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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Workshop Pesquisa Etnográfica na Academia
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Espaços de ciência
Data de Início:
31/10/2024
Previsão de Fim:
31/10/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
70
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Encontro
Apresentação
Palestra
Nome do Responsável:
Leandro Barbosa Rolim
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Celia Maria Freitas Guedes Amorim IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 16/10/2024 31/10/2024
Gleidiane Eugene de Lavor Patricio Faculdades Integradas do Ceará Integrante Sem vínculo Não 4 31/10/2024 31/10/2024
Heide Elias Uchoa Fernandes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 31/10/2024 31/10/2024
Leandro Barbosa Rolim IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 4 31/10/2024 31/10/2024
Rúbia Alves de Araújo Faculdades Integradas do Ceará Integrante Sem vínculo Não 4 31/10/2024 31/10/2024
Tales Araújo Duarte Faculdade São Francisco do Ceará Integrante Sem vínculo Não 4 31/10/2024 31/10/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Faculdades Integradas do Ceará Não
Faculdade São Francisco do Ceará Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Trata-se de encontro acadêmico interdisciplinar com o intuito de dialogar sobre a prática de pesquisa etnográfica, a partir de experiências locais, no sentido de estimular o conhecimento de aspectos gerais e práticos acerca da pesquisa científica própria da prática antropológica, para valorizar as experiências sociais e particularidades loco-regionais atinentes a identidades, espaços, memórias, práticas culturais e outras dimensões antropológicas emergentes.
Justificativa
A realização deste evento se justifica tanto pela perspectiva social quanto pelas necessidades e demandas identificadas no âmbito pessoal e comunitário, especialmente no que tange à prática de extensão do IFCE. A extensão é um dos pilares fundamentais da educação pública, pois possibilita a conexão entre a instituição e a sociedade, promovendo o diálogo entre o conhecimento acadêmico e as realidades vividas pelas comunidades. No contexto atual, é essencial que o IFCE se coloque como um espaço de articulação entre o saber científico e as demandas sociais, contribuindo para a inclusão de grupos que historicamente têm sido marginalizados dos processos de produção de conhecimento. A proposta deste encontro responde a demandas por maior valorização e estudo das dinâmicas socioculturais locais, especialmente no que se refere às identidades, práticas culturais e memórias de comunidades regionais. O cenário acadêmico local ainda carece de produções robustas que dialoguem com essas especificidades, e o evento se apresenta como um espaço para fortalecer a etnografia e outros métodos de pesquisa aplicados às realidades regionais. Do ponto de vista social, o evento visa ampliar a participação da comunidade externa, proporcionando espaços de inclusão para grupos sociais que podem se beneficiar do conhecimento gerado na academia, ao mesmo tempo em que contribuem com suas experiências e saberes. Assim, ele não só reforça a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, mas também promove um ambiente de aprendizagem compartilhada, onde o saber acadêmico e as vivências comunitárias se complementam. Ao integrar a comunidade externa e os grupos sociais na formulação e execução do evento, o IFCE cumpre seu papel de promotor de cidadania e desenvolvimento local, fomentando a construção de políticas culturais inclusivas e a valorização das identidades regionais. Dessa forma, o encontro se torna uma ferramenta importante para a promoção da inclusão social, do fortalecimento comunitário e do engajamento dos discentes e docentes em práticas que respondam às reais necessidades da sociedade.
Público Alvo
O público-alvo desta ação é composto por discentes do IFCE, da FASC e da FIC, matriculados em componentes curriculares que abordam a prática de pesquisa. O evento foi planejado para atender até cem participantes, com o objetivo de manter o número limitado tanto pela capacidade do espaço de realização quanto pela necessidade de garantir uma discussão qualificada e produtiva. Ao focar nos estudantes envolvidos em disciplinas que tratam de metodologias de pesquisa, o encontro visa oferecer uma oportunidade enriquecedora para aprofundar o conhecimento sobre a prática etnográfica e sua aplicação no contexto das dinâmicas socioculturais loco-regionais. Ao envolver alunos de diferentes instituições, como o Instituto Federal do Ceará – Campus Iguatu, a Faculdade São Francisco do Ceará e as Faculdades Integradas do Ceará, o evento promove a interdisciplinaridade e o diálogo entre diferentes perspectivas acadêmicas, fortalecendo o senso de colaboração e aprendizado coletivo. Dessa forma, o encontro não só contribui para a formação acadêmica, mas também para a ampliação do conhecimento sobre a diversidade cultural e social, bem como para o desenvolvimento de pesquisas que tenham impacto direto nas comunidades locais.
Objetivo Geral
Fomentar o desenvolvimento da pesquisa etnográfica na Academia, a partir de experiências locais.
Objetivo Específico
Conhecer o conceito e os fundamentos da pesquisa etnográfica; Abordar experiências locais de pesquisa etnográficas; Identificar potencialidades e desafios de novas pesquisas etnográficas locais.
Metodologia
A metodologia proposta para a execução deste projeto baseia-se em uma abordagem participativa e interdisciplinar, em consonância com os objetivos estabelecidos. O planejamento desta atividade seguiu uma abordagem colaborativa, envolvendo docentes, discentes e representantes da comunidade local, com o intuito de garantir que as ações propostas estejam em sintonia com as demandas sociais e acadêmicas. Desde o início, o projeto buscou integrar os conhecimentos da academia com as experiências socioculturais da comunidade, promovendo um ambiente de troca mútua e aprendizado. O planejamento da atividade foi estruturado em três etapas principais: 1. Identificação de demandas e definição de objetivos: o primeiro passo foi mapear as necessidades de maior integração entre a academia e a comunidade em relação à pesquisa etnográfica. Através de reuniões com professores de graduação, representantes estudantis e lideranças comunitárias, foram estabelecidos os objetivos gerais e específicos do projeto, que incluem: conhecer os fundamentos da pesquisa etnográfica, discutir experiências locais e identificar desafios e potencialidades para novas pesquisas etnográficas. 2. Desenho das atividades: o formato das atividades foi definido, priorizando uma metodologia participativa e interdisciplinar, de modo que o encontro se orienta para uma perspectiva dialógica, com vistas a atingir os objetivos propostos de maneira integrada e eficiente. 3. Logística e infraestrutura: o evento será realizado no auditório da Faculdade São Francisco do Ceará, com capacidade limitada para 100 participantes, a fim de garantir a qualidade das discussões. A organização do espaço e recursos necessários, como equipamentos audiovisuais e material didático, também foi previamente definida. A divulgação será realizada através de diferentes canais, como e-mail’s e redes sociais institucionais, visando atingir o público acadêmico, sobretudo. A execução do evento ocorrerá no dia 31/10/24, por meio de workshop que contará com a participação de docentes e discentes das instituições, com experiência em pesquisa etnográfica. A partilha de experiências por parte desses sujeitos abrangerá os objetivos específicos propostos, sempre por meio de um diálogo intersubjetivo horizontal com as demais pessoas participantes do evento. A comunidade possui um papel central tanto no planejamento quanto na execução do projeto. Na fase de planejamento, foram realizadas consultas a docentes, discentes e lideranças comunitárias para garantir que a temática abordada seja de interesse e relevância para as realidades locais. Durante a execução, os membros da comunidade também serão convidados a compartilhar suas experiências, promovendo uma troca de saberes entre academia e sociedade. A avaliação do projeto será contínua e participativa, com base em três pilares principais: 1. Avaliação processual: ao longo do evento, o público será instado a participar de alguns mecanismos avaliativos, como perguntas e dinâmicas de grupo, a fim de coletar feedbacks dos participantes sobre a qualidade das discussões, a relevância dos temas abordados e a adequação das metodologias. 2. Avaliação de resultados: o sucesso do projeto será medido pela participação efetiva e pela capacidade dos discentes de desenvolver propostas concretas de novas pesquisas etnográficas aplicáveis ao contexto local. Além disso, será considerado o nível de envolvimento dos discentes nas atividades propostas. 3. Autoavaliação comunitária: Ao final do evento, os envolvidos poderão se manifestar sobre os resultados, as aprendizagens e os desafios enfrentados. Esse momento será fundamental para ajustar futuras edições e aprimorar o processo de planejamento e execução.