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Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
LEITURA E MÍDIA
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
06/01/2020
Previsão de Fim:
06/07/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
São João do Jaguaribe
Alto Santo
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Prova
Trabalho em grupo
Debate
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Larissa Pinheiro Xavier
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cristiane da Cruz Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/03/2020 27/03/2020
Emly Lima Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/03/2020 27/03/2020
Larissa Pinheiro Xavier IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/01/2020 06/07/2020
Lazaro Rodrigues Tavares IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/03/2020 27/03/2020
Leopoldina Ramos de Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/03/2020 27/03/2020
Ritacy de Azevedo Teles IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/03/2020 27/03/2020
Valquiria Gomes Duarte IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/03/2020 27/03/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Núcleo de Linguagens do Vale Jaguaribe Programa
Apresentação
Uma proposta de trabalho que estuda as possibilidades e relações de diferentes mídias como formas de incentivo à leitura.
Justificativa
Vivencia-se nas escolas, que o hábito da leitura não é muito frequente na maioria dos jovens. O porquê dessa constatação? Atualmente, elas têm outros hábitos que fazem parte de sua rotina diária, por exemplo, jogar videogame, assistir a televisão, acessar a internet. Enfim, muitas vezes, sua companhia diária tem sido as novas tecnologias. Com isso, muito se tem discutido de que a tecnologia e as mídias digitais vão substituir o livro impresso. Mas será que as novas tecnologias, ao contrário, podem diversificar o modo de contato com a leitura? Santaella (2004) observou que “usuários de hipermídia utilizam habilidades distintas daquele que lê um texto impresso, as quais são diferentes daquelas empregadas quando recebem imagens, como no cinema ou na televisão”. Dessa forma, o professor poderá ser um orientador para que as novas tecnologias sejam exploradas de forma mais relevante e tornem-se mais uma maneira de experimentar novas aprendizagens. Diante da perspectiva de descobrir formas de utilizar as mídias em benefício do incentivo à leitura que surgiu a proposta desse projeto.
Público Alvo
Alunos do ensino médio da região do Vale do Jaguaribe.
Objetivo Geral
Investigar através de diferentes atividades as possibilidades da tecnologia a ser utilizada para incentivar a leitura de jovens do Ensino Médio e demais interessados pela temática.
Objetivo Específico
- Aplicar atividades com os diversos gêneros orais e escritos que circulam na sociedade. - Ler criticamente esses textos. - Desenvolver textos com uso de aplicativos. - Elaborar eventos de incentivo à leitura (cursos, rodas de conversa, palestras, gincanas, minicursos, oficinas, etc)
Metodologia
O projeto terá como base inicialmente de pesquisa pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, quantitativo e investigativo, levando-se em conta a participação dos sujeitos envolvidos, considerando suas opiniões, crenças, seus pontos de vista, sugestões, críticas e necessidades. Em seguida, a elaboração de cursos, minicursos, oficinas, rodas de conversa dentre outros com o intuito tanto de desenvolver a prática da leitura com a utilização das mídias digitais quanto com a divulgação desses trabalhos para a comunidade interna e externa.