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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto de Extensão Gestão da Aventura
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
09/12/2024
Previsão de Fim:
18/12/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Reunião
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Allana Joyce Soares Gomes Scopel
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Allana Joyce Soares Gomes Scopel IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 09/12/2024 18/12/2026
Ana Virginia Veiga Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 09/12/2024 18/12/2026
Frederico da Silva Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 09/12/2024 18/12/2026
Laura Janaina Nascimento da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 09/12/2024 18/12/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Federação Cearense de Orientação (FECORI) Não
Clube de Orientação Desporto e Lazer (CODL) Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 4787.4
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O esporte Orientação é uma modalidade que consiste em uma corrida orientada, na qual o praticante deve percorrer um determinado percurso em terreno desconhecido, com o auxílio de um mapa e uma bússola, onde estão alocados pontos de controle (prismas), por onde o atleta deverá passar e colher os códigos contidos, escolhendo seu próprio caminho até concluir todo o percurso. A orientação esportiva traz consigo uma característica ecopedagógica, por ser realizada em contato direto com a natureza, promove a interação do homem com o meio ambiente natural, incentivando sua preservação. Contudo é importante salientar que existem também os percursos urbanos. A orientação se diferencia das outras modalidades de corrida, pelo fato de não utilizar somente do esforço físico para sua realização, mas também de esforço intelectual, pois exige que o atleta monte estratégias de percurso, realize cálculos de distâncias e azimutes, faça identificações de mapa e terreno, entre outros detalhes que um atleta de orientação precisa ter em mente para a realização de uma boa prova (PASINI, 2007). Segundo a Confederação Brasileira de Orientação (CBO, 2001), a Orientação possui quatro vertentes. São elas: Competitiva - vertente que se constitui na formação desportiva do atleta, na busca da vitória e no crescimento do desporto. Ambiental - diz respeito às criações das normas ambientais e das ações educativas que envolvem os praticantes e organizadores, contribuindo com o contato e respeito ao meio ambiente. Pedagógica - corresponde às ações que aproximarão o desporto ao aluno, frisando a melhor educação, motivação e participação no desporto como forma de lazer e não como de performance. Turística – o desporto promove o deslocamento de atletas em lugares para lazer e esporte em meio à natureza e o contato com outros praticantes, de forma recreacional e competitiva. Analisando essas vertentes, podemos concluir que o Esporte Orientação se configura como um campo de estudo, pesquisa e atuação de grande potencial para o curso de Gestão Desportiva e de Lazer. Na vertente competitiva, poderá ser trabalhado detecção e fomento de talentos esportivos, além de contribuir para o desenvolvimento e maior divulgação do esporte. Na vertente ambiental, há a possibilidade de um trabalho interdisciplinar, integrando várias disciplinas, tanto das matrizes dos cursos técnicos, bem como dos cursos superiores e de pós-graduação do IFCE. Na vertente pedagógica pode-se trabalhar a iniciação e prática esportiva e o fomento ao esporte em sua dimensão educacional, como princípio de cidadania, inclusão, participação social e promoção da saúde. E na vertente turística, é possível desenvolver a dimensão do esporte mais negligenciada, ou seja, o seu entendimento como participação e lazer, colocando em prática os princípios da gestão do lazer estudados nas disciplinas do curso.
Justificativa
A principal relevância deste projeto é criar um campo de atuação para os alunos do Curso de Gestão Desportiva e de Lazer, no qual eles possam entrar em contato com a atuação profissional, percebendo como eles podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, testar métodos, fazer pesquisas, aprender através da experiência de entidades já consolidadas. Esperamos ainda fomentar o Esporte Orientação no Instituto Federal do Ceará, como foco no esporte educacional, esporte lazer e participação e no desenvolvimento social e cidadão.
Público Alvo
Atletas filiados ao CODL. Atletas filiados à FECORI e demais pessoas interessadas no esporte orientação.
Objetivo Geral
Fomentar o Esporte Orientação por meio dos princípios da gestão desportiva e de lazer.
Objetivo Específico
1. Divulgar e promover o Esporte Orientação no IFCE-Campus Fortaleza; 2. Estimular a atuação dos alunos do curso de Gestão Desportiva e de Lazer na gestão de esportes de aventura e natureza; 3. Promover oficinas de Orientação no IFCE – Campus Fortaleza, nos parques naturais da cidade e em outros campi universitários; 4. Atuação dos bolsistas do projeto na gestão da Federação Cearense de Orientação e no Clube de Orientação Desporto e Lazer; 5. Atuação dos bolsistas do projeto na organização de eventos oficiais de esporte Orientação.
Metodologia
O desenvolvimento do projeto acontecerá por meio da articulação entre os conteúdos vistos nas disciplinas Esporte, Lazer e Meio Ambiente e Esporte de Aventura e Natureza, em parceria com o Clube de Orientação Desporto e Lazer (CODL) e com a Federação Cearense de Orientação (FECORI). Inicialmente os bolsistas, bem como demais alunos interessados, passarão por um processo de formação. Versando sobre o Esporte Orientação (história, conceitos, técnicas, tipos, materiais) e sobre a gestão de entidades e eventos de Orientação. Essa formação se dará por meio de aulas ministradas pela coordenadora do projeto, com participação de membros do CODL e da FECORI. Posteriormente, os bolsistas atuarão na organização de oficinas para alunos, servidores e comunidade interessada. A divulgação acontecerá por meio das redes sociais, os bolsistas são responsáveis pela criação de textos e imagens de divulgação, será solicitado apoio da comunicação social para divulgação nos canais do IFCE – Campus Fortaleza. As inscrições serão realizadas por meio de formuláio online. Além disso, eles irão contribuir com a gestão do esporte, por meio da rotina do CODL e da participação da organização de etapas do Campeonato Cearense de Orientação. Atuando na parte administrativa, divulgação e marketing, operacional, na operacionalização de softweres, entre outros. Poderão participar também de algumas etapas como competidores. A avaliação dos bolsistas acontecerá de maneira continuada, por meio de orientação, reuniões de avaliação, relatórios individuais mensais e por meio da reunião de avaliação semestral. A avaliação dos participantes se dará por meio de formulários de avaliação. Por fim, os bolsistas deverão levantar dados relativos a sua atuação, que resultarão em trabalhos científicos.