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Campus:
CAMPUS CAUCAIA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Clássicos em Pauta – Uma Viagem Guiada pela Música Erudita
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
11/11/2024
Previsão de Fim:
10/11/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Caucaia
Maracanaú
Formas de Avaliação:
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Renato Barros da Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Caio Vinicius de Oliveira Bento IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 07/04/2025 10/11/2026
Francisca Antonia Marcilane Goncalves Cruz IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/11/2024 10/11/2026
José Lopes Negreiros Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 25/02/2025 10/11/2026
Marina Freire Crisostomo de Morais IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/11/2024 10/11/2026
Renato Barros da Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 11/11/2024 10/11/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Clássicos em Pauta é uma idealização do Duo Cruz & Costa (de clarineta e piano), formado pela Profa. Marcilane Cruz (IFCE Campus Maracanaú) e pelo Prof. Renato Costa (IFCE Campus Caucaia), que propõem a pesquisa, montagem e divulgação de um repertório de música erudita através da realização de recitais didáticos (dentre outras ações) no âmbito acadêmico e comunitário.
Justificativa
Nos recitais didáticos já realizados com o Duo Cruz & Costa (de clarineta e piano), percebemos a boa receptividade do público e permanecemos convictos de que continuar divulgando esse repertório é algo que pode enriquecer também outras plateias. Além disto, o público formado por docentes e pessoal técnico em educação também manifestou boa acolhida do projeto em encontros pedagógicos onde o Duo se apresentou. Também tivemos oportunidade de participar da II Bienal de Música do IFCE Paulo Abel do Nascimento em 2020, um evento com visibilidade nacional e internacional, que reforçou e ampliou a noção positiva da receptividade de nosso trabalho. Termos obtido o reconhecimento de outras instituições (Secult UFC – Fortaleza e Secult – Theatro São João – Sobral) através da aprovação em editais, acrescenta à justificativa no sentido de ser uma indicação de reconhecimento externo do nosso trabalho.
Público Alvo
Diversos ambientes acadêmicos fora do IFCE. Por exemplo, escolas diversas de ensino fundamental e médio, visando veicular tanto o aspecto cultural do projeto quanto apresentar o IFCE perante alunos que possivelmente ingressem em nossos cursos no futuro. O projeto também visa apresentar-se perante a comunidade acadêmica de outras Instituições de Ensino Superior. Finalmente, o projeto também está disposto a atingir o público geral, fora de ambientes acadêmicos. No caso dos programas transmitidos ao vivo – do tipo denominado Compartilhamento Musical (detalhado no item METODOLOGIA) – a comunidade externa é expandida devido ao alcance da Internet. Reunimos na comunidade externa pessoas que têm em comum o interesse ou curiosidade pela música erudita.
Objetivo Geral
O Projeto Clássicos em Pauta constitui-se uma iniciativa de democratização do acesso à música erudita (também chamada de música de concerto) e propõe-se a atuar no enriquecimento cultural através da promoção de ações de formação de plateia, tendo em mente o público que já desfruta desse tipo de música, mas considerando também, e de modo especial, o público que ainda não está familiarizado com o repertório proposto.
Objetivo Específico
1) Pesquisar obras dentro do escopo da música erudita 2) Montar o repertório para divulgação em formatos diversos, principalmente por meio de recitais didáticos
Metodologia
O principal veículo do Projeto Clássicos em Pauta serão recitais didáticos do Duo Cruz & Costa (de clarineta e piano), formado pelos docentes Marcilane Cruz (IFCE Campus Maracanaú) e Renato Costa (IFCE Campus Caucaia), professores de Música e Língua Inglesa, respectivamente. As atividades do Duo incluem um programa rigoroso de ensaios, tanto individuais quanto em conjunto, durante os quais o repertório de música erudita é estudado pormenorizadamente. Estima-se uma carga-horária de trabalho semanal mínima de 4h (2h de trabalho individual e 2h de ensaio em conjunto). [OS TIPOS DE AÇÃO DO PROJETO] Os ensaios culminarão na apresentação de recitais durante a edição atual do projeto, contendo comentários didáticos que visam tornar o repertório mais acessível ao público em geral. A intenção é interagir com a plateia, que não costuma escutar música erudita com frequência, de modo a aproximá-la desse setor extremamente vasto e dinâmico da cultura. Outro tipo de ação promovida pelo projeto é o COMPARTILHAMENTO MUSICAL, que teve sua estreia na edição 2021. Na sessão, são apresentados vídeos de música erudita, com músicos e orquestras profissionais. Os vídeos são comentados pelo Prof. Renato Costa, coordenador do projeto. Quando possível, traremos um interlocutor convidado que dialogará com o apresentador e comentará com ele sobre o assunto e os vídeos da sessão. O formato traz a possibilidade de interação com os telespectadores, que podem fazer perguntas e comentários, os quais serão respondidos pelo apresentador e pelo convidado (quando houver). Este projeto não atua na área da pedagogia do instrumento musical. Portanto, está fora de seu escopo a produção musical por parte do público. No entanto, entendemos que tanto os recitais didáticos quanto as sessões de Compartilhamento Musical se caracterizam como oficinas de apreciação musical devido a (1) seu caráter prático (o objeto de trabalho e contemplação do público é a performance musical, que se apresenta tanto ao vivo quanto em vídeo) e (2) devido à interatividade (é facultado ao público o diálogo com músicos durante as explicações didáticas dos recitais e, sobretudo, nas sessões de Compartilhamento Musical). A finalidade dessas sessões harmoniza-se com o objetivo geral do projeto ao fomentar a FORMAÇÃO DE PLATEIA para a música de concerto. As ações descriminadas no PLANO DE TRABALHO, constituem as ATIVIDADES BÁSICAS DO PROJETO, já confirmadas no momento da submissão. No entanto, permanecemos abertos a convites oriundos de outros campi do IFCE ou oportunidades de apresentações diversas fora do IFCE, contribuindo, assim, para a divulgação do IFCE junto a potenciais alunos. No caso de concretização de ações adicionais, estas serão descritas no RELATÓRIO FINAL do projeto. O projeto abriga a possibilidade de parcerias com outras instituições, mas até o momento isto não foi concretizado. No entanto, é importante deixar registrado que outro tipo de ação possível no projeto é justamente o convite a outros músicos ou grupos envolvidos com a música erudita para realizar recitais em nossos campi. Tudo, obviamente, sujeito à disponibilidade dos participantes do projeto e de recursos logísticos e financeiros. (Deixamos aqui, a título de observação, que o formulário do SigProExt não abre a guia de detalhamento de previsão de despesas a não ser que o projeto tenha fomento, o que não tem sido até agora o nosso caso. Sendo assim, não estamos apresentando previsão de gastos com as possibilidades de ações acima descritas.) Uma equipe de apoio será formada com discentes da instituição (podendo incluir colegas docentes ou qualquer pessoal técnico-administrativo, e ainda colaboradores de fora do IFCE) para auxiliar em cada um dos recitais. Tal equipe não participará na condução do projeto, que é responsabilidade da equipe de ATUAÇÃO, mas estarão a cargo de atividades como: recepção da plateia, abertura do evento, iluminação, operação de filmagem, contagem da plateia, distribuição do programa do recital, etc. Como os alunos que farão parte dessa equipe não são de conhecimento da coordenação no momento da submissão do projeto, seu recrutamento só será feito próximo à ocasião dos recitais, e seus nomes constarão na lista de membros da equipe do projeto através de inserções durante seu período de execução. [DIVULGAÇÃO] A divulgação das ações do projeto será feita por meio das mídias sociais e site da Instituição, com o auxílio do Setor de Comunicação Social e Eventos (ou equivalente) do campus. Também será feita, dependendo do surgimento de oportunidades, por meio de outras mídias locais, convites e outros meios disponíveis, a exemplo de matérias em sites de notícias de alta circulação, como já ocorreu em edições anteriores do projeto. No caso das ações ocorrerem foram do ambiente do IFCE, serão utilizados os meios de comunicação disponíveis que atendam os locais agraciados. Salienta-se que o Duo Cruz & Costa possui perfis na rede social Instagram e no Mapa Cultural do Governo do Estado do Ceará. Ambos foram criados para ajudar na divulgação das ações do projeto. A abertura dos dois perfis foi registrada no Relatório Final da edição 2022 do projeto e eles permanecem ativos. [ACESSO ÀS APRESENTAÇÕES] Para participar das ações do projeto, o público não precisará se inscrever. Basta chegar e apreciar a música. Os eventos serão todos gratuitos. [AVALIAÇÃO] A respeito da avaliação do projeto, o controle de frequência será viável em todos os eventos, através da simples contagem da plateia. Caso ocorra algum Compartilhamento Musical no formato online, haverá acompanhamento do número de visualizações do vídeo do evento. Além disso, haverá uma pesquisa de satisfação disponível em todos os eventos, seja impressa ou online. A pesquisa também poderá colher sugestões da plateia a serem analisadas pela equipe de atuação do projeto. [INÍCIO TARDIO DA EDIÇÃO ATUAL] A edição atual não se iniciou em janeiro deste ano porque (1) a Profa. Marcilane Cruz estava de licença maternidade. Também demorou a ser submetido devido (2) ao movimento paredista nacional da Educação, entre abril e junho deste ano, que alterou o calendário letivo dos campi. Finalmente, (3) o processo de remoção do Prof. Renato Costa, do Campus Sobral para o Campus Caucaia, ocorreu apenas no início do mês de outubro (segundo PORTARIA Nº 6538/PROGEP/IFCE), tornando impossível o cadastro do projeto em data anterior.