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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Fortalecimento do Empreendedorismo Agroecológico no Semiárido
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
28/10/2024
Previsão de Fim:
21/09/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Questionário
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Áudio
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Valdenio Mendes Mascena
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Janaina Fragoso Saba Instituto Ibiá Integrante Sem vínculo Não 3 28/10/2024 21/09/2026
Marina yasbek reia Instituto Ibiá Integrante Sem vínculo Não 3 28/10/2024 21/09/2026
Pedro Henrique Yonenaga Valiati Instituto Ibiá Integrante Sem vínculo Não 3 28/10/2024 21/09/2026
Ronaldo Silva Gomes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/11/2024 21/09/2026
Valdenio Mendes Mascena IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 28/10/2024 21/09/2026
Willam Pereira dos Santos Instituto Ibiá Integrante Sem vínculo Não 2 28/10/2024 21/09/2025
Yuri Lopes Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 28/10/2024 21/09/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto Ibiá Não
Cáritas Diocesana de Crateús Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Fortalecimento do Empreendedorismo Agroecológico no Semiárido, é uma ação de extensão do IFCE Campus Crateús em parceria Centro de Inovação e Difusão de Tecnologias para o Semiárido Sertão Central - CIDTS, Instituto Ibiá e Caritas Diocesana de Crateús, focada em assessorar famílias de agricultores/as agroecológicos na construção de planos de negócios sustentável e comercialização. Durante o seu desenrolar o projeto contará com diferentes atividades de educação não forma em caráter participativo formação (diagnóstico rápido participativo, reuniões, oficinas em feiras).
Justificativa
O territórios Sertões dos Crateús Inhamuns estão inserido no Semiárido, caracterizando-se pelas vegetações de caatinga; solos rasos e pedregosos; baixos índices pluviométricos e ciclos históricos de seca. Estas características, aliadas à exploração exacerbada resultaram em forte degradação ambiental (CGEE, 2016). A base da economia é a agropecuária com baixo nível tecnológico e o comércio, com presença forte de atravessadores. Socialmente possui baixo IDH, altos índices de pobreza, insegurança alimentar/nutricional, constante êxodo rural e adensamentos populacionais urbanos (IPECE, 2024). Nesse contexto, ações de fortalecimento de uma agricultura familiar de base agroecológica diversificada, inclusiva (mulheres, jovens, comunidades tradicionais) e gerenciada com um empreendimento rentável, fomentará a sustentabilidade e bem viver das famílias beneficiadas. Ao mesmo tempo em que contribuirá para os territórios alcançarem os ODS entre eles: Erradicação da pobreza, Fome zero e agricultura sustentável e ações contra as mudanças climáticas por ser uma produção de baixa emissão de carbono, igualdade de gênero e redução das desigualdades sociais. Diante do exposto ao IFCE assumir ações de educação não formal para formação em empreendedorismo, economia solidaria e gestão, para agricultores e agricultoras familiares, produtoras/es agroecológicos, a instituição está efetivando a sua Visão de " ser referência no ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando à transformação social e ao desenvolvimento regional". Da mesma forma em que contribuí para que seus parceiros MIDR, Incubadora de Empresas do Campus Boa Viagem e o Centro de Inovação e Difusão de Tecnologias para o Semiárido Sertão Central - CIDTS, Instituto Ibiá e Caritas Diocesana de Crateús, alcancem a meta de fomentar o desenvolvimento sustentável dos territórios.
Público Alvo
Agricultores e Agricultoras familiares produtores agroecológicos dos Territórios Sertões dos Crateús e Inhamuns, beneficiários ou potencias beneficiários do programas Rotas da Integração Nacional (Rota da economia circular), associados
Objetivo Geral
Contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável do Semiárido, fortalecendo empreendimentos da Agricultura Familiar Agroecológica e acelerando processos de inovação, difusão de técnicas de gestão e comercialização apropriadas ao acesso de novos mercados.
Objetivo Específico
Implementar o plano estratégico de comercialização para as cadeias do gergelim, e feijão junto ás associações Acepa, Acepi e Adec no território do Ceará.
Metodologia
O projeto está focado na elaboração de planos de gestão para negócios rurais sustentáveis. Na etapa I (mobilização e diagnóstico) serão realizadas reuniões de mobilização com as lideranças das associações a serem beneficiadas pelo projeto e parceiros, para tanto serão realizadas 2 reuniões (01 IFCE Tauá e 01 IFCE Crateús) para explicar a importância do projeto e solicitar apoio na mobilização/escolha das famílias que irão participar das ações. Em um segundo momento, após indicativo de quais serão as famílias beneficiadas, elas também serão convidadas a participar de uma oficina de diagnóstico rural participativo, para com base em suas informações melhor direcionar as atividades de elaboração dos planos negócios rurais sustentáveis. Na etapa II (formações) as famílias beneficiadas participarão de um Curso FIC de empreendedorismo rural (40H), com encontros quinzenais, seguindo uma metodologia participativa em um formato de pedagogia da alternância, portanto, a construção do conhecimento seguirá com encontro presenciais de 4h (tempo escola), quando as agricultoras/agricultores vivenciaram momentos de discussão sobre conceitos teóricos e uso de ferramentas de técnicas/tecnologias de gestão, empreendedorismo e economia circular. Ao término de cada encontro serão encaminhadas para as suas comunidades de origem com atividades práticas a serem desenvolvidas e produzidas as devidas relatorias para posterior partilha dos resultados no encontro presencial posterior (tempo comunidade 2h). Após o término do curso serão realizadas 8 oficinas de produção participativa dos planos de gestão dos negócios (4 por associação), focando na elaboração de um fluxo de caixa, estratégias de comercialização, uso de aplicativos e estratégias de marketing. Na Etapa III (comercialização) como forma de culminância do Projeto serão realizadas duas feiras, uma em cada município, para apresentar os resultados, construir Networking para as agricultoras/es e construir mercados sociais para economia circular e solidária dos municípios.