Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Academia de Natação
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
05/03/2025
Previsão de Fim:
25/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Áudio
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Luciana de Sousa Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Fabricio Tavares de Alencar IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 05/03/2025 25/12/2025
Luciana de Sousa Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 05/03/2025 30/05/2025
Maria Yasmin Ferreira Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 05/03/2025 30/05/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A natação é uma rica prática cultural. Nadar contribui para ampliar a experiência humana, uma vez que residimos em planeta composto por três terços de água. Nadar preserva a vida, uma vez que previne afogamento e até morte. O sujeito que desenvolve a cultura do nadar se relaciona melhor consigo mesmo, com seus pares e com a natureza. Os benefícios da natação coincidem com os ganhos de cultura-esporte, saúde e qualidade de vida. A natação enquanto atividade aquática se materializa em amplas vertentes, a saber: cultura-esporte, lazer e saúde e qualidade de vida. Por definição a natação se configura como exercício físico com predomínio aeróbico focado na aquisição de habilidades aquáticas básicas e estilos da natação esportiva, e prática social humana desenvolvida historicamente pelos diversos povos, lugares e épocas. As modalidades de natação competitivas são quatro, nado peito, nado crawl, nado costa e nado borboleta.
Justificativa
A prática da cultural esportiva e de lazer tem um valor particular para a comunidade jovem que anseia por espaços que propiciem experiências sociais e culturais. A natação tem uma significativa adesão junto à juventude, sendo uma modalidade bastante desejada no nosso país. As atividades físicas na água de modo geral tem grande atrativo diante da ludicidade-descontração próprios do ambiente aquático e de características de relaxamento que a água possibilita. A comunidade de jovens adultos tem muito a se beneficias com o ensino de natação, considerando que esta modalidade ainda é elitizada no Brasil como participação mínima do povo brasileiro. A oferta de um projeto de natação tem inúmeros benefícios no que se refere a promoção de cultura, desporto, saúde e qualidade de vida dos praticantes. Além de contribuir com a difusão da natação enquanto esporte para a grande fração da população pobre que dificilmente teria poder de comprar para esporte e lazer. O projeto ainda se justifica diante de ser uma medida fundamental para proteção da vida da população, uma vez que a aprendizagem da natação corrobora significativamente com a prevenção de afogamentos e/ou mortes.
Público Alvo
Jovens-adultos da comunidade ao entorno do IFCE campus Juazeiro do Norte, abrangendo também familiares dos estudantes do campus.
Objetivo Geral
Promover aulas de natação sob o viés da saúde integral e da cultura do movimento que propiciem experiências significativa no e para o meio liquido, com vistas a saúde, qualidade de vida e prevenção de afogamentos.
Objetivo Específico
Aplicar um plano de ensino de natação de modo progressivo na perspectiva da saúde integral e da cultura do movimento. Orientar a prática de natação no cotidiano da comunidade institucional. Relacionar as aulas de natação ao desfrute do nadar como parte da experiencia humana. Promover práticas e eventos de natação com viés esportivo; Preservar a vida, uma vez que nadar previne afogamento e/ou morte.
Metodologia
Promover aulas de natação para a juventude do comunidade interna e externa do campus. As atividades do projeto terá como responsável a proponente do projeto (Profª Educação Física), para abertura e funcionamento do espaço só ocorrerá com a presença de professores e/ ou estagiários de Educação Física. A lotação máxima de público será 20 alunos por horário, com 2 estagiários de Educação Física. O projeto acontecerá com oferta de 02 vezes semanais, com duração de 50 à 60 minutos. Será realizado uma inscrição com formulário online para seleção do público (alunas/os/ e comunidade externa), posteriormente será feita divulgação da lista de deferidos assim como lista de espera. Será usado as redes sociais para divulgação das informações da seleção. Para ingresso e início no programa de treino será feito anamnese e teste Par-Q, estes dados servirão de subsidio para prescrição de exercício. O planejamento das ações acontecerá quinzenalmente com a docente e estagiários responsáveis. A avaliação e o monitoramento das ações se dará via reuniões com docentes e estagiários , com o público alvo usaremos para analise, verificação de frequência, participação e consultas individuais ou em grupo.