Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
FOTOGRAFIA INDÍGENA - IMAGEM E REPRESENTAÇÃO COLONIZADORA AOS PROTAGONISTAS CRIADORES
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Visuais
Data de Início:
20/12/2019
Previsão de Fim:
31/07/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aratuba
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Cartaz
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Anna Erika Ferreira Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anna Erika Ferreira Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 20/12/2019 31/07/2020
Antonio Cavalcante de Almeida (2263879) IFCE Integrante Sem vínculo Não 3 20/12/2019 07/07/2020
Carolinne Melo dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/12/2019 31/07/2020
Erica Maria Bezerra Pinheiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 20/12/2019 31/07/2020
Iago Barreto Soares Fotógrafo Autônomo Integrante Sem vínculo Não 2 20/12/2019 31/07/2020
Miguel Emanuel Furtado da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/12/2019 31/07/2020
Sabrina Moura Barreto IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/12/2019 31/07/2020
Victor Henrique Sinval Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/12/2019 31/07/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola Indigena Kanindé de Aratuba Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 1.500,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Há muito que o uso da imagem é visto como ferramenta crucial em diferentes disciplinas e conteúdos. Tal pauta não é trabalhada, apenas,em livros didáticos, mas com grande frequência em meios de projeção utilizados por docentes em sala de aula. A imagem possui um poder de fixação em muitos momentos, superior ao texto. A questão a ser levada em conta é que seu mau uso pode gerar uma falta no objetivo final: o que era para ser visto em aspectos positivos pode reverter-se em aspectos negativos. O registro da imagem era e ainda é um dos principais meios de disseminar o conceito de existência do ser. Partindo deste princípio e pensando no grupo de artistas que apresentaram os povos indígenas através de suas fotografias e projetos de pesquisa junto à tais grupos específicos, propôs-se junto à Aldeia FErnandes da etnia Kanindé no município de Aratuba um curso de Fotografia onde trabalhar-se-á com as imagens indígenas para além da representação colonizadora, mas colocando os povos indígenas como protagonistas criadores e, assim, legitimando o que Krenak (2019) destaca ao afirmar que os povos indígenas são povos do fim do mundo, pois mesmo diante de todas as intempéries advindas de conflitos ambientais, fundiários e políticos, estes sobrevivem há mais de 500 anos.
Justificativa
Pensar na relação de índios e não índios e como estas foram construídas, inevitavelmente nos levam a analisar a representação indígena nos sistemas de imagem. Ao longo dos séculos, as representações do índio brasileiro, principalmente na pintura, passaram por uma série de mudanças técnicas que acompanhavam os estilos adotados pelos artistas. Desde o século XVI, com o processo de colonização e o contato com esses povos dentro de suas várias etnias despertaram especialmente no europeu a curiosidade com seus costumes. Assombro e encantamento faziam parte deste momento. Hoje o que se percebe de forma bastante evidente é um movimento dos povos indígenas de compreensão que essa leitura precisa ser rompida e desmistificada diante da sociedade. Quem melhor para apresentar essa correção que os próprios grupos indígenas. Nessa perspectiva, a imagem é crucial em tal processo, principalmente, quando as lentes que captam a imagem advém do olhar indígena. Foi no contexto de munir tecnicamente jovens indígenas que a presente proposta se delineou a partir de uma demanda advinda da Direção da Escola Indígena Kanindé de Aratuba, na qual vê em uma formação ligada à Fotografia um caminho para esse desvelamento da imagem indígena ser rompida.
Público Alvo
Estudantes do ensino Médio da Escola Indígena Kanindé - Aldeia Fernandes - Aratuba - Ceará.
Objetivo Geral
Desenvolver Oficinas de Fotografia com os estudantes do ensino Médio da Escola Indígena Kanindé de Aratuba a partir de um olhar decolonial.
Objetivo Específico
- Introdução a construção da Imagem Colonizadora ao Protagonismo Indígena; - Desconstrução do Olhar a partir de imagens; - Viabilizar a compreensão sobre a construção da estrutura fotográfica; - Entender Técnicas fotográficas em Câmeras e Smathphones - Reconhecer técnicas como cianotipia.
Metodologia
As oficinas que serão ofertadas (3) em módulos condensados, geralmente aos finais de semana, considerando a sexta e o sábado. A totalidade das mesmas perpassa ´por terá uma carga horária de 20 h/a entre teoria e parte prática, culminando na construção de um instagram do projeto a partir das imagens captadas pelos jovens indígenas participantes. 1 – A Fotografia Introdução a construção da Imagem Colonizadora ao Protagonismo Indígena; 1.1 – História da Fotografia 1.2 – História da imagem 1.3 – Regras de composição e sua relação com a História da Arte 1.4 – Os pioneiros da Fotografia 1.5 – Os primórdios dos equipamentos fotográficos 2 – Composição fotográfica 2.1 – Composição 2.2 – Composição Fotográfica 2.3 – Composição Clássica 2.4 – Composição por cor 2.5 – Fotografia indicial/simbólica/icônica 2.6 – Desconstrução do olhar 3 – Desenvolvendo a Criatividade e aperfeiçoando olhar: 3.1 – História cronológica da fotografia 3.2 – Os grandes fotógrafos e análise imagética de suas fotografias 3.3 – A linguagem fotográfica 3.4 – Conceitos de uma análise Imagética 3.5 – O que é um ensaio fotográfico e como desenvolvê-lo 3.6 – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça 3.7 – Como ler as suas fotografias II Parte A Luz 2.1 A Luz e suas características 2.2 A Luz como forma de energia 2.3 Relação Luz/Cor 2.4 A luz e as características das fontes luminosas 2.5 Textura, forma espacial e gama tonal 2.6 Temperatura de Cor 2.7 White balance: Auto, Pré-configurado A câmera 3.1 A Câmera Fotográfica e seus elementos 3.2 Como funciona uma Câmera SLR 3.3 Leitura do menu 3.4 Configurações da câmera 3.5 Botões e funções Objetivas 4.1 As Objetivas 4.2 A distância focal 4.3 Lentes grande-angular, normal e teleobjetiva 4.4 Lentes Zoom vs Lente fixa 4.5 O Fator de corte 4.6 O Foco e Modos de focagem Composição 5.1 A Composição: linhas, formas, cores, luzes 5.2 O ponto de vista 5.3 A regra dos terços 5.4 Retângulo de Ouro