Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Semana da Consciência Negra - "Respeitem meus cabelos, brancos: estética, cultura e potencialidade negras no Brasil"
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
22/11/2024
Previsão de Fim:
22/11/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Encontro
Minicurso
Recital
Mesa Redonda
Oficina
Nome do Responsável:
Iraci Barbara Vieira Andrade
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriano Souto de Albuquerque IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/11/2024 22/11/2024
Alexandre de Moraes Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/11/2024 22/11/2024
Amanda Gomes da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 21/11/2024 22/11/2024
Ana Vitória Bezerra Resende IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 21/11/2024 22/11/2024
Andressa Souza de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 21/11/2024 22/11/2024
Antonio Eliano Juvencio da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/11/2024 22/11/2024
Bruna Karine Bezerra Gerônimo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/11/2024 22/11/2024
Davi Peixoto de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/11/2024 22/11/2024
Edney Melo Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/11/2024 22/11/2024
Emanuelle Beserra de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/11/2024 22/11/2024
Fabio Alves da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/11/2024 22/11/2024
Fernanda Souza Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 21/11/2024 22/11/2024
Francisco Eduardo Costa da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/11/2024 22/11/2024
Gisele Oliveira Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 21/11/2024 22/11/2024
Herbert Rocha Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/11/2024 22/11/2024
Iraci Barbara Vieira Andrade IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 22/11/2024 22/11/2024
João Pedro Carvalho de Oliveira Miranda IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 21/11/2024 22/11/2024
Joao Victor Saldanha Nunes IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 21/11/2024 22/11/2024
Jose Wellington Borges Araujo Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/11/2024 22/11/2024
Julia Lindsy Pinheiro Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 21/11/2024 22/11/2024
Karen Ferreira Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 21/11/2024 22/11/2024
Lara Maria Alexandre de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 21/11/2024 22/11/2024
Larissa Barbosa do Nascimento Vitor IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 21/11/2024 22/11/2024
Larissa da Silva Nascimento Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/11/2024 22/11/2024
Mara Lorrane da Silva Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 21/11/2024 22/11/2024
Maria Gabriele Bezerra Marques IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 21/11/2024 22/11/2024
Maria Latifo Carimo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/11/2024 22/11/2024
Maria Luisa Bezerra Gerônimo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/11/2024 22/11/2024
Monalisa Ribeiro Gama Instituto Federal do Rio Grande do Norte Integrante Sem vínculo Não 4 22/11/2024 22/11/2024
Rafael Moura da Silva Barros IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/11/2024 22/11/2024
Raphael Rajao Ribeiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/11/2024 22/11/2024
Tailane Ivini da Silva Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 21/11/2024 22/11/2024
Vanessa Elionara Souza Ferreira Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/11/2024 22/11/2024
Vitor Adler Reis Paiva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/11/2024 22/11/2024
Vitor Emanuel Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 21/11/2024 22/11/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Semana da Consciência Negra “Respeitem meus cabelos, brancos”: estética, cultura e potencialidades negras no Brasil objetiva estimular a reflexão e o debate sobre temáticas que atravessam a questão étnico-racial no Brasil e no mundo. O evento é organizado pelo NEABI - Campus Jaguaribe anualmente e, neste ano, tem o interesse em priorizar o debate sobre a estética e representatividade negra na cultura nacional.
Justificativa
A lei 10.639 promulgada em 2013 que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afrobrasileira e africana ainda não é uma realidade em boa parte das escolas do país. Essa invisibilização de uma cultura tão importante na construção da nossa identidade nacional, torna algumas temáticas ainda sensíveis no espaço escolar, como a questão do racismo e todas as violências que atravessam, objetivamente e subjetivamente, o corpo negro. Por vezes, essa discussão fica restrita às disciplinas relacionadas às humanidades, contudo, essa temática deveria fazer parte das ementas de todos as disciplinas. Restrita às humanidades, disciplinas que não são consideradas importantes na construção das “grades curriculares”, limitadas a um único horário semanal, principalmente em se tratando de um espaço que privilegia a tecnicidade como um Instituto Federal, tal temática não é abordada de maneira aprofundada em sala de aula. Assim, a oportunidade da realização de um evento, mesmo que em um único dia, em alusão ao Dia da Consciência Negra, torna-se importante pelo seu potencial de mobilização e reflexão tanto dos servidores que compõem a instituição, quanto dos estudantes e da comunidade externa. Nosso objetivo com o tema “Respeitem meus cabelos, brancos”: estética, cultura e potencialidades negras no Brasil, é não apenas falar sobre o racismo, mas abordar a importância da cultura, da estética, da representativa negra na formação da própria identidade nacional.
Público Alvo
Estamos prevendo a vinda de pelo menos 150 participantes da comunidade externa. Entre estudantes e professores de outras instituições. Algumas instituições já entraram em contato e confirmaram a participação de alguns estudantes, como a Escola de Ensino Médio Cornélio Diógenes e a Escola de Ensino Fundamental Professor Gutenberg Barbosa Silva
Objetivo Geral
O evento em alusão ao dia da Consciência Negra 2024, desenvolvido pelo NEABI - Campus Jaguaribe, com a temática “Respeitem meus cabelos, brancos”: estética, cultura e potencialidades negras no Brasil objetiva estimular a reflexão e o debate sobre temáticas que atravessam a questão étnico-racial no Brasil e no mundo, com enfoque na discussão sobre o fortalecimento e a importância da estética, cultura, representativa e potencialidades negras formação do Brasil.
Objetivo Específico
*Articular o debate sobre racismo e a questão racial no país; *Refletir sobre o protagonismo do negro na construção da cultura nacional, para além do lugar da escravidão; *Construir no IFCE - Campus Jaguaribe um espaço de letramento racial e, portanto, de combate ao racismo; *Iniciar uma reflexão sobre construção de um ambiente escolar antirracista.
Metodologia
A temática do evento e das oficinas e mini–cursos surgem a partir de discussões internas entre os integrantes do NEABI - Campus Jaguaribe sobre a necessidade de deslocar a discussão sobre a população negra do Brasil de um lugar vinculado à escravidão e ao sofrimento e a necessidade de se discutir sobre as potencialidades e representatividades das expressões culturais e do próprio corpo negro a partir de um lugar de positividade, construtora de signos e símbolos que fortalecem a cultura, a intelectualidade, a arte, a produção científica nacional. Essa discussão coaduna com o debate desenvolvido em agosto do ano corrente, quando o NEABI – Campus Jaguaribe foi convidado para desenvolver uma fala junto aos docentes do município de Jaguaribe, pela Secretaria da Educação e Cultura (SEDUC), no 3º Ciclo Formativo que tinha como temática “Que (des)caminhos seguir para a aprendizagem histórico-geográfica”. O NEABI, na figura dos seus coordenadores, desenvolveu um debate sobre racismo, heteroidentificação e sobre a população negra no Estado do Ceará. Durante a discussão foi enfatizado pelos educadores do município que ao tratar com os estudantes do ensino fundamental sobre as questões que envolvem a população negra, o debate emerge a partir da escravidão, do sofrimento e da tortura. Apesar da Lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas instituições de educação, ainda hoje falta formação para os professores, mesmo aqueles vinculados às humanidades, sobre esse conteúdo. Dessa forma, os estudos sobre população negra e suas expressões permanecem vinculadas apenas a um lugar de negatividade, sem abordar as contribuições e a história de potência, riqueza e avanço científico produzidos em África. Contribuindo, ainda hoje, para a criação de um imaginário de miséria e pobreza relacionado a esse continente e, por conseguinte, mantendo o corpo negro em um lugar de subalternidade e inferioridade em diversos aspectos, desde a sua estética até o epistemicídio de sua produção intelectual. O evento também desenvolverá um Sarau, em que teremos a apresentação de textos dos/das participantes produzidos nas oficinas, apresentações artísticas e declamação de poesias. O evento será finalizado com um cine-clube (filme: Selma) articulado com o debate sobre a obra apresentada. A divulgação do evento se dará por meio das mídias sociais virtuais e convites institucionais para a Secretaria de Educação e Cultura da cidade de Jaguaribe e às escolas vinculadas ao município. O acompanhamento e avaliação da Semana da Consciência Negra “Respeitem meus cabelos, brancos”: estética, cultura e potencialidades negras no Brasil se dará por meio da frequência e participação dos inscritos durante o evento e as atividades propostas. Assim, esse projeto de extensão demonstra sua relevância e impacto não apenas para o corpo discente e servidores do IFCE Campus Jaguaribe, mas também para a comunidade externa, visto que a discussão é uma demanda da própria comunidade.