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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Adaptações curriculares: uma forma de atenção às diferenças?
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
16/12/2024
Previsão de Fim:
16/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Banabuiú
Capistrano
Choró
Ibaretama
Ibicuitinga
Milhã
Morada Nova
Ocara
Pedra Branca
Quixadá
Quixeramobim
Senador Pompeu
Solonópole
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Apresentação
Palestra
Nome do Responsável:
Francelio Angelo de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Arinilson Rabelo de Aguiar IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 16/12/2024 16/12/2024
Catarina Angelica Antunes da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 16/12/2024 16/12/2024
Debora Regina Garcia Pinto Passos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 16/12/2024 16/12/2024
Denise Tomaz Aguiar IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 16/12/2024 16/12/2024
Fatima Maria de Holanda Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 12/12/2024 16/12/2024
Fellipe Neri de Oliveira Arrais IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 16/12/2024 16/12/2024
Francelio Angelo de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 16/12/2024 16/12/2024
Joao Paulo Holanda da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 16/12/2024 16/12/2024
Marilia Guedes da Silveira Arrais IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 16/12/2024 16/12/2024
Marisangela dos Santos Ferreira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 16/12/2024 16/12/2024
Sabrina Santos Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 16/12/2024 16/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Assim, entende-se a Educação como um direito, e, por tanto, lutar por uma escola inclusiva é essencialmente uma defesa dos direitos das pessoas com deficiência e de todos quantos fogem a lógica uniformizante de um sistema opressor. Entretanto, lutar pelo acesso à escola é insuficiente para a promoção da inclusão. É necessário que se crie dentro da escola condições para a ocorrência da aprendizagem que terá como consequência um ambiente propício ao desenvolvimento de todos os educandos. Porém, as medidas tomadas para garantir o acesso, permanência e o direito de aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial precisam considerar a oferta do conhecimento historicamente sistematizado. Em outras palavras, todos os estudantes têm o direito de acessar o conhecimento em suas formas mais desenvolvidas e qualquer medida que suprima o essa possibilidade, negando-os a apropriação do acervo cultural produzido pela humanidade constitui-se uma forma de negação de direitos e à sua máxima humanização. Assim, discutir o este evento objetiva debater a prática das adaptações curriculares, olhando para a garantia do direito de aprendizagem, a plena participação e a atenção à diferença.
Justificativa
O debate sobre prática das adaptações curriculares é urgente, visto que essa prática se alinha muito mais com a proposta da integração, por se tratar de um paradigma em que o sujeito deve ser ajustado ao padrão de normalidade. Diante dessa demanda excludente, criam-se adaptações para que o estudante atinja ao máximo esse perfil de normalidade, colocando em segundo plano as suas potencialidades e capacidade de superação (numa perspectiva vygotskyana) das condições impostas pelo ambiente. Portanto, é faz-se necessário superar perspectivas educativas centradas em padrões de normalidade para a construção de práticas pedagógicas inclusivas, por meio da diversificação das estratégias de ensino para a garantia do direito de aprendizagem de todos(as), indistintamente.
Público Alvo
Professores da Educação Básica das redes estadual e municipal, estudantes, profissionais da Educação e comunidade em geral.
Objetivo Geral
Discutir sobre a utilização de adaptações curriculares no processo de inclusão de estudantes público-alvo da educação especial e sensibilizar a comunidade escolar para a construção de espaços educativos inclusivos.
Objetivo Específico
- Debater sobre adaptações curriculares no contexto da inclusão de estudantes público-alvo da educação especial e sobre alternativas metodológicas que contemples as singularidades desses estudantes - Sensibilizar as comunidade escolar para a construção de um ambiente educacional inclusivo por meio de estratégias áudio visuais e promoção de debates.
Metodologia
- O projeto será divulgado por meio das redes sociais, e-mails e pelo site oficial do IFCE. - O evento será aberto porém serão realizadas inscrições por meio de formulário Google Forme, para garantirmos o controle da frequência e elaboração de certificados. A avaliação será realizada por meio da frequência e participação nas discussões produzidas no evento. - Para a o alcance do objetivo de "debater sobre adaptações curriculares no contexto da inclusão de estudantes público-alvo da educação especial e sobre alternativas metodológicas que contemples as singularidades desses estudantes", será realizada uma palestra com o tema "Adaptações curriculares: uma forma de atenção à diferença?" - Para o obtenção do segundo objetivo, a saber, "sensibilizar as comunidade escolar para a construção de um ambiente educacional inclusivo por meio de estratégias áudio visuais e promoção de debates.", será realizado um cine debate sobre o tema da inclusão e escolar, aberto à comunidade escolar.