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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
LabLEPT ENEM - Laboratório de leitura, estudo e produção textual para o ENEM.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
11/12/2024
Previsão de Fim:
11/07/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Testes Subjetivos
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Erasmo de Oliveira Freitas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Angelane Faustino Firmo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/01/2025 11/07/2025
Eline Alves Soares IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/01/2025 10/05/2025
Erasmo de Oliveira Freitas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 11/12/2024 11/07/2025
Fabio Rodrigo Bezerra de Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/04/2025 11/07/2025
Jose Victor Melo de Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/01/2025 11/07/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O LabLEPT é um projeto de extensão que vislumbra ser continuado no Campus Canindé e está englobado na área "Educação" e na subárea "Alfabetização, Leitura e Escrita", especificamente: formação do leitor e do produtor de textos; incentivo à leitura; desenvolvimento de metodologias de ensino da leitura e da escrita e sua inclusão nos projetos político pedagógicos das escolas. O objetivo da instalação do LabLEPT é propiciar aos alunos do ensino médio, especificamente discentes do terceiro ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Canindé e das demais instituições de ensino médio dos Sertões de Canindé um espaço adequado para a realização de leituras, pesquisas e interações semióticas com diversas mídias a fim de estimular a escrita autoral, reflexiva, crítica e baseada na escrita padrão da Língua Portuguesa. Com o foco em agregar valor ao estudo de Língua Portuguesa formal na escola e preparar o aluno para a redação do ENEM, o laboratório propõe uma rotina de escrita semanal com a avaliação de especialistas na área promovendo avaliação e correção dos textos comentados a fim de acompanhar o processo de escrita e colaborar na superação das dificuldades de cunho ortográfico-gramatical, textual e estilística com foco na avaliação das competências de correção da redação do ENEM.
Justificativa
É sensível no mundo contemporâneo a importância da comunicação oral e escrita no dia a dia. Não é nenhum segredo que aos melhores comunicadores, está reservado o êxito na capacidade argumentativa e textual-discursiva na compreensão e na produção de textos diversos. Para estar conectado e bem articulado à sociedade, é preciso falar e escrever bem, de modo satisfatório. Hoje em dia nos comunicamos cada vez mais através da Internet, além dos modos comunicativos, oral e escrito, já estabelecidos socialmente, e um texto bem produzido pode ser fundamental em muitas situações. O estudante ou profissional, seja ele de qualquer área, precisa conhecer bem seu idioma e as normas de escrita para que assim possa elaborar textos concisos e bem estruturados que transmitam de forma clara seu objetivo, ponto de vista ou intenção. Escrever sempre foi uma habilidade vital na sociedade civilizada. Várias pesquisas foram feitas sobre a importância de saber se comunicar bem pela oralidade ou pela escrita e os entrevistados citam, predominantemente, a escrita como uma das habilidades mais negligenciadas no mundo, contudo uma das mais importantes para produtividade em qualquer área que seja da vida profissional. Além da vida profissional, pesquisas mostram que no aspecto acadêmico, também foram identificadas que a fala e a escrita dos alunos precisavam melhorar seus textos significativamente. Ademais, na vida pessoal, sabemos que a falta de domínio de habilidades linguísticas compromete bastante a comunicação plena. Pesquisas realizadas recentemente mostram que muitos alunos encontram grandes dificuldades em passar a resolução dos exercícios para o papel, muitas vezes são ótimos em questões de múltipla escolha, mas possuem baixo desempenho em questões dissertativas, pois conhecem a matéria, sabem as respostas dos exercícios, mas não conseguem respondê-las de forma clara. Outras pesquisas dão resultados semelhantes - a mensagem é, se você quiser ter sucesso, você tem de saber planejar bem os textos e produzi-los de modo coerente. É considerando tudo isso que o LabLEPT é apresentado como uma seara de práticas linguísticas que visam dotar os alunos do terceiro ano do Ensino Médio de estratégias de leitura, estudo e produção de textos dissertativo-argumentativos. Ressalto que a ideação do LabLEPT vislumbra uma prática permanente no Campus Canindé, tanto para aproximar as possibilidades de comunicação e viabilizar o diálogo com a realidade local de modo patente quanto para permitir aos discentes dos Sertões de Canindé uma experiência de mentoria especializada em textos voltados para o ENEM.
Público Alvo
20 alunos regularmente matriculados em escolas públicas da cidade de Canindé.
Objetivo Geral
Realizar mentoria de escrita autoral, crítica, reflexiva e adequada às regras da Língua Portuguesa.
Objetivo Específico
Produzir textos em rotina específica para prática de escrita de textos dissertativo-argumentativos estilo ENEM. Acompanhar as avaliações comentadas dos especialistas para percepção das superações de escrita. Estimular a leitura e a pesquisa de fontes seguras e comparadas para ampliação do repertório de escrita.
Metodologia
Os discentes receberão propostas de escrita semanalmente (uma vez por semana) via Google Classroom com foco na produção de textos argumentativos, irão produzir um texto autoral, manuscrito e devolver à plataforma digital para que a equipe de avaliadores, previamente designada por quantidade de textos, irá ler e avaliar o produto escrito e tecer comentários no próprio texto apontando desvios da norma padrão, sugestões de reescrita e observações quanto à melhoria da escrita normativa e textual-estilística. O retorno ao aluno será sempre com o prazo de uma semana após a entrega de cada texto, ou seja, os avaliadores irão realizar o acompanhamento do mesmo aluno durante todo o transcurso do projeto a fim de avaliar de modo mais adequado às estratégias usadas por cada discente no ato de escrever. Do mesmo modo, os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre a devolutiva semanal dos textos por meio da própria plataforma. As avaliações serão focadas nas competências da redação do ENEM e as notas serão detalhadas por competência a fim de dar ao aluno um retorno qualitativo e dialogado para que ele possa perceber os desvios e equívocos de escrita para estudos e aprimoramentos nas produções seguintes. O primeiro encontro do projeto acontecerá presencialmente na sede da Secretaria de Educação de Canindé em que serão explicitadas os objetivos do projeto, o cronograma de execução e, principalmente, como realizar o cadastro no Google Classroom e como eles receberão os textos semanalmente, como eles devem inserir as atividades por semana na plataforma e enviar aos avaliadores, como mandar e ler mensagens na plataforma, ou seja, o primeiro encontro presencial será para alinhamento e treinamento técnico de como manipular a plataforma e encontrar os caminhos para a constante comunicação com os avaliadores dos textos. Tal capacitação será realizada na primeira semana letiva de janeiro, no dia 10 de janeiro de 2025 e as atividades de produção textual começarão a ser enviadas na semana seguinte e assim sucessivamente. O projeto obedecerá o calendário letivo do campus IFCE Canindé, inclusive as férias. O cronograma prevê todas as sextas-feiras dos meses de janeiro a julho de 2025, exceto feriados e período de férias. A cada semana será enviada uma proposta de redação diferente. Todos os alunos receberão a mesma proposta que mudará a cada semana. As produções textuais serão realizadas de modo manuscrito e fotografadas para posterior escaneamento ou digitalização pelo aluno e postagem do arquivo digital no Google Classroom. O coordenador do projeto irá realizar a distribuição dos textos aos avaliadores e estes terão uma semana para ler e avaliar cada texto recebido para atribuir uma nota de 0 a 1000 e tecer comentários avaliativos que visam à melhoria contínua do processo de amadurecimento textual. No dia 11 de dezembro de 2024 haverá uma reunião de alinhamento com a secretaria municipal de Educação de Canindé para confirmação de agenda do encontro presencial em janeiro para a capacitação de alunos para o projeto e para solicitar autorização para visitar escolas da cidade presencialmente a fim de fazer convites às turmas na presença dos professores de Língua Portuguesa da turma a fim de estimular a participação dos discentes. As escolas serão escolhidas caso tenham acesso ao laboratório de informática com internet. A matrícula dos discentes interessados será por e-mail, em que os discentes enviarão e-mail à coordenação do projeto que enviará um link para formulário online de rápido e fácil preenchimento com informações básicas. Os colegas professores de Língua Portuguesa das escolas serão convidados a colaborar com os alunos interessados nessa fase de matrícula. As visitas às escolas acontecerão nos dias 13 e 20 de dezembro. Com isso, as ações do projeto serão destinadas à visita à secretaria municipal de educação de Canindé, as escolas públicas da cidade (máximo de 03) e à matrícula dos alunos interessados bem como destinada ao alinhamento entre os avaliadores da equipe e elaboração das propostas de redação. Caso haja mais alunos interessados do que o número de vagas, serão prioridades os alunos que primeiro enviarem o formulário de matrícula devidamente preenchido. Caso algum aluno deixe de entregar as produções textuais por três vezes, será desligado do projeto e outro aluno em fila de espera será convidado a integrar à ação.