Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Robótica Educacional na Escola - Divulgação científica - Fase 2
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Espaços de ciência
Data de Início:
02/10/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Testes Objetivos
Formas de Divulgação:
E-mail
Convite
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Igor Lima Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alexandre da Silva Lima IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 04/11/2024 31/12/2024
Elídia Coelho Bié IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 04/11/2024 31/12/2024
Fernanda Alves Rocha Lima IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 02/10/2024 31/12/2024
Francisca Janiele Cruz Cabral IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 04/11/2024 31/12/2024
Francisco Maksuel Araújo Maciel IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 02/10/2024 31/12/2024
Igor Lima Rodrigues IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/10/2024 31/12/2024
Joao de Deus Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 04/11/2024 31/12/2024
Maria Artemis Ribeiro Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/10/2024 31/12/2024
Maria Eduarda Castro Pinto IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 02/10/2024 31/12/2024
Maria Fernanda Lopes da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 04/11/2024 31/12/2024
Natalia Ayres da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/10/2024 31/12/2024
Vitor Manases Temoteo dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 04/11/2024 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Prefeitura Municipal de Canindé Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 14700.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 300.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A presente proposta relaciona a prática de divulgação científica por meio da realização de oficinas de Robótica Educacional (educativa) com estudantes da Rede de Ensino da Educação Básica da Cidade de Canindé-CE, utilizando os laboratórios e equipamento disponíveis nas instalações do campus Canindé. A promoção dessas oficinas envolve a visita de turmas de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental ao campus, participando de oficina de robótica educativa em dois laboratórios do IFCE. Inicialmente no laboratório de informática para prática em simulador online em computadores, em seguida, desenvolveram atividades usando kits de Robótica Lego Mindstorm em equipes de até 4 estudantes. Não existem parcerias formalizadas para o desenvolvimento dessa ação, portando não se evidenciou Nº processo SEI de formalização de parceria. Assim, como não existem parcerias/recursos/financiamentos, não existe a celebração formal de tais demandas.
Justificativa
A prática de divulgação científica a partir da Robótica educativa no contexto da educação básica integra, atividades de ensino na graduação, pesquisa científica e extensão universitária oferece uma série de benefícios. No que diz respeito ao engajamento dos alunos: A robótica educativa desperta o interesse e a curiosidade dos alunos, tornando as atividades de aprendizado mais atrativas. A Robótica permite que os alunos aprendam conceitos teóricos de forma prática e tangível, incentivando a participação ativa e o envolvimento nas atividades. O Aprendizado interdisciplinar por meio da Robótica educativa integra diferentes disciplinas, como matemática, física, ciências e programação. Os alunos têm a oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos em diferentes áreas para resolver problemas reais, promovendo uma abordagem interdisciplinar e contextualizada do conhecimento. Desenvolvimento de habilidades técnicas no uso de kits de robótica educativa fornecem aos alunos a oportunidade de adquirir habilidades técnicas relevantes, como montagem de componentes eletrônicos, programação, solução de problemas e trabalho em equipe. Essas habilidades são cada vez mais importantes em um mundo tecnologicamente avançado. Estímulo ao pensamento crítico e criativo é desenvolvido na robótica educativa com o envolvimento na resolução de problemas complexos, o que estimula o pensamento crítico e criativo dos alunos. Eles são desafiados a projetar, construir e programar robôs para realizar tarefas específicas, o que requer criatividade na busca de soluções. Temos também a promoção da colaboração e do trabalho em equipe, pois ao utilizar kits de robótica educativa, os alunos são incentivados a trabalhar em equipe para alcançar um objetivo comum. Isso promove habilidades de colaboração, comunicação eficaz, negociação e liderança, que são essenciais tanto na vida acadêmica quanto profissional. Por fim, a peparação para o mercado de trabalho é percebida pela preparação dos alunos para o futuro mercado de trabalho, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). As habilidades adquiridas, como programação e resolução de problemas, são altamente valorizadas pelos empregadores atualmente.
Público Alvo
Os estudantes das escolas de Educação Básica da Rede de Ensino de Canindé, estimando o alcance de até 360 estudantes dos anos finais do ensino fundamental.
Objetivo Geral
Promover a divulgação científica por meio da realização de oficinas de robótica educativa junto aos estudantes da Educação Básica de Canindé.
Objetivo Específico
Realizar oficinas de robótica para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas públicas de Canindé. Promover a divulgação científica por meio de práticas de robótica educativa em simuladores digitais e kits de robótica.
Metodologia
Não haverá evento de lançamento. É uma opção do Coordenador do Projeto. Os conteúdos gerados no Projeto consistem em situações de aprendizagem planejadas pelo Coordenador do Projeto, com suporte de Slides apresentados durante as oficinas. A proposta do Presente projeto se desenvolverá por meio de articulação com a Secretaria Municipal de Educação, por meio de contato telefônico e por e-mail, apresentando a proposta, e articulando o agendamento das oficias usando Site de Eventos para inscrições online de cada escola. A escola recebe um link restrito com a quantidade de vagas específicas (20 vagas) para inscrição dos estudantes. A escola realiza as inscrições. Inicialmente não temos bolsistas. Dependo da captação de recursos atualizaremos o projeto na elaboração do relatório final. Serão realizadas de 10 a 18 oficinas, os participantes de oficina de robótica educativa em dois laboratórios do IFCE. Inicialmente no laboratório de informática para prática em simulador online em computadores, em seguida, desenvolveram atividades usando kits de Robótica Lego Mindstorm em equipes de até 4 estudantes. O professor, coordenador do Projeto, trabalhará na acolhida dos estudantes na chegada ao campus, direcionamento aos laboratórios, realização das simulações em laboratório de informática, e práticas de robótica com os kits da Lego Mindstorm. As oficinas consistirão em atividades: a) Prática em Simulador de Robótica Open Roberta Simulator, para conhecimento de comandos básicos b) Ainda no simulador serão propostos desafios para desenvolvimento das habilidades elementares a serem trabalhadas. c) Após a prática com o Simulador os estudantes serão direcionados para o laboratório de Robótica educacional no qual realizarão atividades com os kits de Robótica, tendo contato com o equipamento que permitirá a aplicação dos conhecimentos trabalhados nas simulações em computador. d) Serão praticados os comandos básicos já exercitados anteriormente. e) Novos desafios serão propostos mediante o avanço nas atividades básicas realizadas pelos estudantes. f) Diante da disponibilidade de tempo a oficina poderá ser expandida para comandos intermediários com o uso de sensores para exploração do ambiente e novas funções. Acompanhamento e a avaliação do projeto: O projeto será acompanhado por meio do sistema de inscrições online do site de eventos, bem como diante da participação in loco dos estudantes atendidos nas oficinas. Será observada a participação e sucesso na realização das atividades, utilizando uma ficha de avaliação específica que contêm as atividades e o grau de alcance do sucesso de cada ação proposta aos estudantes. A ficha não será apresentada aqui, pois está passível de reformulação mediante novo planejamento das situações de aprendizagem. Esse novo planejamento dependerá do perfil das turmas inscritas por cada escola. Os resultados que se pretende alcançar junto a comunidade externa, alinhados aos objetivos: Os resultados a serem alcançados compreendem a oferta da oficina em si, promovendo o contato direto de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental as tecnologias de informação e comunicação associadas a robótica educacional, utilizando a capacidade instalada disponível no campus Canindé. Os resultados obtidos pelos estudantes na realização das atividades constituirão indicador da importância da ação como forma de promoção da divulgação científica, bem como da ampliação do campus com a sociedade.