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Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Evento
Título:
I TABFEST: 1º Festival de Jogos de Tabuleiro e Cultura Lúdica do IFCE Aracati
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Visuais
Data de Início:
06/12/2024
Previsão de Fim:
12/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
EDITAL Nº 01/2024 PROEXT/IFCE APOIO INSTITUCIONAL A EVENTOS DE ARTE E CULTURA
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracati
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Redes sociais
Folheto
Convite
Atividades Realizadas:
Festival
Nome do Responsável:
Andressa Bezerra Ferreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andressa Bezerra Ferreira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 11/11/2024 12/12/2024
Gabriel de Souza Dourado IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 11/11/2024 12/12/2024
Gabriel Marchon Reboucas IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 11/11/2024 12/12/2024
Iasmim de Castro Gondim IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 11/11/2024 12/12/2024
Ingrid de Castro Gondim IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 11/11/2024 12/12/2024
João Vitor da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 11/11/2024 12/12/2024
Leonardo Uchoa Damasceno dos Anjos IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 11/11/2024 12/12/2024
Maria Camily da Silva Domingos IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 11/11/2024 12/12/2024
Maria Clara Lima Donato IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 11/11/2024 12/12/2024
Thiago Henrique Souza de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 11/11/2024 12/12/2024
Thiago Rodrigues da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 11/11/2024 12/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 2980.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O “I TABFEST: 1º Festival de Jogos de Tabuleiro e Cultura Lúdica do IFCE Aracati” será um evento voltado para a promoção da cultura dos jogos de tabuleiro. O mesmo irá integrar o corpo educacional do campus Aracati e as comunidades adjacentes, por meio do entretenimento, competição e aprendizado. O evento pretende fornecer uma porta de entrada para o universo da estratégia e raciocínio lógico, por meio da criação de um ambiente interativo, onde alunos e visitantes possam explorar diferentes jogos, participar de um campeonato e conhecer a riqueza dos jogos de tabuleiro como ferramenta de socialização e desenvolvimento cognitivo. O festival está contido dentro da proposta do projeto Tabulando, um projeto de extensão do Campus, cadastrado no Sigproext e ativo desde 2023. O Tabulando visa promover a utilização de jogos de tabuleiro como ferramentas educacionais, incentivar os alunos e visitantes externos a utilizarem jogos como recursos didáticos e promover a socialização e o entretenimento entre amigos. Espera-se que o evento não apenas contribua para evidenciar este projeto, mas principalmente amplie a visibilidade da instituição, atraindo um público externo significativo.
Justificativa
Justifica-se a realização deste evento pela crescente demanda por atividades culturais que proporcionem interação social e desenvolvimento de habilidades estratégicas e cooperativas, atendendo tanto ao público estudantil quanto à comunidade externa. Acredita-se que, ao engajar servidores/as, discentes e comunidade externa em uma experiência cultural e educacional, o festival ajudará a destacar o IFCE Aracati e a promover sua presença e relevância fora dos limites do campus. Assim, este evento poderá servir para dar destaque às iniciativas da instituição e atrair novos visitantes e potenciais estudantes, ampliando seu impacto e alcance.
Público Alvo
Estudantes do ensino médio e/ou superior que estudem em escolas do Aracati e/ou região e possam se locomover até a instituição no dia e horário do evento. Os mesmo serão convidados a participar por meio de convites via redes sociais além de visitas nas escolas.
Objetivo Geral
Promover a cultura dos jogos de tabuleiro como ferramenta de socialização, entretenimento e desenvolvimento cognitivo, integrando o corpo educacional do IFCE Campus Aracati e as comunidades adjacentes, e ampliando a visibilidade do projeto de extensão "Tabulando" e da instituição como um todo.
Objetivo Específico
Proporcionar um espaço para a interação social entre alunos e comunidade externa através de atividades lúdicas, com o uso de jogos. Divulgar a importância dos jogos de tabuleiro no desenvolvimento de habilidades estratégicas e cooperativas. Atrair mais jovens para a instituição, promovendo o evento como uma oportunidade para conhecer o ambiente acadêmico e as atividades oferecidas pela instituição. Promover o projeto de extensão Tabulando, ativo desde 2023 e que busca oferecer aos alunos e à comunidade em geral a oportunidade de desenvolver habilidades práticas por meio do uso de jogos de tabuleiro, bem como promover a interação social e o trabalho em equipe. Fortalecer a participação do corpo educacional do IFCE campus Aracati em atividades voltadas para a comunidade externa através da colaboração e engajamento de estudantes voluntários no planejamento e execução do evento.
Metodologia
Processo de Inscrição: Período: 2 semanas Procedimento: As inscrições serão realizadas por meio de um formulário online. O link será amplamente divulgado nas redes sociais e em materiais promocionais distribuídos na instituição. Público-Alvo: Alunos do IFCE Aracati, comunidade externa (incluindo jovens de escolas públicas e privadas da zona urbana do município) que possam se deslocar até o campus no dia do evento . Limite de participantes: A fim de garantir a qualidade da experiência, o número de participantes da competição será limitado e segmentado por turnos. Cada turno terá uma capacidade máxima de 35 participantes. No entanto, o evento continuará aberto para todos os outros interessados, que poderão participar das atividades e prestigiar o festival. Certificação: Todos os inscritos presentes no evento receberão um certificado, atestando sua participação em um evento cultural. Este certificado pode contribuir para a construção e desenvolvimento de seu processo educativo. Credenciamento: O credenciamento será realizado na recepção do evento, onde os participantes inscritos deverão se apresentar e confirmar sua presença para garantir sua vaga nos turnos de competição e receber seu certificado ao final do festival. Grupo de Whatsapp: Após a inscrição, os participantes serão adicionados a um grupo de WhatsApp para comunicação e atualizações relacionadas ao evento. Confirmação: Um e-mail de confirmação será enviado aos inscritos, contendo detalhes sobre o evento, regras do campeonato, e orientações sobre o dia do evento. Execução do Evento: O Evento será estruturado no formato de campeonato, no qual os participantes serão desafiados em diferentes categorias de jogos de tabuleiro e cartas. Simultaneamente, serão destinadas áreas para jogos variados, visando ao público não inscrito na competição que deseje conhecer o universo dos jogos de Tabuleiro. Nesse contexto, cada espaço destinado à realização do evento será preparado para receber uma determinada modalidade de jogo a ser definida pela equipe de organização. Os espaços irão contar com monitores para sanar possíveis dúvidas e manter o ambiente organizado. Do Campeonato: Formato: Os participantes serão organizados em grupos de quantidade padronizada, os quais irão alternadamente disputar todos os jogos disponibilizados para a competição, requisitando-se, dessa forma, múltiplas habilidades de cada inscrito. Classificação: Será considerado vencedor do campeonato quem obtiver o maior número de medalhas em diferentes jogos, estabelecendo-se como critérios de desempate, respectivamente: peso da medalha (1º e 2º lugar), classificação nos demais jogos e desempenho em partidas diretas entre os competidores empatados. Premiação: Em cada partida disputada, serão premiados com medalhas específicas da modalidade/jogo os participantes posicionados em 1º e 2º lugar. Ao final, conforme o ranking geral de medalhas, serão premiados com brindes os participantes posicionados no 1º, 2º e 3º lugar. O primeiro colocado receberá, além das medalhas e brinde, um troféu de Campeão Geral confeccionado nos laboratórios do campus Aracati. Especificações dos turnos: O campeonato irá ocorrer em dois turnos distintos, almejando alcançar um quantitativo maior de participantes. Cada turno terá seu próprio pódio com suas respectivas premiações. Da organização do espaço do evento: Área para campeonato: Será destinado um espaço específico para a realização das atividades associadas ao campeonato, incluindo fluxo ordenado entre participantes. Área livre: De forma simultânea, será organizada uma área dedicada a jogos variados, onde os participantes poderão explorar diferentes jogos de tabuleiro fora do contexto competitivo. Área para fotos: Haverá um espaço dedicado para fotos temáticas, onde os participantes poderão registrar sua participação no evento e movimentar as redes sociais do campus e do projeto Tabulando. Avaliação do Evento: Avaliação Externa: Feedback dos participantes: Durante o evento, serão disponibilizados QR Codes em locais estratégicos para que os participantes possam acessar. Os QR Codes também serão enviados no grupo de whatsapp criado para os participantes. Por meio dos QR Codes, os participantes serão direcionados para um formulário online de avaliação, onde poderão dar feedback sobre o evento, organizadores, infraestrutura e etc. Avaliação dos jogos: Os participantes serão incentivados a avaliar, além do evento, os jogos que experimentaram, ajudando na seleção dos jogos para a próxima edição do Festival. Avaliação Interna: Equipe Organizadora: A equipe se organizará após o evento para discutir os feedbacks recebidos e avaliar os pontos fortes e áreas de melhoria. Relatório Final: Um relatório detalhado será elaborado, contendo avaliações, resultados obtidos e sugestões para futuras edições.