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Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Escola de líderes do Brasil futuro: prospecção e perspectiva
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Tecnologias Sociais
Data de Início:
14/10/2024
Previsão de Fim:
24/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Trabalho em grupo
Debate
Testes Subjetivos
Testes Objetivos
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Paulo Massey Saraiva Nogueira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ewerton Silveira Torquato IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 14/10/2024 31/05/2025
Fabio Peixoto Bastos Baldaia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Integrante Sem vínculo Não 3 14/10/2024 31/05/2025
Francisco Danilo da Silva Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 14/10/2024 31/05/2025
Isaac Ferreira Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 14/10/2024 31/05/2025
John Karley de Sousa Aquino IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/10/2024 31/05/2025
Larissa Batista do Carmo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 14/10/2024 31/05/2025
Maria das Gracas Gomes de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 14/10/2024 31/05/2025
Maria de Fátima Pereira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 14/10/2024 31/05/2025
Paulo Massey Saraiva Nogueira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/10/2024 24/12/2025
Rebeca de Sousa Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 14/10/2024 31/05/2025
Rodrigo Ornelas França Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Integrante Sem vínculo Não 3 14/10/2024 31/05/2025
Sinval Silva de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Integrante Sem vínculo Não 3 14/10/2024 31/05/2025
Tiago Medeiros Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Integrante Sem vínculo Não 3 14/10/2024 31/05/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os eventos que definiram a história recente da vida nacional produziram, de um lado a outro do espectro político-ideológico, uma interrogação sobre a experiência brasileira, com sua temporalidade própria marcada por permanências, repetições e retornos. Mais uma vez, como num redescobrimento, a identidade nacional está colocada em questão, com consequentes usos e abusos de nacionalismos e reações antinacionais. Nas ruas e nas redes, tornou-se comum ouvirmos os ecos do retorno do reprimido, de um passado que não passou. Contra a pecha do esquecimento fácil e numa intensa polarização, surgiu entre os cidadãos um interesse repentino pela política e suas instâncias de poder no Estado, mas também pela história da formação social brasileira. E a necessidade de recontá-la através do protagonismo dos subalternos, dos fatos ignorados ou das referências incontornáveis da tradição, deu curso a narrativas e revisões diversas, opostas e mesmo antagônicas, disputando um lugar na memória e no imaginário coletivos, cuja construção contínua produz a alma da nação como uma comunidade imaginada de origem, de destino e de sentido. Ante o futuro incerto e o presente insuportável, uns voltaram no tempo para idealizar o passado; outros para encontrar nele o mal originário, irremissível. Haveria alternativa entre a salvação e a condenação? O conhecimento do passado pode decidir sobre qual futuro construir? Existe relação entre os projetos de vida com suas escolhas individuais de carreiras e um projeto de nação? É possível antecipar tendências sociais e de mercado, tendo em vista a formação de lideranças capazes de protagonizar outros futuros? Questões como essas vêm sendo estudadas e motivaram a elaboração deste projeto pelo Laboratório de Estudos do Brasil Profundo (LAEBRAP/CNPq), um grupo de pesquisa que tem entre os seus membros professores do IFCE e do IFBA. A partir dos estudos, pesquisas e experiências dos membros do grupo e de especialistas convidados, serão oferecidos aos participantes do projeto o contato, a discussão e a imersão nos temas estratégicos do desenvolvimento nacional, desde as profecias de fundação e as matrizes étnico-culturais formadoras da civilização tropical brasileira até o ordenamento soberano sobre a Amazônia, passando por questões como as mudanças no perfil religioso da população, a sobrevivência das tradições da cultura popular e a produção intelectual sobre a nação e a nacionalidade lastreada na diversidade regional e no sentimento moral comum de longa duração característico do Brasil profundo. A essa experiência de apropriação da matéria brasileira e de imersão na brasilidade, a partir da história, da cultura e dos temas estratégicos do desenvolvimento nacional, juntam-se duas outras condições combinadas de realização do projeto, tendo em vista a originalidade de sua iniciativa: a projeção de cenários futuros a partir de tendências presentes, num exercício de futurologia, imaginação criadora e experimentalismo institucional e a formação de líderes por meio de técnicas criativas e inovadoras de treinamento motivacional, carreira com propósito, influência e mentoria. Prospectar o Brasil profundo para perspectivar o Brasil futuro: eis o arco propositivo deste projeto, uma outra forma de dizer que o futuro é ancestral.
Justificativa
Como um imperativo da idade, por maiores que sejam as urgências do presente, os jovens continuam a fazer projeções sobre seu futuro, de maneira vaga e mais ou menos pessimista. Fazem-no tendo em vista a escolha de suas carreiras profissionais e a construção de algum arranjo familiar, cercados de pressões, estímulos e informações que tendem a restringir a abrangência de seus horizontes e o alcance de suas aspirações. A sensação de risco e incerteza cresce diante do evidente desemprego qualificado, da mudança tardia de profissão, do desaparecimento de carreiras e da não consolidação de setores de atuação apresentados como promissores, inutilizando a qualificação obtida ou forçando a imigração em busca de emprego. Inevitável atribuir esses insucessos a escolhas supostamente equivocadas, do ponto de vista individual, malgrado as determinações estruturais e macrossociais do fenômeno. De todo modo, o futuro se faz presente através das expectativas e dos efeitos decorrentes da tomada de decisões. Essa curiosa experiência do tempo, no seu ainda não ser, se impõe a diferentes agentes. No caso da dinâmica ambiental, complexa e multissecular, as previsões quanto ao aumento da temperatura atmosférica, por exemplo, já estariam confirmadas, num futuro decidido, fechado, dadas as consequências irreversíveis do que fora feito muito antes. Os governos dos regimes democrático-republicanos são desafiados a conciliar seus projetos de poder com os destinos da nação. Os conglomerados capitalistas ambicionam controlar o futuro através dos seus investimentos de longo prazo e ganham com apostas especulativas sobre ele no curto e mesmo no curtíssimo prazo. As comunidades temem que a qualquer momento possam ser deslocadas. A antecipação de um futuro incerto ou a certeza do fim iminente produz sofrimento, massificando e sujeitando os indivíduos à ansiedade e à depressão. Pensar o futuro tornou-se não um desafio ao oráculo moderno, mas uma necessidade rotineira. Alvin Toffler, em “O choque do futuro” (1970) e Bill Gates, em “A estrada do futuro” (1995), foram capazes de antever a aceleração das inovações disruptivas, o uso comum de computadores pessoais, internet banda larga, smartphones, streamings, inteligência artificial, bancos digitais, armazenamento em nuvens, ebooks etc. Gilberto Freyre, em obras como “Além do apenas moderno” (1973) e “Insurgências e ressurgências atuais” (1983), aliou a ciência por ele concebida como a tropicologia ao exercício da futurologia e das engenharias física, humana e social, antevendo fenômenos como o transumanismo, a dessecularização e a importância da floresta amazônica para mundo. Desde a sua origem, o Brasil está em relação direta com o futuro. Nossos mitos e documentos de fundação, com sua correspondente historiografia, nos informam que seríamos não um acaso do intento colonialista, mas uma promessa de salvação e expansão da cristandade, a realização de profecias milenaristas: a “última cruzada”, o “paraíso na terra”, o “Quinto Império”. A elogiosa publicação de Stefan Zweig, “Brasil, um país do futuro” (1941), consagrou a expressão, traduzindo o sentimento comum de promessa, ora distante ora prestes a se realizar, numa longa e espaçada tradição que remonta ao conde Afonso Celso, em “Porque me ufano do meu país” (1900), mas também às profecias do padre António Vieira, em sua “História do futuro” (1718), retomada na poesia de Fernando Pessoa, no romance de Jorge Amado, na filosofia de Agostinho da Silva, no tropicalismo de Caetano Veloso, no movimento armorial de Ariano Suassuna e em muitas outras manifestações históricas, folclóricas, artísticas, políticas, científicas e religiosas da ideia-força de que o Brasil, como a mais intensa, profunda e extensa experiência civilizatória de mestiçagem, constitui uma contribuição fundamental para a emancipação da humanidade.
Público Alvo
Estudantes da rede pública e privada, dos níveis de ensino médio, técnico e superior; escritores amadores e profissionais; artistas e agentes culturais; profissionais da educação, saúde e assistência social; gestores públicos e corporativos; empreendedores; comunidade de cidadãos de diferentes estados do país.
Objetivo Geral
Estimular a formação de líderes a partir da combinação entre a identificação de aptidões, talentos e habilidades, a orientação para a escolha de carreiras com propósito e a projeção de tendências nacionais futuras.
Objetivo Específico
- Oferecer palestras com professores, pesquisadores e especialistas sobre a história da economia, da cultura e do pensamento brasileiros e sobre os temas estratégicos do desenvolvimento nacional; - Ler, analisar, interpretar e discutir a bibliografia básica que será colocada à disposição dos participantes; - Relacionar o exercício progressivo da produção de conteúdos, a aprendizagem por meio da observação e a imersão cultural através de referências variadas, tendo em vista ampliar a experiência de formação dos participantes do projeto; - Organizar a realização de atividades e eventos diversos, através da equipe de apoio, tendo em vista a divulgação do projeto, de suas ações e produções; - Fazer da leitura, escrita e produção de conteúdos em mídias digitais um meio de conhecimento da história, da memória e da realidade de nossas cidades e rincões, uma vivência profunda dos valores, costumes e tradições do povo, em suas regionalidades brasileiras, uma maneira, enfim, de consolidar a identidade, a diversidade e a consciência nacionais.
Metodologia
Inicialmente, os membros do LAEBRAP juntamente com os demais componentes da equipe de apoio já cadastrados, selecionados entre alunos da disciplina de Projeto Social (do semestre atual e do seguinte, a serem cadastrados na última semana de fevereiro/25 pela gestão de extensão do campus) ministrada pelo coordenador do projeto de extensão, estarão empenhados, durante os meses de outubro e novembro de 2024, no planejamento e elaboração do projeto, com ações como a definição dos eixos das palestras, confirmação da participação de convidados, escolha de bibliografia e materiais audiovisuais, idealização de atividades paralelas como a produção de textos de intervenção e/ou artigo científico para publicação, produção de podcast, compartilhamento de playlists, arrecadação de livros afins aos temas do projeto, oficina de pitches para banco de ideias que será disponibilizado aos extensionistas etc. Em dezembro, será feita a divulgação do projeto e a abertura de inscrições, através de redes sociais próprias e institucionais, junto a entidades representativas dos setores de educação, arte e cultura, apresentando a projeto com as palestras confirmadas, seus objetivos e cronograma. As inscrições serão feitas por formulário virtual, com limite de vagas, critérios de seleção e período determinado. Em seguida, será criada uma sala no “google classroom” para a inclusão dos participantes com inscrições deferidas, bem como para a postagem dos materiais que serão lidos, analisados e debatidos, de acordo com o cronograma de palestras previamente estabelecido, em encontros semipresenciais quinzenais, além de atividades de avaliação, vídeos e uma bibliografia complementar. Os encontros semipresenciais estão previstos para iniciar em janeiro de 2025, com 8 (oito) encontros, sendo um a cada 15 (quinze) dias, concluindo o ciclo de palestras no final de abril de 2025. A culminância do projeto com avaliação de seus resultados ocorrerá em maio/2025. A transmissão do ciclo de palestras ocorrerá através do “gloogle meet” ou “Youtube” com link privado, a depender da viabilidade técnica, com a possibilidade de acompanhamento virtual e/ou presencial nos campi onde os respectivos membros do LAEBRAP são servidores. Ao longo projeto, os alunos matriculados nas disciplinas de Fundamentos sócio-filosóficos da educação e Projeto Social do curso de Licenciatura em Letras (IFCE - campus Baturité), ministradas pelo coordenador do projeto, serão motivados a desenvolver ações em consonância com o projeto. Os alunos das referidas disciplinas (não curricularizadas) terão dentre suas atividades didáticas o acompanhamento das ações do projeto. Os participantes devem perfazer 75% da frequência para a obtenção de declaração de participante e/ou de membro da equipe de apoio do projeto. Os conteúdos produzidos pelos palestrantes, participantes e apoiadores serão divulgados no site do LAEBRAP, nas redes sociais dos seus membros e nos perfis institucionais do IFCE e IFBA, tendo em vista alcançar amplamente o público externo. A tecnologia social a ser desenvolvida consiste numa programação mental (mindset) através de mentoria (mentoring) e treinamento motivacional (coaching) baseados na revisão histórica e historiográfica sobre a formação social brasileira e no exercício de projeção de cenários nacionais futuros a partir de tendências econômicas, sociais e culturais presentes, tendo em vista o desenvolvimento de uma consciência renovada de pertencimento nacional, como um técnica de emulação inovadora, capaz de remodelar a autoimagem dos participantes por meio do autoconhecimento e da identificação de aptidões, talentos e habilidades para o crescimento pessoal e profissional orientados para a liderança.