Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Da poeira dos pés ao pó de giz nas mãos: micro-histórias da educação nos Sertões de Crateús
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
30/09/2024
Previsão de Fim:
30/09/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Catunda
Crateús
Independência
Ipaporanga
Ipueiras
Nova Russas
Novo Oriente
Tamboril
Formas de Avaliação:
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Apresentação
Nome do Responsável:
Maria de Lourdes Vicente da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anderson Cauã Soares Freire IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 30/09/2024 30/09/2024
Antonia Karla Bezerra Gomes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/09/2024 30/09/2024
Ethel Alves Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 30/09/2024 30/09/2024
Maria de Lourdes Vicente da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 30/09/2024 30/09/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Ação que visa apresentar os trabalhos de conclusão das Disciplinas de História da Educação e Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação dos Cursos de Letras e Música sobre Histórias e memórias de professoras nos Sertões de Crateús. Ação voltada para a comunidade externa e interna do Campus Crateús.
Justificativa
Esta ação justifica-se pela importância e necessidade de visibilização e aprofundamento das histórias de vida e das práticas pedagógicas de professoras que construíram e constroem a política educacional nos sertões de Crateús. Em um exercício de práxis educativa, a ação permite a apropriação das categorias analíticas que possibilitam conhecer a história geral e voltar-se para a história local, a partir do registro de conhecimentos e práticas de professoras. Para esse fim, o exercício da pesquisa torna a aprendizagem mais significativa para os estudantes que têm a oportunidade de ampliar sua formação como docente ao conhecer, sistematizar e apresentar as vivências e experiências de professoras. A ação parte também da possibilidade de valorização das práticas educacionais locais que contribuirão com a sistematização da história da Educação no Estado do Ceará e nos Sertões de Crateús na medida em que envolve a comunidade acadêmica e a sociedade na construção desse processo. Do ponto de vista de relevância social, a ação constitui-se como um espaço de diálogo de saberes entre ciência, saberes e experiências com enfoque de gênero a partir das falas e visibilidades para mulheres que foram e são destituídas desse espaço mesmo atuando como educadoras. Por fim, a ação parte da justificativa de fortalecimento da articulação entre ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável viabilizando a relação entre o IFCE e a sociedade, na medida em que favorece a promoção e a articulação entre os saberes e as demandas sociais externas ao IFCE no que tange as questões educacionais da atualidade.
Público Alvo
Estudantes e professores dos cursos de Pedagogia e História da Faec; professores da rede municipal de ensino envolvidos na pesquisa; Crede; representantes das Secretarias Municipais.
Objetivo Geral
Colaborar com a construção e sistematização da história educacional dos Sertões de Crateús
Objetivo Específico
Desenvolver habilidades de estudo, pesquisa e sistematização no campo da historiografia educacional local. Sistematizar histórias de vida e práticas educativas de professoras Visibilizar biografias e histórias da formação de mulheres educadoras nos sertões
Metodologia
Do ponto de vista metodológico, utilizaremos os elementos da história oral para compreender como se deu seu ser/fazer-se professora. Nesse sentido, a história de vida é o relato do sujeito sobre sua existência, através do qual ele ou ela reconstitui os acontecimentos do qual vivenciou. E esse relato é feito através de depoimentos em que o sujeito da pesquisa decide o que vai relatar, enquanto o pesquisador se mantém na medida do possível, na escuta. (QUEIROZ, 1988 p. 19-21). Utiliza-se também a categoria de Micro-História que permite fazer sínteses e análises que focam sujeitos e suas particularidades. Para Levi, (2011), a Micro história “[...] nada mais é que uma gama de possíveis respostas que enfatizam a redefinição de conceitos e uma análise aprofundada dos instrumentos e métodos existentes” (LEVI, 2011, p. 137) Etapas da intervenção e ações para alcance dos objetivos: 1. Planejamento da ação sob a responsabilidade das Professoras envolvidas nas Disciplinas (feita durante a Etapa de N2 das Disciplinas de História e Fundamentos da Educação) com momentos de estudo teórico e debate acerca do tema, realização da pesquisa de campo e sistematização das histórias de vida de professoras. Preparação dos materiais a serem apresentados: entrevista, sistematização e análise. 2. Divulgação nos espaços institucionais envolvido: utilização das redes sociais oficiais sob a responsabilidade das professoras, dos estudantes e técnicos responsáveis. Prazo: antes e durante a realização da ação) 3. Mobilização da comunidade interna e externa: o contato e mobilização será feita através de convite por e-mail e utilização das redes sociais oficiais. (Prazo: Durante os meses de agosto e setembro de 2024) 4. Meta: 60 pessoas da comunidade interna e externa. 5. A participação será feita pela inscrição online e no momento da realização do evento público que receberá uma certificação por e-mail após o evento. 6. Apresentação e Exposição dos Resultados da Pesquisa pelos estudantes envolvidos. 7. O produto da ação: relatório, fotografias, vídeos, lista de presença.