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Campus:
REITORIA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto Caminho e Memória
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Patrimônio Cultural, Histórico, Natural e Imaterial
Data de Início:
05/01/2026
Previsão de Fim:
19/12/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
180
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jose Solon Sales e Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda Coelho Honorio IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 28/02/2026 19/12/2026
Daiana Assis de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 28/02/2026 19/12/2026
Jose Solon Sales e Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 28/02/2026 19/12/2026
Thiago Borges de Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 28/02/2026 19/12/2026
Thiago Moreira Lima Universidade Federal do Ceará Integrante Sem vínculo Não 2 28/02/2026 19/12/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Como afirma Braga (2011): “O passado não existe por si mesmo. Toda nossa vida se produz no presente; é no presente que “apostamos nossas fichas”, vivenciamos sonhos, medos, alegrias e tristezas”. Contudo, é esse mesmo passado que fornece significado ao presente, já que este “só faz sentido porque tem um suporte em acontecimentos, impressões, sensações e entendimentos anteriores, em referências pessoais, profissionais, afetivas e pragmáticas do passado que é evidenciado pela memória.”, pontua o mesmo autor. Desse modo, a compreensão a respeito do surgimento, do desenvolvimento e do comportamento de um grupo social, depende do saber histórico e do entendimento de seu passado (SABRA, 2021). O patrimônio cultural contribui, portanto, para o resgate das raízes socioculturais de um povo e para a compreensão de suas memórias e identidade de forma coletiva. Seus elementos são historicamente construídos, transformados e operados pelos agentes sociais produzindo e reproduzindo memórias sociais e representando um passado comum (UFRPE, s.d.). O Projeto Caminho e Memória surge, então, como uma proposta de revisitação ao patrimônio cultural presente em diferentes locais dos municípios de Fortaleza e Pindoretama e do Maciço de Baturité, onde será executado o projeto. Além disso, o projeto contará com a colaboração da Empresa Jr. "HODETUR JR", do campus Fortaleza. “É a memória a força motriz do presente, é nela que existe a fonte propulsora da construção da vida de cada um e da nossa relação com a sociedade.” (BRAGA, 2011).
Justificativa
“Recordar é preciso”, diz Conceição Evaristo (2021), “O mar vagueia onduloso sob os meus pensamentos / A memória bravia lança o leme [...] Sou eternamente náufraga, mas os fundos oceanos não me amedrontam / e nem me imobilizam. Uma paixão profunda é a boia que me emerge. Sei que o mistério subsiste além das águas.” A memória é, portanto, como o próprio respirar. Mas apesar de ser constituinte fundamental da humanidade, nem sempre se dedica esforços à construção voluntária das diversas memórias (individual, familiar, coletiva, local, nacional, etc.) coexistentes (BRAGA, 2011). É comum que se faça para a preservação e construção de memórias individuais e familiares, porém, menos frequente são as ações para a construção de uma memória social, coletiva, que ultrapassa o núcleo familiar, e enxerga bairros, comunidades tradicionais, paisagens culturais etc (BRAGA, 2011). Destarte, se faz necessário o desenvolvimento de iniciativas que proporcionem o conhecimento e a valorização patrimonial, além da construção e reconstrução de memórias sejam elas oriundas da oralidade ou da materialidade.
Público Alvo
Pessoas das comunidades externa e interna, do município de Fortaleza ou Região Metropolitana, maiores de 18 anos ou menores de idade acompanhadas pela pessoa responsável, de qualquer grau de escolaridade.
Objetivo Geral
Conhecer o patrimônio cultural de diferentes locais dos municípios de Fortaleza, Pindoretama e do Maciço de Baturité através de roteiros planejados.
Objetivo Específico
Levar o participante a conhecer os locais designados no cronograma; Estimular a reflexão a respeito dos lugares visitados, seus bens patrimoniais e pessoas com as quais os/as participantes interagiram; Sensibilizar sobre a importância de conhecer e preservar o patrimônio cultural e a memória social.
Metodologia
1 - Planejamento e divulgação: Serão elaborados roteiros de visitas sobre a temática do Projeto com um momento de reflexão ao final de cada roteiro. Serão realizadas reuniões de planejamento com a equipe e representantes da Empresa Jr. "HODETUR JR". A divulgação ocorrerá pelo site do IFCE e pelas redes sociais da instituição, notadamente o Instagram da Pró-Reitoria de Extensão e do Memorial do IFCE. As inscrições ocorrerão por formulário elaborado via Google Forms, o qual será divulgado nas publicações do site e das redes sociais. serão ofertadas 20 vagas por visita, conforme capacidade do micro-ônibus da Reitoria. Poderão participar pessoas das comunidades externa e interna de qualquer idade, com o acompanhamento da/o responsável em caso de pessoas menores de idade. 2 - Execução: Vivências de memórias com visitas guiadas em campo, através de roteiros guiados pelos diferentes locais previstos na descrição da atividade com um momento de reflexão ao final de cada roteiro. Além disso, será realizada também uma oficina de fanzines com uma roda de conversa ao final do projeto. A avaliação do projeto ocorrerá a partir das impressões relatadas e registradas por gravação nas rodas de conversa, dos Fanzines produzidos e expostos no alpendre sul do memorial durante um mês e da pesquisa de satisfação. Os roteiros tomarão como base a metodologia dos Percursos Urbanos, que consistem em andar pelas ruas, buscando descortinar e valorizar os sentidos sociais empregados na forma-essência da materialidade (SILVA et al, 2022). Os percursos estimulam relação entre afetividade e significâncias entre as pessoas e os espaços e à valorização de práticas cotidianas (SANTOS, SANTOS, ROMANO, 2016 apud SILVA, JÚNIOR, 2019).