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Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Oficina de Experimentação Inclusiva no ensino de Ciências
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
17/12/2024
Previsão de Fim:
17/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
24
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Ubajara
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Seminário
Oficina
Nome do Responsável:
Lucas Fonseca Bezerra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Joana D'Arc da Silva Soares IFCE Integrante Discente IFCE Sim 1 17/12/2024 17/12/2024
Kacio de Lima Evangelista IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 17/12/2024 17/12/2024
Lucas Fonseca Bezerra IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 17/12/2024 17/12/2024
Naldia Paula Costa dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 17/12/2024 17/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A oficina de Experimentação Inclusiva No Ensino de Ciências é um momento formativo de construção coletiva de conhecimento para refletir e propor adaptações metodológicas em aulas experimentais na área de ciências da natureza.
Justificativa
A inclusão de pessoas com necessidades específicas nos diversos segmentos da sociedade tem sido um processo lento através dos anos e vários dispositivos legais que garantem o acesso universal a educação são bastante recentes. Dessa forma, a prática docente precisa ser atualizada em torno dos desafios emergentes de receber um público escolar cada vez mais diverso. E essa atualização perpassa pelos professores já atuantes e os professores ainda em formação (alunos dos cursos de licenciatura). Como nosso Campus sedia o curso superior de Licenciatura em Química, existe uma potencialidade em trabalhar a inclusão do ponto de vista da aula experimental, elemento essencial parra o aprendizado de uma ciência, como a química e de tantas outras. Portanto, esta oficina se concentra na discussão e na proposição de estratégias para a promoção de um ensino inclusivo com atividades experimentais.
Público Alvo
Professores das Escolas Estaduais de Ensino Médio da cidade de Ubajara
Objetivo Geral
Refletir, discutir e propor adaptações metodológicas de aulas experimentais da área de ciências da natureza para alunos com necessidades específicas
Objetivo Específico
Entender a importância da acessibilidade e inclusão no âmbito do ensino; Conhecer os principais desafios de alunos com necessidades específicas em aulas experimentais (Em laboratório didático ou não); Discutir estratégias de adaptação para contemplar um aprendizado integral dos estudantes independente de suas condições físicas ou de serem portadores de algum transtorno de aprendizagem
Metodologia
Incialmente serão apresentados com auxílio de slides os principais conceitos sobre acessibilidade e inclusão e os principais dispositivos legais que garantem a educação regular às pessoas com deficiência. Em seguida haverá uma discussão sobre a importância das aulas experimentais e as possibilidades de adaptações para pessoas com deficiência visual. Nesta etapa, serão realizados experimentos com voluntários vendados. Em seguida haverá um momento de compartilhamento de ideias, onde os presentes discutirão, com base nas explicações dadas, como implementar a inclusão através de aulas experimentais levando em consideração outros tipos de deficiência.