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Campus:
CAMPUS MORADA NOVA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
I Encontro de Arte e Cultura do IFCE campus de Morada Nova
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Integradas
Data de Início:
06/12/2024
Previsão de Fim:
07/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
12
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
EDITAL Nº 01/2024 PROEXT/IFCE APOIO INSTITUCIONAL A EVENTOS DE ARTE E CULTURA
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Ibicuitinga
Jaguaribara
Limoeiro do Norte
Morada Nova
Russas
São João do Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Encontro
Exposição
Feira
Apresentação
Palestra
Nome do Responsável:
Gina Eugenia Girao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Fatima Elisdeyne de Araujo Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 06/12/2024 07/12/2024
Gina Eugenia Girao IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 12 06/12/2024 07/12/2024
Josenir Barreto de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/12/2024 07/12/2024
Kaline Ribeiro de Freitas IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 06/12/2024 07/12/2024
Sherley Romeiro Freire IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/12/2024 07/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 3000.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O I Encontro de Arte e Cultura do IFCE campus de Morada Nova é iniciativa de um grupo de servidores e discentes do campus de Morada Nova, com participação de pessoas da comunidade externa, e tem como premissa inicial atender o Edital Nº 01/2024 – PROEXT/IFCE. O evento se enquadra no item 2. Artes Integradas, constante do Quadro 02: Linhas de extensão artísticas e culturais, especificamente no que se refere a ‘ações multiculturais, envolvendo as diversas áreas da produção e da prática artística em um único programa integrado’. O I Encontro de Arte e Cultura do IFCE campus de Morada Nova será realizado nos dias 6 e7 de dezembro de 2024, nos turnos tarde e noite, e apresentará produtos artístico-culturais das comunidades interna e externa, local e regional, bem como ações realizadas por outras unidades do IFCE e de instituições afins, além de oportunizar geração de renda a micro empreendedoras e artesãos e artesãs locais. O evento será constituído de momentos para canto, música instrumental, artesanato e artes literárias, manuais, plásticas, populares e terapêuticas, além de espaços para minicursos relativos a artes diversas, promovendo saberes e fazeres, valorizando aspectos culturais regionais e cosmopolitas e proporcionando estesia, bem estar e reflexões aos participantes.
Justificativa
“A arte existe porque a vida não basta”. A frase, atribuída a Ferreira Gullar (escritor e poeta brasileiro,1930-2016), diz da necessidade do homem ser/estar para além das suas funções como trabalhador, cidadão, aluno. De fato, desde a Pré-História o ser humano realiza atos artísticos; conscientes ou não, deixaram marcas indeléveis para a compreensão do modo de ser e viver de muitas coletividades – cultura e vida, indissociáveis. O debate sobre as funções da arte é milenar, e ao longo das construções humanas, usando temas, formas e conteúdos, a arte se desenvolveu, interferindo, conscientemente ou não, na vida e na cultura. Assim, além de propiciar estesia, artes diversas passaram a ser utilizadas como meio para recuperar ou melhorar o bem-estar emocional e social de pessoas, bem como propiciar reflexões e ações sobre aspectos ambientais, culturais e econômicos da sociedade. Então, vivências artísticas e culturais são imprescindíveis, pela capacidade de carrear – até, subverter – sentimentos, percepções e comportamentos. Paralelamente, haverá inclusão do Feira Delas, coletivo formado por alunas e ex alunas microempreendedoras, iniciado em outubro de 2023 por ocasião da X Semana do Livro e da Biblioteca – aliás, àquele tempo firmou-se acordo que ‘nossas meninas’ teriam espaço cativo em eventos realizados no campus, para exposição e venda de seus produtos. Registre-se ainda a inclusão do Divino Artesanato, coletivo de artesãos de Morada Nova, bem como a presença de outros artistas, que poderão aproveitar o momento para divulgação e comercialização de suas produções. Também serão ofertadas oficinas de artes populares e terapêuticas (artesanato, auriculoterapia e biblioterapia), a serem realizadas por servidoras com expertise nos temas) e de artes literárias (trova e cordel, idem). Eis que se aproveitará o espaço para valorização de aspectos regionais e estímulo à “implantação de outras ações de extensão nas áreas de arte e cultura”. O I Encontro de Arte e Cultura do IFCE campus de Morada Nova pretende causar estesia e reflexões – a principal, talvez, sobre a definição de momentos periódicos, no campus, para o exercício consciente de estesias e reflexões que as artes podem propiciar. Sobre deixar marca na História: atentemos à missão do IFCE no tocante à interdependência entre a inserção social, política, cultural e ética do aluno e sua formação plena, e cuidemos de propiciar a nossos discentes oportunidades reais de fruição a artes diversas e à beleza, para que o espírito e o corpo alimentados sejam unos ao intelecto afiado. E, se a arte extrapola a vida, não sabemos. O que sabemos é que a visão do IFCE – “ser referência no ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando à transformação social e ao desenvolvimento regional” – nos impõe ousadias simples, mas responsáveis – porque tornar a vida mais que bastante é função de gente, artista ou não.
Público Alvo
Alunos de escolas públicas e privadas municipais; Pais e professores de alunos de escolas públicas e privadas municipais; Produtores culturais locais e regionais, ligados ao poder público e à iniciativa privada; Artesãos e artesãs locais; Alunas e ex alunas MEI/microempreendedoras; População dos bairros circunvizinhos ao campus; Coletividade morada-novense e vale jaguaribana em geral.
Objetivo Geral
Realizar encontro de artes diversas e pequenos negócios, para contribuição ao desenvolvimento integrado – artístico, cultural e socioeconômico – local e regional.
Objetivo Específico
4.1. Valorizar produtos artístico-culturais de discentes, egressos, da comunidade morada-novense de forma geral e da região do Vale do Jaguaribe; 4.2. Apresentar a comunidade interna e externa produtos/atividades artístico-culturais realizados(as) e/ou promovidos(as) pelo IFCE, independentemente da unidade; 4.3. Realizar parcerias com outras unidades do IFCE, com instituições de ensino médio e superior de Morada Nova e com órgãos de Arte e Cultura vinculados a Prefeituras regionais, com vistas à consolidação de espaço para fruição e valorização cultural; 4.4. Realizar oficinas de artes e artesanato, colaborando para a disseminação da cultura e oportunizando geração de renda a produtores culturais; 4.5. Colaborar para geração de renda a alunas MEI/ microempreendedoras, e a artesãos e artesãs locais; 4.6. Colaborar para criação de cultura participativa baseada em princípios de alteridade, efetividade e ética; 4.7. Fortalecer a participação de servidores, discentes e colaboradores externos nas decisões, planejamentos e execuções de ações de extensão do campus; 4.8. Colaborar para a realização da missão e o alcance da visão do IFCE
Metodologia
5.1 PRÉ EVENTO 5.1.1. Designação de comissão organizadora, com diretrizes para eficácia, eficiência e responsabilidade social, para planejamento, organização, direção e controle do evento, incluindo aspectos do marketing institucional e pós-evento; 5.1.2. Definição de identidade visual do evento e artes correlatas, com QR Code que leve ao formulário de inscrição; 5.1.3. Utilização de materiais gráficos impressos; 5.1.4. Utilização de formas literárias lúdicas (trova, por exemplo) para convite e propagandas do evento; 5.1.5. Realização de dispensa de licitação de serviço de alimentação para participantes e colaboradores do evento; 5.1.6. Articulações com: a) Coordenadoria de Arte e Cultura da ProExt para agendamento do Coral do IFCE e condições de participação; b) Governos municipais regionais, para participação de Bandas de Música; c) Artistas e produtores culturais locais e regionais, para apresentações e exposições; d) Comércio local, para solicitação de doação de brinde; e) Coletivos Divino Artesanato e Feira Delas, para coleta de materiais destinados à oficina de artesanato e participação efetiva no evento; f) Emissora de rádio difusão e rádio web, para divulgação e cobertura do evento. 5.1.7. Divulgação virtual e física em ambientes diversos; 5.1.8. Inscrição via formulário virtual da plataforma gratuita Even 3; disponibilidade de no mínimo 15 (quinze) dias antes do evento. 5.2. EXECUÇÃO 5.2.1. Credenciamento físico para verificação de público inscrito, com opção de credenciamento virtual via QR Code; 5.2.2. Utilização de cerimonial simples, com mesa pequena, mas significativa; 5.2.3. Utilização de formas literárias lúdicas (trova, por exemplo) para o cerimonial do evento; 5.2.4. Programa multitemático por dia; 5.2.5. Abertura ou encerramento com Coral do IFCE; 5.2.6. Distribuição de atrações municipais de acordo com articulação prévia; 5.2.7. Oficinas prioritárias para crianças e adolescentes; 5.2.8. Exposição de artes plásticas durante todo o evento; 5.2.9. Ditados populares impressos e espalhados pelos espaços do IFCE; 5.2.10. Intervalos para alimentação em horários coincidentes com os da comunidade discente interna; 5.2.11. Votação via QR Code para escolha de três ditados populares mais significativos; 5.2.12. Premiações para a pessoa que propôs adivinhação não resolvida/ menos resolvida e certidão de popularidade aos ditados populares mais votados; 5.2.13. Lançamento de desafio para realização de evento/produto artístico-cultural que inclua na temática ao menos um ditado popular certificado; 5.2.14. Roda de conversa para decisão sobre evento anual de Arte e Cultura no campus – temas, vetores, parcerias. 5.3. PÓS EVENTO 5.3.1. Avaliação pelos participantes do evento através de quadro de reações e formulário físico ou virtual; 5.3.2. Avaliação pela equipe e elaboração de relatório em até dez dias úteis após o evento; 5.3.3. Participação em programa de rádio difusão específico, previamente agendado e divulgado no evento, para apresentação de resultados de avaliação pelo público em geral, bem como de geração de renda.