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Campus:
CAMPUS BOA VIAGEM
Tipo da Ação:
Evento
Título:
V SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA / I ENCONTRO CULTURAL INTEGRADO: Corpo documento e práticas antirracista e anticapacitista
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
21/11/2024
Previsão de Fim:
22/11/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Carga Horária de Execução do Evento:
24
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
EDITAL Nº 01/2024 PROEXT/IFCE APOIO INSTITUCIONAL A EVENTOS DE ARTE E CULTURA
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Boa Viagem
Madalena
Monsenhor Tabosa
Pedra Branca
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Convite
Atividades Realizadas:
Apresentação
Ciclo de Debates
Encontro
Exposição
Mesa Redonda
Oficina
Palestra
Recital
Nome do Responsável:
Dario Pereira da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aila Maria de Sousa Município Madalena Integrante Sem vínculo Não 4 22/11/2024 22/11/2024
Aldimar Machado Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/11/2024 22/11/2024
Alexandre Vieira Beltrao IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/11/2024 22/11/2024
Álisson Teixeira Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 21/11/2024 22/11/2024
André Luis Santos Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 21/11/2024 22/11/2024
Andressa Raica Sousa Torres IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 21/11/2024 22/11/2024
Antonio Ruan Ferreira de Figuerêdo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/11/2024 21/11/2024
Breno Loiola Paulino IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 06/11/2024 22/11/2024
Camila Angelo Jeronimo Domingues IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/11/2024 22/11/2024
Carlos Eduardo Clementino dos Santos Município de Madalena Integrante Sem vínculo Não 4 21/11/2024 21/11/2024
Clayane Carvalho dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/11/2024 22/11/2024
Crisely do Nascimento da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 06/11/2024 22/11/2024
Dan Alves da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 06/11/2024 22/11/2024
Dario Pereira da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 06/11/2024 22/11/2024
Davi Maciel e Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/11/2024 21/11/2024
Delanne Cristina Souza de Sena Fontinele IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/11/2024 22/11/2024
Denise Vieira Vasconcelos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/11/2024 22/11/2024
Edna Regia Alves Saraiva IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 21/11/2024 22/11/2024
Elsa Djoco IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 06/11/2024 22/11/2024
Emanuely de Melo Chaves Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 21/11/2024 22/11/2024
Erika Felipe de Albuquerque IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/11/2024 22/11/2024
Esmeralda de Sousa Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 21/11/2024 22/11/2024
Fernando Antônio Alves de Almeida Município de Madalena Integrante Sem vínculo Não 4 21/11/2024 21/11/2024
Francisco Ângelo de Oliveira Município de Quixada Integrante Sem vínculo Não 4 21/11/2024 21/11/2024
Francisco Cauan de Sousa Jales IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 21/11/2024 22/11/2024
Gabriela Ismerim Lacerda IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/11/2024 22/11/2024
Geilson Torres da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 06/11/2024 22/11/2024
Jackson da Silva Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/11/2024 22/11/2024
Joaquim Hermes de Sousa Município de Madalena Integrante Sem vínculo Não 4 21/11/2024 21/11/2024
Johnny Rocha Crisostomo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/11/2024 22/11/2024
José Carlos Alves da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 21/11/2024 22/11/2024
Josimar Alves Torres Serafim Municipío de Madalena Integrante Sem vínculo Não 4 21/11/2024 22/11/2024
Kauã Victor Nascimento Alexandre IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 21/11/2024 22/11/2024
Laissa Pereira Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 21/11/2024 22/11/2024
Lara Beatriz Pereira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 21/11/2024 22/11/2024
Lara Vieira de Morais IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 21/11/2024 22/11/2024
Leonardo Ribeiro de Barros IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/11/2024 22/11/2024
Leticia Cavalcante Sousa Município Madalena Integrante Sem vínculo Não 4 21/11/2024 21/11/2024
Lívia da Silva Coutinho IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 21/11/2024 22/11/2024
Luciano Carlos de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 21/11/2024 22/11/2024
Luís Gustavo Nogueira Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 21/11/2024 22/11/2024
Luís Vinícius Vieira de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 21/11/2024 22/11/2024
Luiz Augustavo Almeida Feitoza IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/11/2024 22/11/2024
Marcio Renato Teixeira Benevides IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/11/2024 22/11/2024
Maria Eduarda Paulino de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 21/11/2024 22/11/2024
Mariane Ferreira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 21/11/2024 22/11/2024
Nathalia Almeida Alves IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/11/2024 22/11/2024
Pablo Di Paula de Almeida do Nascimento ? Integrante Sem vínculo Não 4 21/11/2024 21/11/2024
Pedro Arthur do Nascimento Felipe Município Madalena Integrante Sem vínculo Não 4 21/11/2024 21/11/2024
Roselle dos Santos Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/11/2024 22/11/2024
Sara Cristine de Oliveira Barbosa Município Madalena Integrante Sem vínculo Não 4 21/11/2024 21/11/2024
Talita Dantas Pinto IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/11/2024 22/11/2024
Tatiana Santos da Paz IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/11/2024 22/11/2024
Tauan Victor da Silva Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 21/11/2024 22/11/2024
Thales Siqueira Arrais IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/11/2024 22/11/2024
Tiago Ribeiro da Silva Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/11/2024 22/11/2024
Wender de Sousa Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/11/2024 21/11/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 3000.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Evento de arte e cultura Integrado: corpo documento e práticas antirracista e anticapacitista é um evento multidisciplinar integrando NEABI e NAPNE, que visa promover, por meio das artes integradas, ações multiculturais que incentivem o reconhecimento do corpo como documento, ou seja como território de histórias e experiências singulares relacionadas aos habitus de resistência ao racismo e capacitismo e suas intersecções. Essas experiências remetem a registros de memória que aproximam grupos e comunidades por meio de vivencias em comum e de práticas antirracistas e anticapacitista fortalecendo os laços de solidariedade e convivência humana, promovendo o fortalecimento de espaços democráticos e reconhecendo a lógica presente nos processos colonialistas expressões de agravamento das desigualdades sociais que se manifestam de forma mais acentuada em corpos negros, com deficiência, mulheres e da população LGBT”s. (Carneiro, 2019). Portanto, o Evento tem como finalidade incentivar estudantes e comunidade de Boa Viagem e seu entorno a expressar-se e apreciar discursos, narrativas e produções artísticas culturais sobre a temática racismo e capacitismo e suas intersecções. O racismo e o capacitismo são estruturas sociaIs que permeiam o tecido social de diferentes modos. Ademias, a integração, ensino-pesquisa-extensão, manifesta no evento, mediadas por palestras e oficinas de produção artística e cultural caminham juntas, uma vez que a compreensão teórico-prática precisa estar em equilíbrio para que nossas práticas sejam modificadas de forma consciente e replicadora. A aliança entre instituições de ensino e comunidade é um espaço privilegiado para realizações de ações educativas e provocar reelaboração de conceitos e experiências de resistência e existência. (Ribeiro, 2019). Ao remetermos o processo educativo ao corpo como documento pressupomos a percepção da corporeidade como um complexo movimento histórico-social que embalam intersubjetividades. ( Nascimento, 2018) Sentir corpos sonoros, que ressoam nas expressões musicais nas narrativas pessoais, evocam histórias ancestrais e rememoram percursos de lutas e conquistas diante dos processos de exclusão, historicamente rescritos é o mote do evento. Nossa visão é um veículo de aprendizagem sobre o mundo, com o mundo e para o mundo, manifestas nos registros fotográficos e nas perucões audiovisuais que encontram personalidades em suas ações cotidianas e de pouca visibilidade, portanto, a proposta tem como escopo mediar, a produção de experiências/vivencias numa linguagem que permita experimentar o outro e movimentar nossas ideias a respeito de nossas práticas racistas e capacitastes, em especial.
Justificativa
Em virtude da necessidade de enfrentar e desconstruir as estruturas sociais de racismo e capcitisto , promovendo a valorização da diversidade e a solidariedade através da arte e cultura, esse evento visa concientizar a sociedade sobre questões de racismo e capacitismo, bem como suas itersecções, em nossa sociedade, criando um espaço democrático. O evento busca fortalecer os laços de solidariedade e convivência humana. Isso é crucial para combater as desigualdades sociais exacerbadas pelos processos colonialistas, que ainda hoje afetam de forma desproporcional corpos negros , pessoas com deficiencia, mulherers e a população LGBTQIA+. Além disso, a integração de ensino, pesquisa e extensão, mediada por palestras e oficina de produção artísticas e cultural, é essencial para promover uma compreensão teórico-prática das questões abordadas. Por fim, o evento não apenas educa, mas também une a comunidade em torno de valores de respeito, solidariedade e convivência democrática, visando uma construção coletiva de uma sociedade mais justa e igualitária.
Público Alvo
Representantes de movimentos socias, artistas locais, comunidades de terreiro; Associações de pessoas com deficiência; comunidade escolar municipal e estadual população em geral do município e cidades do entorno da cidade de Boa Viagem.
Objetivo Geral
Promover a expressão de discursos, narrativas e produções artísticas culturais sobre a temática racismo e capacitismo e suas intersecções para a comunidade acadêmica e profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Boa Viagem e da comunidade escolar externa e população em geral do município e cidades de seu entorno, atendidas pelo campus.
Objetivo Específico
Oportunizar a socialização de produções de saberes, por meio da arte e cultura e rodas de conversa, sobre expressões de resistência e existência diante do racismo e capacitismo e suas interlocuções. Valorizar e incentivar formas de expressões diversas presentes na região que dialoguem com práticas antirracistas e anticapacitistas. Promover a percepção e sensibilização sobre o outro, as diferentes formas de ser de existir e entender o mundo para uma convivência de paz. Integrar a comunidade interna e externa do campus e incentivar a valorização e identidade com o espaço educacional.
Metodologia
O percurso metodológico para a realização do evento envolve o pressuposto da comunicação critica, portanto do indicativo de que os significados das expressões são mediados pelo elemento simbólico socialmente compartilhado pelos sujeitos. Deste modo, subjetividade e objetividade são mediados pelo diálogo e promovem a conscientização e impulsionam o enfrentamento a desigualdade social. As etapas que norteiam a ação em foco envolvem: O processo de inscrições que será mediado pela plataforma even, observando o período divulgação nos meios de comunicação institucional, rádios locais e visitas nas escolas municipais e estaduais da cidade. A execução do evento ocorrerá no campus Boa Viagem com uma programação que intercalará rodas de conversa sobre o tema envolvendo relatos de experiencias, oficinas de fotografia, produção de audiovisuais, dança e música e outras produções literárias, gerando um corpus de documentos produzidos para difusão estética sobre racismo e capacitismo em suas formas de resistência. O evento disporá da formação de monitores e monitoras para desenvolver a aprendizagem sobre realização de evento e auxiliar na recepção, divulgação e desenvolvimento das oficinas e atividades propostas. A avaliação pelos participantes do evento se dará por meio de registros elaborados por formulários e divulgados durante as atividades concluídas, o recurso auxiliará na condução de próximas ações correlatas a serem propostas. A avaliação pela equipe será realizada ao final do evento, numa reunião onde analisaremos os pontos positivos e negativos da ação.