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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
ESTIGMAS E PRECONCEITOS NA EDUCAÇÃO: E EU COM ISSO?
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Direitos Individuais e Coletivos
Data de Início:
25/11/2024
Previsão de Fim:
24/11/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
700
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
900
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Trabalho em grupo
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Aparecida Alves Sobreira Carvalho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Arthur Campos Brasilino de Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/01/2025 30/09/2025
Caroline Furtado Nogueira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 12 15/01/2025 18/06/2025
Cristianne Sousa Bezerra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/11/2024 31/07/2025
Erika Fabiola de Araujo Ribeiro e Albuquerque IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 25/11/2024 31/07/2025
Iara Lissa das Neves Santana IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/11/2024 31/07/2025
Iassodara Farias Leitao Pessoa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 25/11/2024 31/07/2025
Izabela de Araujo Castro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 25/11/2024 31/07/2025
Joao Cesar Abreu de Oliveira Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/11/2024 31/07/2025
Joao Paulo Bandeira de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/06/2025 24/11/2026
Jose William Moreira Moreno Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/01/2025 18/06/2025
Karoline Rodrigues de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 15/01/2025 30/09/2025
Márcia Maria de Almeida Sales XXXXXX Integrante Sem vínculo Não 4 15/01/2025 18/06/2025
Maria Aparecida Alves Sobreira Carvalho IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 25/11/2024 24/11/2026
Raquel Felipe de Vasconcelos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/11/2024 31/07/2025
Renata Maria Paiva da Costa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 25/11/2024 31/07/2025
Rildete Gois Ribeiro XXXXXX Integrante Sem vínculo Não 4 15/01/2025 18/06/2025
Ronny Barroso Peixoto XXXXXX Integrante Sem vínculo Não 4 15/01/2025 18/06/2025
Thiago do Nascimento Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/01/2025 30/09/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto se insere como área de atuação de extensão, de acordo com a política de extensão do IFCE (2023), para atender os Direitos Humanos e Justiça na busca de promoção da cidadania, justiça social, igualdade de gênero e ações contra as discriminações. Assume como objetivo problematizar a implicação psicossocial dos estigmas e preconceitos na escola promovendo um grupo colaborativo para trocas de experiências, estudo teórico e construção de estratégias coletivas de resistência no campo da Educação em Direitos Humanos.
Justificativa
Este projeto busca desenvolver ações contra as discriminações que violam os Direitos Humanos, concebidos como “um conjunto de direitos internacionalmente reconhecidos, como os direitos civis, políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais” (BRASIL, 2012, p. 3), diante da necessidade de defesa da dignidade humana, quando: (...) a igualdade não alcançava, na prática, todos os sujeitos humanos, como por exemplo: mulheres, crianças, negros, indígenas, etc. Isso porque, nas diversas sociedades, foram construídas histórica e culturalmente desigualdades estruturantes, inviabilizando a fruição de direitos humanos, de modo equânime, por todos os indivíduos. (BRASIL, 2012, p. 4). Na defesa de uma cultura de direitos humanos é necessário estar alerta para o perigo de conceber uma única cultura de direitos humanos, buscando essencialismos, absolutizando identidades e silenciando as relações de submissão/opressão (FLORES, 2002), em um universalismo colonialista, tendo uma cultura como centro. Portanto, a defesa dos direitos humanos é processo contínuo, com implicações pessoais e coletivas na busca de enxergar de forma crítica a sua história e acolher a história do outro, encontrando pontos de solidariedade e afeto, compreendendo os conflitos e as incompletudes como oportunidades de diálogo na construção de uma sociedade mais justa para todos.
Público Alvo
Serão envolvidos de forma direta os estudantes, servidores e familiares de oito escolas que recebem os estudantes das licenciaturas de Física, Matemática, Ares Visuais e Teatro do IFCE- Campus Fortaleza, oriundos das disciplinas de estágio e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Também poderá participar a comunidade externa interessada pela temática.
Objetivo Geral
Problematizar a implicação psicossocial dos estigmas e preconceitos na escola promovendo um grupo colaborativo para trocas de experiências, estudo teórico e construção de estratégias coletivas de resistência no campo da Educação em Direitos Humanos.
Objetivo Específico
- Desenvolver o letramento em Direitos Humanos, de forma crítica; - Favorecer a reflexão teórico-vivencial sobre as discriminações sofridas na escola; - Articular formas de enfrentamento às violências percebidas na Educação; - Facilitar o desenvolvimento de um grupo de estudo de Educação em Direitos Humanos;
Metodologia
O projeto terá como base a formação de um grupo de 40 multiplicadores, dentre servidores de escolas, estudantes do ensino médio e Educação Superior e comunidade interessada na temática. As escolas convidadas são os espaços dos estágios supervisionados das licenciaturas do IFCE, bem como os servidores e estudantes da própria instituição. A formação ocorrerá de forma teórico-vivencial por meio de 11 módulos, enfocando as temáticas: aspectos históricos e conceituais dos estigmas e preconceitos, diversidade sexual, racismo, patriarcado, gênero, inclusão e práticas pedagógicas participativas. Três módulos serão destinados a oficinas de fotografia, teatro e jogos, tendo como objetivo desenvolver formas de linguagem mais próxima das pessoas, favorecendo a interação de forma lúdica e participativa. Após o desenvolvimento dos módulos o grupo deverá criar um material pedagógico para ser utilizado em encontros com estudantes, famílias, docentes e servidores administrativos das escolas envolvidas. Os multiplicadores serão protagonistas destas ações, em que promova a escola como centro de cidadania e a comunidade como espaço de mobilização e ações intersetoriais. A previsão é de uma mobilização de 750 pessoas, envolvidas nas ações pedagógicas, em salas de aula, no recreio, encontro com docentes, servidores técnicos e familiares. Está inserido dentro deste projeto de extensão um Curso Livre de Extensão com carga horária de 39 horas, devendo ser certificados os participantes que obtiverem 75% de presença.