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Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Processos formativos para a Educação das relações étnico-raciais
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
30/10/2024
Previsão de Fim:
30/10/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
60
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
180
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Questionário
Relatório
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Tatiana Santos da Paz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia Micaelly Abreu Nunes IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 30/10/2024 30/10/2025
Cristiane Sousa da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2024 30/10/2025
Erica Fernandes Dias IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 30/10/2024 30/10/2025
Tatiana Santos da Paz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 30/10/2024 30/10/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto de Extensão Processos formativos para a Educação das relações étnico-raciais tem como público-alvo trabalhadores da educação de diversas áreas, servidores técnico-administrativos, docentes e discentes do IFCE, bem como toda comunidade externa interessada em debater e refletir sobre a educação antirracista numa perspectiva teórico-prática. O projeto tem tem como principal objetivo promover discussões teórico-práticas acerca da promoção da educação para as relações étnico-raciais.
Justificativa
Tal formação é justificada pela necessidade de combater a negação das culturas africana, afro-brasileira e indígena no currículo escolar e estabelecer formações complementares aos profissionais da educação com vistas ao estabelecimento do fortalecimento da pauta das relações étnico-raciais e as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, já que a obrigatoriedade das leis não garantiu a inserção da temática nos currículos escolares e muito menos nas formações continuadas. Assim, é importante ressaltar que a discussão sobre educação para as relações étnico-raciais possibilita a construção de práticas educacionais que apontam para uma justiça epistêmica que garante a diversidade de conhecimentos advindos das mais variadas origens étnico-raciais. Garantir tal diversidade é importante para a formação cidadã dos educandos bem como para a construção de uma sociedade com equidade. A formação nesta área possibilita, portanto, a produção de novas metodologias e materiais didáticos, bem como o delineamento de novas práticas de gestão no âmbito da educação. Atualmente percebe-se que este tema não vem sendo acompanhado pela necessária preparação dos gestores e docentes nas instituições de educação, o que provoca dificuldade na implementação institucional das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Como consequência, a aplicação das referidas leis, na seara educacional, fica a cargo de iniciativas individuais e não institucionais. Este Projeto de extensão possui relevância social por propor processos formativos que visam a preparação de profissionais da educação para os desafios na implementação da política curricular de ação afirmativa de caráter étnico-racial, formalmente estabelecida e regulamentada durante as últimas duas décadas.
Público Alvo
O público-alvo do projeto são profissionais da educação que atuam no Estado do Ceará (escolas, institutos, universidades e faculdades) São considerados trabalhadores da educação funcionários ou servidores técnico-administrativos, docentes efetivos, substitutos ou terceirizados, etc. Serão reservadas 60% das vagas para o público externo.
Objetivo Geral
Promover discussões teórico-práticas acerca da promoção da educação para as relações étnico-raciais
Objetivo Específico
• Discutir a categoria raça a partir do reconhecimento de sua diversidade história e cultural; • Identificar aspectos e processos históricos de dominação, colonização do Brasil e escravidão dos povos africanos e afro-brasileiros. • Desenvolver situações formativas que favoreçam a compreensão e aplicação das Leis nº 10.639/03 e 11.645/08 nos âmbitos da docência e da gestão; • Possibilitar a compreensão do profissional-cursista sobre aspectos sócio-históricos da formação da sociedade brasileira no que se refere às relações étnico-raciais; • Proporcionar situações pedagógicas que permitam ao profissional-cursista agir com postura investigativa frente às relações étnico-raciais no âmbito da educação;
Metodologia
O projeto envolverá metodologias participativas de construção de processos formativos junto às comunidades externas ao IFCE: -Reuniões participativas -Planejamento participativo das formações -Avaliação da aprendizagem durante os cursos -Avaliação da proposta do curso As etapas do projeto envolverão: A) contato com escolas e instituições da região, articulações com Faculdades e Universidades do entorno; b) escuta da comunidade e planejamento participativo; c) realização de cursos, palestras e oficinas sobre a temática; d) Avaliação dos processos formativos. O Planejamento das ações do projeto envolverão a comunidade interna (membros de NEABIs de diferentes Campi) e comunidade externa (escolas, universidades e faculdades). A divulgação e mobilização do público externo será feita por meio de formulário no Google Docs divulgados nos sites oficiais do Campus bem como das redes sociais, serão enviados emails às instituições que possam se interessar pelas temáticas das formações. As atividades desenvolvidas serão de caráter formativo, do tipo curso, oficina ou palestra e o acompanhamento e avaliação das ações serão feitos pela equipe e pelos/as participantes por meio de reuniões e formulários de avaliação . Os cursos "Letramento racial e educação antirracista" e "Curso sobre Heteroidentificação" serão mini-cursos com carga-horária de 30h realizados de forma presencial e online. As iniciativas terão participação de docentes de diferentes campi e de outras instituições.