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Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Linguagem, sociedade e cultura: nas margens da teoria e do método
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Espaços de ciência
Data de Início:
22/01/2025
Previsão de Fim:
22/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Reunião
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Convite
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Gleison Maia Lopes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alhen Rubens Silveira Damasceno IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/01/2025 22/01/2026
Gleison Maia Lopes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/01/2025 10/12/2025
Pedro Saraiva dos Santos Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/01/2025 22/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto intitulado: Linguagem, sociedade e cultura: nas margens da teoria e do método, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Crato acontecerá dia 22 de Janeiro de 2025 e se desenrolará ate 22 de Janeiro de 2026, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Cidade e Cultura - GEPECC, vinculado ao IFCE. O referido projeto tem por objetivo reunir alunos e a comunidade geral em torno de um ciclo de leituras e oficinas que problematizem temas ligados à formação política, cultural e acadêmica. A proposta é produzir conhecimento dialogado nas reuniões, elaborando um espaço imersivo de discussão teórica e conceitual que fundamente, problematize e enriqueça a prática profissional dos discentes e demais componentes do projeto, sejam eles internos ou externos à comunidade do Instituto Federal. Os encontros serão totalmente gratuitos e reunirá atividades como grupos de discussão, palestras e mesas redonda. Haverá certificado para os participantes do projeto. Para realizar a inscrição como ouvinte, o participante deve acessar o formulário de inscrição no link googleforms, disponível em formato contínuo até a carga horária máxima de 30% da carga horária total do projeto. Os casos que não se insiram nessa situação acima, serão analisados pela comissão de execução do projeto.
Justificativa
O evento se justifica pela necessidade de fomentar práticas que fomentem a pesquisa, a leitura e o debate como processo contínuo. A formação acadêmica integral deve ir além do aprendizado em sala de aula, integrando os estudantes em projetos de pesquisa e extensão que lhes permitam desenvolver habilidades críticas, investigativas e analíticas. A criação de um espaço de diálogo sobre as pesquisas em andamento e futuras oferece aos alunos uma oportunidade para entender como podem se inserir nas formas de fazer e executar pesquisas acadêmicas e práticas compreensivas da sociedade, em suas mais astutas formas, colaborando com docentes e contribuindo para a construção do conhecimento em suas áreas de interesse. Comunidade externa beneficiada: Alunos/as de graduação de instituições variadas, pesquisadores e demais interessados nos debates epistemológicos e teóricos que envolvem a linguagem, cultura e sociedade. Comunidade interna beneficiada: Alunos/as do curso de graduação Letras Espanhol e Português, zootecnia e Sistemas de Informação.
Público Alvo
Alunos/as de de instituições variadas, pesquisadores e demais interessados nos debates epistemológicos e teóricos que envolvem a linguagem, cultura e sociedade.
Objetivo Geral
Promover o diálogo e a troca de experiências sobre literaturas, práticas acadêmicas e metodológicas, além de captar e motivar alunos interessados em integrar o processo de pesquisa acadêmica, fortalecendo o tripé ensino-pesquisa-extensão.
Objetivo Específico
Fomentar uma prática de diálogo e troca de saberes e experiências entre os participantes do projeto, visando desenvolvimento autônomo e crítico.
Metodologia
Preparação: as ações serão planejadas pela equipe executora em reuniões preparatórias, com proposições e diálogo acerca das formas de execução e desenvolvimento do projeto, visando a organização dos encontros e das temáticas abordadas, bem como das mesas-redondas e das leituras a serem realizadas em cada encontro. Propondo, dessa forma. uma construção dialógica do processo de realização do projeto. Essas atividades, visando um público diverso e múltiplo, que atenderá a comunidade em suas múltiplas demandas, pensará momentos de realização de leituras conjuntas, oficinas de debate e práticas de discussão que fomentem produções analíticas e críticas sobre o processo de produção da vida social. Dessa forma, a partir da singularidade de cada participante (interno e externo à comunidade), pretende-se induzir práticas analíticas sobre a sociedade, suas relações e processos históricos. A divulgação do projeto se dará nas redes sociais do IFCE-Campus Crato, assim como do curso de Licenciatura em Letras do IFCE Campus Crato; por meio de comunicação interna no campus via e-mail institucional; convite via fixação de cartazes em instituições parceiras, bem como convite via e-mail a profissionais da área educacional e comunidade externa, assim como escolas e universidades da região em que o projeto ocorrerá. Inscrições: Abertura das inscrições online por meio de formulário eletrônico disponível nos convites e cartazes. Execução do Projeto: Realização das mesas-redondas, minicursos e encontros, de forma presencial e online, com a exposição das leituras e fomento ao diálogo, produção e interpretação do real. As oficinas de leitura e escrita se adaptarão aos níveis formativos e educacionais de cada participante (interno ou externo), possibilitando processos formativos tendo a leitura e debate como ferramenta de transformação. Como resultado desse processo de extensão e ensino, pretende-se subsidiar processos de pesquisa (novamente, dialogando com as singularidades dos inscritos) que potencializem o processo de compreensão, problematização e produção sobre o real e suas relações. Certificação: Emissão de certificados para os participantes previamente inscritos, conforme a presença ao longo do projeto. Avaliação: Coleta de feedbacks dos participantes para avaliação do impacto do evento e planejamento de futuras edições.