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Campus:
CAMPUS BOA VIAGEM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
O papel da mulher nas ciências e as contribuições para o avanço da Química
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
21/10/2024
Previsão de Fim:
18/10/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Seminário
Trabalho em grupo
Debate
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Folheto
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Janaina Rafaella Scheibler
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Arlete Rodrigues Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 21/10/2024 18/10/2025
Brena Samyly Sampaio de Paula IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/10/2024 18/10/2025
Clayane Carvalho dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/10/2024 18/10/2025
Gemima da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 21/10/2024 18/10/2025
Gession Freitas Patrício IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 21/10/2024 18/10/2025
Janaina Rafaella Scheibler IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 21/10/2024 18/10/2025
Luana Vitoria Alexandre da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 21/10/2024 18/10/2025
Rafael da Luz Campos IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 21/10/2024 18/10/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto "O Papel da Mulher nas Ciências e as Contribuições para o Avanço da Química" é uma iniciativa de professoras do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, voltada para estudantes de ensino médio e superior da região. O objetivo é valorizar o conhecimento feminino e suas contribuições históricas, especialmente na área da Química. Com isso, pretende-se destacar o papel da mulher como cientista, estimulando o interesse de meninos e meninas pela Química, promovendo o reconhecimento das mulheres na ciência. A equipe se reúne periodicamente para desenvolver estudos, sistematizar ideias e planejar exposições que divulguem a história das mulheres nas ciências.
Justificativa
A relevância social do projeto se manifesta em diversos níveis. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, apesar de as mulheres representarem aproximadamente 60% dos estudantes em cursos de graduação, sua presença em áreas como Física e Engenharia é significativamente menor. Além disso, a UNESCO revela que apenas 33,3% dos pesquisadores em todo o mundo são mulheres e apenas 35% de todos os estudantes das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês). Este cenário revela uma necessidade urgente de promover modelos positivos e visibilidade para mulheres cientistas, o que o projeto se propõe a fazer.
Público Alvo
Considerando a população atendida, o projeto foca em estudantes de ensino médio e superior da região do Ceará, onde a taxa de evasão escolar, especialmente entre meninas, ainda é um desafio. Além disso, muitas jovens possuem dúvidas sobre suas capacidades de seguir carreiras científicas. A intervenção oferece informações e inspirações que podem mudar essa realidade, incentivando uma maior permanência e sucesso nas áreas de ciências.
Objetivo Geral
O objetivo geral do Projeto é desenvolver e implementar ações educativas que valorizem a contribuição histórica das mulheres na Química, promovendo o interesse e a inclusão de estudantes de ensino médio e superior no campo das ciências, especialmente entre meninas, por meio de exposições, estudos e divulgação de suas trajetórias científicas.
Objetivo Específico
Promover exposições e palestras sobre a trajetória de mulheres cientistas na Química, destacando suas contribuições e conquistas ao longo da história. Desenvolver materiais didáticos que abordem a presença feminina nas ciências, contribuindo para a formação de uma visão crítica e inclusiva. Criar um espaço virtual de divulgação nas redes sociais onde os estudantes possam acessar informações, relatos e biografias de mulheres que impactaram o campo da Ciência. Estabelecer parcerias com escolas da região para expandir o alcance do projeto, envolvendo mais estudantes e professores nas discussões sobre a importância da diversidade nas ciências.
Metodologia
A metodologia do projeto será baseada em uma abordagem colaborativa e participativa, envolvendo tanto as professoras do curso de Licenciatura em Química quanto os estudantes do ensino superior em Licenciatura em Química. O foco estará na valorização do conhecimento e das experiências compartilhadas, visando a construção de um ambiente de aprendizado ativo. Serão realizadas exposições e palestras. Serão organizadas apresentações quadrimestrais em escolas da região. Essas palestras abordarão a trajetória de mulheres cientistas e suas contribuições e contarão com a participação ativa dos estudantes. A equipe irá criar materiais que incluam biografias, atividades e experimentos relacionados a mulheres na Química. O acompanhamento do projeto será realizado por meio de reuniões periódicas entre a equipe, onde serão discutidos os avanços, desafios e sugestões de melhorias. A avaliação será feita com base em: Feedback dos participantes, onde serão coletadas opiniões e sugestões dos estudantes e professores que participarem das atividades, através de questionários; Análise de Indicadores pois a equipe monitorará o número de participantes nas palestras, a distribuição dos materiais didáticos e o engajamento no espaço virtual; Relatórios frequentes de Atividades que serão elaborados a cada quadrimestre, resumindo as atividades realizadas, o impacto percebido e os próximos passos a serem tomados.