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Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Jogando argumentos: clube do debate IFCE, Campus Acopiara
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
18/11/2024
Previsão de Fim:
14/05/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acopiara
Formas de Avaliação:
Frequência
Debate
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Vanessa Lopes Vasconcelos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Damaris Correia SEBRAE - centro sul Integrante Sem vínculo Não 1 03/02/2025 28/03/2025
Emanuelle de Souza Barbosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/11/2024 30/04/2025
Felipe Freitas Vasconcelos Ministério Público do Estado do Pará Integrante Sem vínculo Não 1 25/11/2024 17/02/2025
Francisco Damazio de Azevedo Segundo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/11/2024 30/04/2025
Marcus Maurícius Holanda URCA Integrante Sem vínculo Não 1 25/11/2024 17/02/2025
Nathylle Oliveira Aires IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 18/11/2024 30/04/2025
Vanessa Lopes Vasconcelos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 18/11/2024 30/04/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A arte de debater é uma tradição muito antiga no espectro político, iniciando com os filósofos da antiga Grécia, com seus fóruns de debate, percorrendo a história. Na idade média a retórica passa a ser integrante do trivium, ensino das artes liberais. Durante a contemporaneidade vem ganhando mais espaço e relevância, sobretudo em questões políticos, em que o argumento retórico deve ser a técnica utilizada para garantir a diversidade de argumentos e, com a democratização das informações e o acesso à internet, o debate se torna cada vez mais essencial no ambiente político. Saber argumentar se tornou uma habilidade imprescindível na sociedade moderna, seja para persuadir ou aprender, o debate é uma ferramenta valiosa no nosso cotidiano.
Justificativa
Existem inúmeras razões para entender a importância do debate, a primeira delas, é a necessidade de compreender ambos os lados de um argumento para se chegar a uma conclusão sólida. Em segundo lugar, o debate promove habilidades críticas na solução de problemas. É preciso identificar qual é o problema, fazer uma pesquisa aprofundada sobre o assunto, ponderar possíveis soluções e então debater estas soluções. Adicionalmente, debates também ajudam a fomentar respeito e tolerância, visto que envolve expressar seu ponto de vista e ouvir atentamente o do outro. O argumento é a "arma" da democracia. É através dele em que se torna possível romper com estruturas hegemônicas. Assim como o juiz no tribunal decide com base em provas e em argumentações embasadas na lei, também o político deve agir. Inclusive identificar argumentos que sejam falaciosos ou com que tenham a finalidade de meramente iludibriar o ouvinte. A interação dos alunos do nível médio com os do superior e o contato interinstitucional, IFCE e URCA, proporcionará aos alunos perceber as diferentes esferas argumentativas e demonstrar o quanto determinados argumentos são prejudiciais à vivência democrática, por estarem localizados em esferas de preconceito ou que tentam apenas enganar. As rodas de conversas geradas a partir da formação inicial, buscará a interação com os maisdiversos níveis de aprendizagem da retórica política, tais como a formação com os estudantes de Ensino Médio das Escolas do Estado presentes no município de Acopiara (EEEP Alfredo Nunes de Melo), como também, através da ação juntamente com os alunos da faculdade de direito da Universidade Regional do Cariri.
Público Alvo
Alunos do ensino médio das escolas estaduais localizadas no município de Acopiara (EEEP Alfredo Nunes de Melo) que queiram participar como debatedores. Bem como os alunos da faculdade de direito da URCA, campus Iguatu, que participarão como mediadores.
Objetivo Geral
Promover a compreensão básica do que é um debate, proporcionando a prática das habilidades de pesquisa, argumentação, comunicação e trabalho em equipe, desafiando-os a pesquisar, construir e apresentar um argumento, além de refutar os argumentos dos oponentes.
Objetivo Específico
Incentivar a pesquisa acadêmica buscando múltiplas visão sobre o assunto e contato com diferentes autores; Treinar a escrita para redação e artigos para elaborar o texto base do debate; Desenvolver técnicas de linguagem e argumentação Dialogar com a comunidade externa ao campus, no caso, os alunos da EEEP Alfredo Nunes de Melo e de Direito da URCA, a respeito da importância da argumentação na vida política.
Metodologia
Este projeto será realizado em grupos de três a cinco alunos, com alunos de diferentes níveis de escolaridade e instituições. deve existir no máximo 30 alunos inscritos. As inscrições ocorrerão através do formulário do google, a seleção considerará os maiores médias globais, em caso de empate os alunos que estejam mais próximos de concluir seus cursos. Inicialmente, haverão aulas teóricas, sobre: 1. introdução ao Debate: Conceitos básicos de debate; Importância do debate na sociedade; Etiqueta e regras de debate. 2. Estrutura de um Debate: Formatos de debate comuns (parlamentar, público, Lincoln-Douglas, etc.); Papéis dos participantes (propositores, opositores, moderador, juízes); Tempo e ordem dos discursos. 3. Formas de pesquisa e argumentação: Técnicas de pesquisa eficaz; Identificação de fontes confiáveis; Construção de argumentos sólidos e persuasivos; Técnicas de expressão verbal; Controle de voz, dicção e entonação; Gestão de nervosismo e ansiedade. 4. Refutação e Rebatimento: Estratégias para refutar argumentos adversários; Resposta rápida e eficaz a pontos levantados pelos oponentes; Rebatimento de contra-argumentos. 5. Levantamento de Tópicos Contemporâneos: Discussão de questões atuais e relevantes; Pesquisa e preparação de argumentos sobre tópicos de interesse dos alunos; Aplicação das habilidades de debate em contextos do mundo real. Após as aulas teóricas, serão iniciados os Debates Práticos: 1. Organização e realização de debates simulados: Feedback construtivo e análise pós-debate; Melhoria contínua das habilidades de debate. Tal estudo deverá auxiliá-los a formar em rodas de conversa realizadas na EEEP Alfredo Nunes de Melo a respeito da importância da retórica e da argumentação na democracia, não somente como arte de convencimento, mas como oportunidade de abordar as diferentes temáticas através da escuta, compreensão e diálogo. Como também a interação com estudantes do Curso de Direito da URCA, que proporcionará um debate próprio sobre a questão do argumento. Os alunos serão avaliados: Participação ativa nos debates e atividades em sala de aula. Desempenho em debates simulados e na escrita dos textos. Qualidade das pesquisas e argumentos apresentados. Progresso ao longo do curso em termos de habilidades de comunicação, argumentação e refutação. Recursos: Livros e artigos sobre técnicas de debate e oratória. Acesso a bibliotecas, bases de dados online e outras fontes de pesquisa. Vídeos de debates e discursos inspiradores para análise e discussão em sala de aula. Feedback regular dos professores e mentores do clube de debates. Bibliografia a ser trabalhada: Como Vencer um Debate sem Precisar ter Razão - Arthur Schopenhauer;