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Campus:
CAMPUS PECÉM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Basquete na Escola
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
14/10/2024
Previsão de Fim:
31/01/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Caucaia
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Formas de Divulgação:
Folder
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Fernando Michael Pereira Nobre
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Fernando Michael Pereira Nobre IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/10/2024 31/01/2025
Fernan Martins Vidal Fernandes Irber IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/10/2024 31/01/2025
Francisca Maria Damasceno Gois IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/10/2024 31/01/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Basquete na Escola tem o propósito de desenvolver os aspectos teórico-práticos e socioculturais da modalidade através da vivência das diversas possibilidades esportivas dentro do processo formativo para cidadania, integralidade e criticidade. Trata-se de uma iniciativa do Setor de Educação Física e Esportes (SEFE) do Pecém, em parceria com o Campus Caucaia, para fomentar o basquetebol entre estudantes adolescentes do município da Caucaia.
Justificativa
O Basquetebol está entre as modalidades mais praticadas no cenário esportivo mundial, criado em 1981 com o objetivo inicial de ser uma uma atividade dinâmica que pudesse ser praticada no inverno em locais fechados. O sucesso do Basquete repercutiu positivamente no cenário esportivo, todavia a concorrência com outras modalidades, em popularidade, como o Futsal e Voleibol, dificulta e pode diminuir as possibilidades de criação de projetos e políticas públicas de promoção do esporte em localidades interioranas. Estas ações possuem uma parcela significativa na formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, uma vez que o esporte pode ser uma importante ferramenta educativa. Portanto, a Educação Física do Campus Pecém acredita que a continuidade do Projeto de Extensão Basquete na Escola é necessária a promoção da modalidade Basquetebol abrindo novas possibilidades de intervenção, viabilizando a formação de seleções de base, descoberta de talentos e a participação em eventos esportivos, contribuindo para formação pessoal, acadêmica e profissional dos jovens participantes do projeto.
Público Alvo
O projeto ofertará um maior número de vagas (30 vagas) para participação de pessoas da comunidade externa, com faixa etária a partir de 14 anos de idade, autorizadas pelos pais/responsáveis para participação no projeto.
Objetivo Geral
Desenvolver os aspectos teórico-práticos e socioculturais do Basquetebol através da vivência das diversas possibilidades esportivas dentro do processo formativo para cidadania, integralidade e criticidade.
Objetivo Específico
Desenvolver experiências esportivas ampliadas por meio do Basquetebol;  Desenvolver conhecimentos relativos ao processo formativo para cidadania, integralidade e criticidade, por meio de uma prática refletiva e de uma teoria vivida;  Construir manifestações de lazer relativas às modalidades esportivas, atuando, também, na organização de eventos esportivos em Basquetebol;  Contribuir para o desenvolvimento do Esporte na região metropolitana de Fortaleza, em especial, no município da Caucaia.
Metodologia
O projeto Basquete na Escola é uma atividade entre campi, ofertada pelo Setor de Educação Física e Esporte (SEFE) do campus Pecém em parceria com dois servidores do campus Caucaia, cuja realização se dará no ginásio poliesportivo do IFCE Campus Caucaia, durante o semestre de 2024.2, conforme calendário letivo da instituição. As inscrições para o público-alvo do projeto, principalmente o público externo, serão realizadas por meio de formulário específico divulgado através de site e das redes sociais dos campi envolvidos, além de mobilização do público externo já envolvido com outros projetos e cursos de extensão do IFCE. Como não haverá seleção, as inscrições poderão ser feitas durante todo o período de realização da ação de extensão até que o número de vagas seja ocupado, utilizando-se de lista de espera em caso de exceder este número. Em caso de alunos menores de idade, a participação deverá ser autorizada pelos pais/responsáveis por meio do preenchimento e assinatura do termo de autorização para prática de atividades físico-esportivas disponibilizado nos anexos do formulário de inscrição. Serão formadas duas turmas de basquete, contendo 25 vagas por turma. Na primeira turma, as aulas serão ministradas pelo Professor Fernando Nobre (IFCE Pecém), nas segundas-feiras e sextas-feiras pela manhã, no horário de 09h35min as 11h35min. Já as aulas da segunda turma serão realizadas pelo Professor Fernan Martins (IFCE Caucaia), nas quintas-feiras e sextas-feiras a tarde, no horário de 17h as 18h30min. As aulas serão estruturadas conforme recomendações para a elaboração de uma Formação Esportiva Universal (GONZÁLEZ; BRACHT, 2012; OLIVEIRA; PERIM, 2009; UNESCO, 2013), considerando conteúdos e propostas pedagógicas elaboradas para esse processo, sendo ministradas com atividades em práticas estruturadas. Em paralelo, os alunos serão envolvidos em atividades educacionais, psicológicas e sociais, que venham a ser desenvolvidas pelos campi Pecém e Caucaia, como palestras, oficinas, acompanhamento da assistência estudantil e coordenação pedagógica, incentivando também a participação em olimpíadas educacionais e no Exame Nacional de Ensino Médio ENEM. Durante o projeto, serão coletadas informações qualitativas e quantitativas a respeito do conhecimento dos jovens sobre o esporte na formação esportiva e na transformação social, utilizando-se de diferentes metodologias e instrumentos de avaliação desses elementos (OLIVEIRA; PERIM, 2009). O processo avaliativo dos alunos acontecerá de forma contínua e cumulativa durante todo o processo de ensino-aprendizagem. Os instrumentos utilizados serão: frequência presencial registrada, participação e desenvolvimento nas atividades práticas/aulas do projeto. Além das ações avaliativas já mencionadas, ao final do projeto, também será aplicado um questionário com o propósito de avaliar o nível de satisfação dos estudantes e fazer um levantamento de possíveis melhorias para a sequência do projeto. A certificação do aluno, será emitida caso obtenha-se uma frequência acima de 75%, com nota final igual ou superior a 6,0 (seis) considerando a sua participação e desenvolvimento nas atividades do projeto.