Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Basquetebol na Serra
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
22/01/2020
Previsão de Fim:
24/06/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tianguá
Ubajara
Viçosa do Ceará
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Luiz Torres Raposo Neto
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Raniere Silva de Sousa E. E. M. Tancredo Nunes de Menezes Integrante Sem vínculo Não 4 22/01/2020 24/06/2020
Hamilton Victor da Silva Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/01/2020 24/06/2020
Luiz Torres Raposo Neto IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/01/2020 24/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
projeto Basquetebol na Serra é uma ação de extensão, gratuita, desenvolvida no Instituto Federal do Ceará no Campus de Tianguá, que visa oferecer aulas de iniciação ao basquetebol a toda comunidade de Tianguá e cidades vizinhas. Além de promover um espaço de vivência, valorizando os principais aspectos educacionais da prática esportiva, além da interação sócio afetiva, o desenvolvimento das capacidades física e psicomotoras, o projeto almeja a divulgação do basquetebol como alternativa de prática de uma modalidade esportiva institucionalizada.
Justificativa
O projeto aparece como uma opção viável que irá justamente complementar o desenvolvimento integral de seus participantes focando principalmente o esporte educacional e o de participação como elementos que promovam a interação social e o enriquecimento da cidadania dos envolvidos. Segundo Tubino (2001), o esporte-educação possui como finalidade a democratização do acesso à cultura esportiva, possibilitando ao indivíduo o exercício crítico da cidadania. Já o esporte-participação, também foco do projeto, aproxima-se das manifestações do lazer, no tempo livre fora das obrigações cotidianas, onde o praticante procura no esporte, divertimento e interação social. Neste projeto, as atividades do esporte visarão o desenvolvimento integral das pessoas, de forma a favorecer a consciência de seu próprio corpo, explorar tais limites, aumentar as suas potencialidades, desenvolver seu espírito de solidariedade, de cooperação mútua e de respeito pelo coletivo. Outro fator preponderante, que justifica a execução deste trabalho, é a baixa prática do basquetebol, tanto amador como profissional, em todos os municípios que compõem a região da Serra da Ibiapaba. Em pesquisa particular realizada, até mesmo em escolas públicas e privadas, não se evidencia a prática de tal esporte, haja vista que, para tal, a maioria das escolas não dispõe de uma estrutura mínima de quadras e suportes com tabelas e aros que são essenciais para concretização do jogo de basquetebol. Soma-se a isto, as reduzidas áreas de lazer mantidas pelos órgãos públicos, que não dispõe de estrutura mínima para a pratica de tal esporte.
Público Alvo
Toda a comunidade da Serra da Ibiapaba com idade a partir de 12 anos nas (Modalidades Feminina e Masculina).
Objetivo Geral
Apresentar, incentivar e aperfeiçoar a execução dos fundamentos técnicos do basquetebol e familiarizar os participantes aos aspectos táticos da modalidade, favorecendo a compreensão global do esporte e promovendo a cidadania e qualidade de vida.
Objetivo Específico
-Divulgar a realização da prática do basquetebol no IFCE Campus Tianguá, por meio dos recursos de publicação disponíveis; - Desenvolver os aspectos técnicos, táticos, físicos da modalidade de basquetebol; - Estabelecer espaços de convívio que permitam relações sociais sadias, de modo que caracterize melhores condições de saúde e qualidade aos participantes; - Dar oportunidade de prática esportiva para jovens oriundos de famílias de menor poder aquisitivo.
Metodologia
Após ampla divulgação em redes sociais, em instituições de ensino públicas e privadas, academias, e em outros espaços públicos da cidade, as atividades ocorrerão às segundas e quartas-feiras no horário de 17h30 às 19h30, na quadra poliesportiva do Instituto Federal do Ceará, Campus Tianguá. As atividades serão mescladas entre ações para aprendizagem motora geral e exercícios específicos para cada fundamento técnico do basquetebol, além de jogos para desenvolver a parte tática que serve para estimular a execução dos fundamentos apresentados em cada atividade. Os equipamentos para a aprendizagem no projeto são bolas, coletes e cones, todos fornecidos pelo Campus. Primeiramente, o projeto visa atender ambas as modalidades do esporte, masculina e feminina, de forma concomitante, visando sempre ampliar a procura de novos adeptos ao basquetebol e incentivando a prática do esporte de alto rendimento. O projeto será avaliado a cada dois meses utilizando-se a ferramenta de um questionário distribuído entre os participantes.