Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Evento para conscientização do uso da informática na sociedade
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Tecnologia da Informação
Data de Início:
18/04/2025
Previsão de Fim:
18/04/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
1
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itapipoca
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Folheto
Convite
Atividades Realizadas:
Apresentação
Nome do Responsável:
Victor Ramon Silva Laboreiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia Edna Sousa Leonor IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 14/04/2025 18/04/2025
Victor Ramon Silva Laboreiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 14/01/2025 18/04/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O evento possibilitará que participantes do projeto de extensão "Informática Básica e Questões Computacionais: Práticas e reflexões" possam apresentar temas relacionados à informática na sociedade através de mídias digitais.
Justificativa
Sendo este projeto uma das ações previstas no projeto "Informática Básica e Questões Computacionais: Práticas e reflexões" , este pode ser justificado através do fato que: - O letramento digital é essencial para que um cidadão possa atuar de maneira crítica e atuante na sociedade atual uma vez que sem este não será possível acessar informações no meio digital (FRANÇA, 2017 apud PAZ; PILONETTO; CORDEIRO, 2019); - Pode-se minimizar a desigualdade social ao promover o letramento digital (Braga e Miranda, 2015, apud PAZ; PILONETTO; CORDEIRO, 2019); - O letramento digital compreende não apenas a manipulação do computador, mas também de como usá-lo de forma crítica, segura e ética (GLISTER, 1997, apud ASSIS; ALMEIDA, 2020); - Somente 19,8% da população do Nordeste no Brasil possui habilidades básicas com o computador (ANATEL, 2024); Portanto, o evento possibilitará a divulgação não apenas de uma eventual posterior edição do projeto "Informática Básica e Questões Computacionais: Práticas e reflexões" como também permitirá que os convidados tenham uma introdução a temas abordados no letramento digital trabalhado no projeto.
Público Alvo
Parentes e amigos dos participantes do projeto de extensão "Informática Básica e Questões Computacionais: Práticas e reflexões"
Objetivo Geral
Conscientizar a comunidade externa sobre temas relacionados à informática que impactam a sociedade.
Objetivo Específico
- Apresentar através de exposições os materiais digitais desenvolvidos pelos participantes, temas pertinentes; - Instigar os participantes a refletir criticamente sobre os assuntos trabalhados.
Metodologia
Inicialmente foram realizadas pesquisas à cerca de dados relacionados ao letramento digital no Brasil e no Nordeste. A divulgação se dará através de folhetos e e-mails. A execução se dará em quatro etapas. Nas três primeiras etapas da execução, os alunos participarão de encontros formativos. Na primeira etapa, as aulas teóricas expositivas dialógicas buscarão trazer as vivências dos alunos relacionadas ao tema para que sejam relacionadas aos conceitos estudados objetivando facilitar o entendimento do conteúdo e favorecer um ambiente de discussão e de construção descentralizada de conhecimento. Em seguida, passaremos a utilizar o laboratório de informática a fim de realizar as atividades práticas objetivando promover um desenvolvimento nas habilidades dos discentes quanto ao uso de diferentes softwares para resolução de problemas além de familiarizá-los com os periféricos da máquina: o mouse, o teclado e o monitor. A cada aula prática realizada nesta segunda etapa, serão apresentados apenas algumas poucas funções novas de um determinado programa para que não elevar a carga cognitiva (SWELLER, 2024) desnecessariamente. Finalmente, na etapa final, os alunos passarão a ter aulas teóricas e práticas de forma intercalada de forma que a cada nova questão computacional trabalhada, os alunos tenham uma breve exposição dialógica seguida de um momento de reflexão crítica e discussão em grupo, resultando na realização de uma atividade prática no laboratório tendo como tema o assunto estudado no dia. Ao final do curso, os alunos participarão de um evento onde apresentarão materiais elaborados durante o curso visando conscientizar a comunidade externa sobre importantes assuntos sobre informática que impactam a nossa sociedade. O projeto será avaliado através da frequência dos discentes e das produções realizadas ao longo dos encontros.