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Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
DIVAS - DesenvolvImento de ações socioeducatiVas para inclusão, desmistificAção e empoderamento da mulher em tecnologiaS da informação e comunicação - campus Aracati
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologia da Informação
Data de Início:
05/12/2024
Previsão de Fim:
19/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracati
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Seminário
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Folheto
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Odara Sena dos Santos Feitosa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alane Damasceno Moreno IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 05/12/2024 19/11/2025
Ana Beatriz Brandao de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 05/12/2024 19/11/2025
Ana Gabrielle Brandão de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 05/12/2024 19/11/2025
Andressa Bezerra Ferreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/12/2024 19/11/2025
Ianna Ryzia Alves da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 05/12/2024 19/11/2025
Ingrid de Castro Gondim IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/03/2025 19/11/2025
Leticia Rosemberg Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 05/12/2024 19/11/2025
Maria Clara Batista da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 05/12/2024 19/11/2025
Maria Clara Lima Donato IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 05/12/2024 19/11/2025
Nicolle Barbosa de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 05/12/2024 19/11/2025
Odara Sena dos Santos Feitosa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 05/12/2024 19/11/2025
Rebeca da Silva Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/03/2025 19/11/2025
Sandra Maria Costa Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 05/12/2024 19/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria de Educação do Aracati Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A conquista da igualdade de gênero está diretamente atrelada ao empoderamento da mulher, que, por sua vez, caminha ao lado da educação formal e consequente profissionalização. Para tanto, deve-se investir na adesão feminina em todos os campos do saber, sendo maior o desafio da inclusão na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), desmistificando o tradicional pensamento que costuma associar a área de ciências exatas a uma suposta "vocação masculina". Neste contexto, propõe-se mais uma vez a atuação do projeto DIVAS, uma proposta de extensão tecnológica e social para empoderamento feminino em TICs realizada desde 2015 pelo IFCE.
Justificativa
A igualdade de gênero é umas das temáticas de destaque da atualidade, inclusive no ambiente acadêmico. Porém, diversos dispositivos em âmbito nacional e internacional já ratificavam a relevância do tema há bastante tempo, tais como: a Convenção Interamericana Sobre a Concessão dos Direitos Civis à Mulher (1948); Convenção da Organização Internacional do Trabalho - OIT nº 100 (1951) que dispõe sobre igualdade de remuneração; Convenção da OIT nº 111 (1958) que dispõe sobre a discriminação em matéria de emprego e profissão; Convenção sobre os Direitos Políticos da Mulher (1953); Convenção para Eliminar Todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher - CEDAW (1979); Declaração do Milênio (2000); Convenção e Recomendação da OIT sobre Trabalho Decente para as Trabalhadoras e os Trabalhadores Domésticos (Genebra, 2011), dentre outras normas internacionais. Destaca-se também a ONU Mulheres, uma entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, fundamentada na visão de igualdade consagrada na Carta das Nações Unidas de 1945 (ONU Mulheres, 2018). De forma objetiva, o que se propõe através de todas essas ações nada mais é que a construção de um mundo mais justo e igualitário, no qual é preciso assegurar a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública (ONU MULHERES, 2018). Logo, no contexto da igualdade de gênero, tem-se que adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção do empoderamento de todas as mulheres, em todos os níveis. Porém, a concretização da igualdade de gênero ainda é um grande desafio no Brasil e no mundo, sendo necessário o esforço de múltiplos atores sociais, inclusive membros dos Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), organizações não governamentais, sistemas de comunicação, mas também da própria sociedade. Um dos passos importantes para a conquista da igualdade de gênero é a educação formal e consequente profissionalização das mulheres. Neste sentido, as organizações de ensino possuem um papel imprescindível, não apenas na formação de seus discentes, mas também na vivência diária dentro das próprias instituições. Nesse sentido, o IFCE também tem um papel fundamental para a concretização da igualdade de gênero no Ceará, devendo, inclusive, investir fortemente na adesão feminina em todos os campos do saber, sendo maior o desafio da inclusão na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), desmistificando o tradicional pensamento que costuma associar as áreas de exatas a uma suposta "vocação masculina".
Público Alvo
Discentes do ensino fundamental e/ou médio de escolas públicas de Aracati e cidades vizinhas. Pessoas interessadas na temática de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Sexo: Sem restrições. (Observação: A igualdade de gênero pressupõe uma sociedade justa, independentemente de gênero, sexo biológico e identidade de gênero. Por isso, o projeto promove discussões sobre empoderamento feminino com todos os públicos, enfatizando a importância de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.) Faixa etária: Sem restrições. Seleção do público-alvo externo: Para discentes de escolas públicas, a seleção será realizada pelas escolas parceiras do projeto. Para pessoas interessadas na temática de TDICs, as inscrições serão feitas por ordem de chegada, seja presencialmente na recepção do campus, seja por meio de formulário online amplamente divulgado.
Objetivo Geral
Desenvolver ações socioeducativas para a inclusão, a desmistificação e o empoderamento da mulher em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na cidade de Aracati.
Objetivo Específico
- Realizar oficinas na área de TIC para meninas de escolas públicas da cidade de Aracati; - Realizar cursos, palestras e/ou oficinas na temática de inclusão, desmistificação e empoderamento da mulher; - Aproximar meninas de escolas públicas da cidade de Aracati das alunas dos cursos de TIC do IFCE; - Realizar palestras/rodas de conversa com mulheres, mostrando exemplos de pessoas ativas e bem-sucedidas; - Fornecer informação de qualidade às jovens em processo de escolha do curso para prosseguimento nos estudos; - Adicionar conhecimento extracurricular às alunas; -Capacitar as alunas na implementação de ideias inovadoras no contexto de TIC; -Desenvolver a autoestima das alunas no processo de aquisição do conhecimento, valorizando-a enquanto pesquisador de seu próprio aprendizado; - Capacitar alunas críticas e reflexivas capazes de participar e promover transformação no seu campo de trabalho, na sua comunidade e na sociedade na qual está inserido.
Metodologia
Etapas de Execução Planejamento Inicial Realização de reuniões com a equipe executora para definir cronograma, atividades e responsáveis. Mapeamento de escolas e instituições parceiras para identificação do público-alvo externo. Elaboração de materiais didáticos e divulgação das atividades. Capacitação da Equipe Promoção de oficinas internas para os participantes do projeto, com foco em práticas inclusivas e na abordagem STEAM. Capacitação em técnicas de facilitação e apresentação, além do uso de ferramentas digitais. Execução das Ações Realização de palestras, oficinas, rodas de conversa e outros eventos com escolas e a comunidade externa. Promoção de atividades práticas relacionadas às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Implementação de ações de pesquisa e levantamento de dados sobre o impacto das atividades no público-alvo. Acompanhamento e Avaliação Aplicação de questionários e ferramentas de avaliação para mensurar a eficácia das atividades realizadas. Reuniões periódicas para revisão das etapas e ajustes necessários. Divulgação e Relatório Final Publicação de resultados e boas práticas em eventos acadêmicos e plataformas institucionais. Elaboração de relatório final com análise dos impactos alcançados. Métodos e Procedimentos Método participativo: Envolvimento ativo da comunidade interna e externa na co-criação e execução das ações. Abordagem inclusiva: Ações planejadas para promover a equidade de gênero e a inclusão social. Técnicas de ensino-aprendizagem ativa: Utilização de oficinas práticas, palestras interativas e atividades baseadas em problemas (PBL). Uso de tecnologias digitais: Ferramentas como formulários online, plataformas de ensino a distância e redes sociais para organização, execução e avaliação das atividades. Técnicas de Avaliação Aplicação de pré e pós-questionários para mensurar o impacto das ações. Relatos qualitativos e quantitativos obtidos de participantes e parceiros. Feedback contínuo durante as reuniões de avaliação com a equipe executora.