Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Sistematizando Negócios: Empreendedorismo e Tecnologia na Prática
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
18/11/2024
Previsão de Fim:
01/04/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Participação
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Anelise Daniela Schinaider
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alessandra Daiana Schinaider Leaders Consultoria Integrante Sem vínculo Não 2 18/11/2024 25/11/2024
Alice Maria de Lima Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Ana Rosimeire Ferreira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Anelise Daniela Schinaider IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 18/11/2024 11/03/2025
Daniel Galvão Batista Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
David da Silva dos Reis IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Diego Cordeiro Pedrosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Edilson Goncalves Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Francisco Lupercio Pedroso Feitosa Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Guilherme Alves dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Guilherme Chaves de Sousa Cavalcante Mota IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Guilherme Monteiro de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Gustavo Soares de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Jeferson Freire Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Kauã Sousa Bezerra Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Lorhane Angelica Gonçalves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Luiza Andreza Alves de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Luiz Henrique Freitas dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Luiz Vítor de Freitas Chaves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Marcos Vinícius Nascimento Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Maria Vitoria de Freitas Chaves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Marilia da Silva Feitosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Mateus Ribeiro Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Paulo Cosmo da Silva Clarentino IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Paulo Henrique Gomes Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Saul Alves Martins de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/11/2024 01/04/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A proposta desse projeto de extensão tem a seguinte pergunta que o norteia: Como capacitar empreendedores a identificar oportunidades de inovação tecnológica para aumentar a competitividade? Com isso, além de buscar responder a essa pergunta por meio de atividades de extensão, também tem-se como abordagem a inclusão de estudantes matriculados na disciplina de Empreendedorismo do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas irem a campo para compreenderem a realidade do mercado empresarial. Além disso, o projeto de extensão curriculariza com a disciplina de Empreendedorismo ofertada no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em que conforme o PROGRAMA DE UNIDADE DIDÁTICA – PUD disponível para acesso através do nº do processo 23490.000917/2021-78, as atividades de extensão serão conduzidas em ambientes internos e externos ao campus, conforme a necessidade de planejamento e execução, e através de visitas às comunidades da região ou setor produtivo, a fim de identificar oportunidades de desenvolvimento econômico e social. Essas atividades deverão ter características que possibilitem: a inclusão social, digna e produtiva, de pessoas e grupos historicamente excluídos da sociedade e/ou dos processos educacionais; eliminar todas as formas de violência, preconceito, negligência e discriminação contra o ser humano, garantindo a dignidade de todas as pessoas, promoção de direitos de cidadania e participação social; inclusão de pessoas com deficiência e outras necessidades educacionais específicas na vida social e no mundo do trabalho; prestação de serviços à comunidade na busca pela redução das desigualdades sociais e econômicas e; o diálogo e aprendizado mútuo com as comunidades de abrangência do IFCE.
Justificativa
O mundo dos negócios está em constante transformação, impulsionado por avanços tecnológicos que mudam a forma como empresas operam e competem. No entanto, muitos empreendedores, principalmente de micro e pequenas empresas (MPEs), enfrentam dificuldades em identificar oportunidades para aplicar inovações tecnológicas que potencializem seu crescimento. Esse cenário gera uma lacuna entre as necessidades do mercado e a capacidade dos empreendedores de transformar ideias inovadoras em soluções tecnológicas concretas. Este projeto de extensão visa abordar essa lacuna, capacitando empreendedores com conhecimentos práticos e estratégicos para identificar, avaliar e implementar oportunidades de inovação tecnológica em seus negócios, com foco no aumento da competitividade.
Público Alvo
Empreendedores de micro e pequenas empresas interessados em aplicar tecnologia para resolver problemas empresariais.
Objetivo Geral
Capacitar empreendedores na identificação e implementação de oportunidades de inovação tecnológica, com o objetivo de aumentar a competitividade de seus negócios no mercado.
Objetivo Específico
- Apresentar as principais tendências tecnológicas e suas aplicações em diferentes setores. - Desenvolver a capacidade analítica dos empreendedores para mapear necessidades e problemas dentro de seus negócios que podem ser solucionados com tecnologia. - Ensinar metodologias ágeis e ferramentas tecnológicas que possibilitam o desenvolvimento rápido e eficiente de soluções. - Promover a criação de um ambiente colaborativo e de troca de experiências entre os participantes. - Fomentar a cultura do empreendedorismo digital e tecnológico entre MPEs, com foco em inovação contínua.
Metodologia
Após a explicação do projeto de extensão aos alunos matriculados da disciplina de Empreendedorismo, os mesmos irão compor um grupo entre 5 a 6 estudantes e deverão buscar por livre e espontânea vontade um empreendedor que queira participar das atividades de extensão desse projeto. Entre os dias 9 a 11 de novembro serão elaborados na Plataforma Canva minicards para divulgação e compreensão do objetivo desse projeto. A participação do empreendedor nesse projeto se dará por meio do seu próprio interesse, com base no que cada grupo de estudantes buscou prospectar. A intenção é que cada grupo de estudantes esteja com 1 empresário local e repassando todas as informações necessárias referente ao projeto de extensão. O início do projeto se dará na segunda quinzena do mês de novembro e acontecerá conforme as seguintes etapas, que estão descritas abaixo: 1ª Etapa: Introdução à Inovação Tecnológica e Tendências de Mercado (realização de palestras 4h): - Apresentação de tecnologias emergentes (Marketing Digital); - Discussão sobre como essas inovações podem impactar diferentes setores. Nessa etapa, que ocorrerá entre os dias 22 de novembro a 02 de dezembro de 2024, serão realizadas palestras com o objetivo de aprofundar sobre a temática e, ao mesmo, a compreensão desse projeto de extensão no ambiente empresarial. Propõe-se trazer convidados para palestrar sobre marketing digital no dia 25 de novembro. 2ª Etapa: Análise de Oportunidades e Diagnóstico de Necessidades (in loco 4h): - Técnicas de análise de negócios para identificar gargalos e áreas que podem ser melhoradas com o uso de tecnologia. - Introdução à metodologia SWOT aplicada à inovação tecnológica. Nessa etapa, que ocorrerá entre os dias 02 de dezembro de 2024 a 06 de janeiro de 2025, em grupo, os alunos deverão ir nas empresas para conversar e aplicar algumas ferramentas de inovação observadas em sala de aula, com o objetivo de entender e relatar as dores que o empresário está passando naquele momento. 3ª Etapa: Ferramentas e Metodologias para Implementação de Soluções (in loco 4h): - Ferramentas tecnológicas acessíveis (software de gestão, CRM, automação de marketing, entre outros). Nessa etapa, que ocorrerá entre os dias 13 de janeiro a 10 de março de 2025, cada grupo de alunos irá validar o diagnóstico realizado na etapa anterior e apresentar ferramentas que viabilizem a aplicação da inovação no ambiente empresarial. 4ª Etapa: Planejamento de Implementação a posteriori e feedback (in loco 4h): - Criação de um plano de ação para implementação de soluções identificadas. - Aplicação de questionário online com o objetivo de observar se a pergunta foi respondida, a partir das ações executadas. Nessa etapa, que ocorrerá entre os dias 17 de março a 14 de abril de 2025, cada grupo de alunos, irá sugerir ações de melhoria e aplicar um questionário com o objetivo de analisar o feedback dos empresários em relação à sua participação no projeto de extensão. Ao longo de todas as etapas do projeto, a professora da disciplina estará, quando possível, presente nos momentos dos encontros dos alunos com os empresários, bem como em sala de aula sanando dúvidas e explicando as ferramentas que serão aplicadas. Além disso, o grupo de alunos será avaliado com base em pequenas apresentações ou relatos de experiências em sala de aula juntamente com a turma, a fim de identificar pontos de melhoria e proporcionar lugar de fala e escuta. Essas apresentações serão realizadas após a finalização da 4ª etapa descrita na metodologia desse projeto.