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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
CICLO FORMATIVO: DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO INFANTIL NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
02/10/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Fomento interno - recurso da Pró-Reitoria de Extensão
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Caridade
Itatira
Madalena
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Natalia Ayres da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Igor Lima Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/10/2024 31/12/2024
Natalia Ayres da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/10/2024 31/12/2024
Samantha Macedo Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/10/2024 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria Municipal de Educação Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 4200.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Ciclo Formativo: Desenvolvimento Psíquico Infantil na Psicologia Histórico-Cultural visa realizar uma ação de extensão universitária com foco na formação docente na área de psicologia da educação, mais especificamente da Psicologia Histórico-Cultural. Serão realizadas oficinas e palestras, divididas em dois grandes eixos: 1) Fundamentos do desenvolvimento do psiquismo humano; e 2) O desenvolvimento da psique infantil. O Ciclo se propõe a trazer contribuições teórico-práticas a estudantes de graduação (especialmente, de licenciaturas) e docentes da rede básica de ensino.
Justificativa
A partir de experiências como o Programa Residência Pedagógica e o ciclo de oficinas realizados junto a professores das escolas municipais, podemos perceber a importância das trocas de conhecimento e experiências entre licenciandos/as e os/as professores da rede básica de ensino. Nessas experiências, foi constante o relato dos/as professores do município para a necessidade da aproximação da universidade com as escolas. O Ciclo Formativo poderá contribuir com subsídios teórico-práticas para a formação continuada de professores, bem como a relação entre a comunidade interna e externa.
Público Alvo
O Ciclo Formativo tem como público central professores da rede básica de ensino municipal, sendo ofertadas 20 vagas para este público.
Objetivo Geral
Proporcionar aos participantes subsídios teórico-práticos relativos ao desenvolvimento psíquico infantil.
Objetivo Específico
Estudar a produção dos integrantes da Psicologia Histórico-Cultural – Vigotski, Luria e Leontiev, especialmente seus estudos sobre o desenvolvimento do psiquismo; Analisar o desenvolvimento psíquico infantil, destacando a constituição das funções psíquicas superiores, a formação de conceitos e as atividades principais. Estabelecer uma troca de experiências e conhecimentos entre os participantes. Apontar as contribuições para a formação de professores.
Metodologia
O Ciclo Formativo se desenvolverá a partir de oficinas e palestras, realizadas no campus Canindé e em escolas municipais. As atividades serão planejadas e executadas em conjunto com os/as bolsistas e colegas professores integrantes da equipe. O planejamento será realizado juntamente com os/as bolsistas selecionados/as, utilizando recursos teóricos e práticos. A divulgação do projeto e do formulário de inscrição se dará por meio das redes sociais e convite/cartazes entregues nas escolas, além de conversas com docentes e estudantes da Licenciatura de Pedagogia. As palestras serão desenvolvidas, principalmente, para o primeiro eixo. E as oficinas para o segundo, tendo em vista o seu caráter mais prático e propositivo.