação com o público como caixinhas de perguntas, enquetes e interação por meio de comentários. O feedback contínuo do público e as vivências dos próprios estudantes que participam do projeto nortearão a produção de conteúdos. Ao término do projeto, será realizada uma avaliação para verificar seu sucesso e embasar a elaboração de uma nova proposta para sua continuidade.