Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Oficina: O lúdico em sala de aula
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
04/12/2024
Previsão de Fim:
04/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Caridade
Itatira
Madalena
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Oficina
Nome do Responsável:
Angelane Faustino Firmo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Angelane Faustino Firmo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 02/12/2024 02/12/2024
Clarice Santiago Silveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 02/12/2024 02/12/2024
Claúdia Dalla Rosa Soares UECE Integrante Sem vínculo Não 4 02/12/2024 02/12/2024
Igor Lima Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 02/12/2024 02/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Nesta oficina serão apresentadas brincadeiras populares nas escolas de ensino fundamental em Berlim. A partir de um relato de experiência em sala de aula. Serão destacadas as brincadeiras preferidas das turmas trabalhadas e como elas se tornam uma parte indispensável do planejamento das aulas.
Justificativa
A oficina é deveras relevante para os professores em formação e para os professores que já estão atuando em salas de aula das escolas da região, uma vez que auxilia na melhoria do ensino e aprendizagem, contribuindo para que o ensino seja mais prazeroso e significativo para os alunos. Essa ação, portanto se constitui como significativa para os nossos alunos e para a comunidade externa interessada na temática.
Público Alvo
Estudantes dos cursos de licenciaturas e professores da Educação Básica da região.
Objetivo Geral
Apresentar brincadeiras populares nas escolas de ensino fundamental em Berlim.
Objetivo Específico
Relatar experiência em sala de aula com as brincadeiras no contexto da cidade de Berlim; Destacar as brincadeiras preferidas das turmas e como elas se tornam uma parte indispensável do planejamento das aulas.
Metodologia
As seguintes questões serão abordadas neste workshop: • Quais são os objetivos pedagógicos das brincadeiras, por exemplo o “jogo da memória com pessoas” (Menschenmemory)? • Qual é o melhor momento para fazer essa brincadeira, no começo ou no final da aula? • Quantos participantes são necessários? Há um número máximo ou mínimo? • Qual é a complexidade dessa brincadeira? • Há necessidade de materiais ou de algum tipo conhecimento prévio dos alunos? • Quanto tempo se deve planejar para explicar o “jogo da memória com pessoas” e suas regras? • Quanto tempo precisamos para jogar uma rodada com os alunos? A partir da experiência prática nós refletiremos sobre a importância do lúdico em sala da aula. Destacando como as brincadeiras contribuem para tornar as aulas mais fáceis e agradáveis, para o bom relacionamento do professor com as suas turmas, facilitam a integração dos alunos entre si e ajudam no desenvolvimento das competências sociais das crianças.